Torcedores ingleses falsificaram credencial de torcedor da copa para viajar para a Rússia

A ESET, empresa líder na detecção proativa de ameaças, analisa o caso de torcedores ingleses que não tinham visto para entrar na Rússia, e recorreram à falsificação do Fan ID – credencial exclusiva de torcedores com acesso aos estádios - para visitar o país e assistir ao jogo contra a Croácia.

Dias antes do início da Copa do Mundo da FIFA de 2018, a ESET deu algumas dicas para evitar ser vítima de golpes durante a Copa do Mundo. \"Entre as recomendações que foram compartilhadas, sugerimos aos usuários proteger sua privacidade e evitar postar fotos de seus passaportes, passagens ou ingressos em redes sociais. E foi precisamente graças à publicação nas redes dos bilhetes de entrada dos jogos que torcedores mal-intencionados aproveitaram para forjar um Fan ID com o código de barras de outras pessoas. e, assim, usá-los na entrada dos jogos\", explica Camilo Gutierrez, Chefe do Laboratório da ESET na América Latina.

De acordo com o jornal britânico The Telegraph, depois do jogo com a Colômbia, vários torcedores ingleses procuraram uma forma de conseguir um visto para entrar na Rússia rapidamente, mas descobriram que o processo de obtenção da autorização levaria muito tempo. Os ingleses precisam de um visto para entrar na Rússia ou uma identificação especial para torcedores da Copa do Mundo, validada pelas autoridades russas apenas para ser usada durante o torneio.

O Fan ID é um documento que é obtido apenas quando você tem uma entrada para assistir a uma partida. É obrigatório para entrar nos estádios e elimina a necessidade de tirar visto para entrar no país.

De acordo com o The Telegraph, os fãs perceberam que o Fan ID e a compra de ingressos não estão conectados por nenhum banco de dados. Além disso, o jornal The Independent verificou que mesmo o número que aparece no ticket de entrada de uma partida que já aconteceu é suficiente para obter um Fan ID.

Com os canhotos de ingressos publicados nas redes sociais por fãs entusiasmados, os ingleses que queriam viajar para a Rússia só precisaram copiar os números dos tickets e enviar o pedido pelo site oficial da organização do mundial, e assim, conseguiram um Fan ID em poucos minutos.

Editorias: Informática  Internet
Empresa: Assessoria de Imprensa