Primeiro Hackathon do Banco Pine aborda conceitos de Machine Learning e soluções de Big Data

Maratona de programação teve duração aproximada de 30 horas e
envolveu colaboradores da área de tecnologia da informação, comercial e crédito
Para atuar em um mercado cada vez mais digital é preciso aliar a tecnologia e a inovação à força de trabalho. Consciente disso, no último final de semana (03 e 04 de agosto), o Banco Pine realizou seu primeiro Hackathon, uma maratona de programação que contou com a participação de 50 engenheiros de sistemas que trabalharam juntos das áreas de negócios e crédito do banco.
Realizado no Allianz Parque - arena patrocinada pelo Banco Pine - o Hackathon durou mais de 30 horas e propôs aos participantes alguns desafios de algoritmos, ligados a jornada digital de processos como validação de documentos e motor de crédito automático. Durante a maratona, os colaboradores deveriam utilizar conceitos de inteligência artificial (IA), machine learning e data analytics, além de gerar insumos para a ferramenta de Big Data do banco.
“Hoje, a essência do Pine é a de financiar rápido e servir bem milhares de empresas. Por isso, acreditamos que manter nossas áreas integradas e motivadas, compartilhando inteligência e visão dos negócios, seja um fator multiplicador de conhecimento. Juntas, as áreas de negócios e tecnologias melhoram os resultados, otimizam o tempo e intensificam a qualidade das entregas para nossos clientes”, destaca Mauro Sanchez, Presidente do Banco Pine.
Para diretor de Tecnologia, Projetos & Processos, Canais Digitais e Marketing do Banco Pine, Eugênio Fabbri Neto, o primeiro Hackathon do banco foi estruturado para reforçar as estratégias digitais adotadas pela instituição, desde o início de 2018. “Estamos em um momento de transformação em nossos negócios, voltados ao ambiente digital e focados na inteligência e atuação diferenciada junto aos nossos clientes. Para reforçar nossa plataforma para pessoas jurídicas (PJ), por exemplo, priorizamos o atendimento ágil por meio de jornadas digitais que englobam a oferta de autosserviços e velocidade nas operações”, acrescenta.
A banca julgadora composta pelo CEO do Pine, Mauro Sanchez, pelo cofundador da fintech de serviços financeiros, Monkey, Gustavo Muller, além de cinco integrantes da diretoria executiva do Banco Pine avaliou as apresentações das oito equipes, levando em consideração a construção dos algoritmos para atendimento rápido, motor de crédito e jornada da abertura de conta digital.
Após apresentarem projetos que abordaram a jornada do banco, aplicando conceitos de machine learning, inteligência recursiva e big data, os integrantes de duas equipes foram premiados com um Samsung Galaxy Tab cada.
Para o gerente executivo de soluções digitais do Pine, Marcelo Matos, a realização da atividade incentiva o crescimento das equipes internas e comprova que a cultura da digitalização está presente em todas as áreas de negócios do banco. “Buscar dentro de casa novas maneiras de melhorar a eficiência de processos de forma criativa e disruptiva é essencial na área de tecnologia bancária no atual momento do setor”, finaliza Marcelo Matos.
Sobre o Banco Pine
Fundado em 1997, o Banco Pine é uma instituição voltada ao financiamento de empresas de médio e grande porte. Além de crédito, o banco se especializou na oferta de serviços sofisticados a seus clientes, como instrumentos de proteção financeira, assessoria em fusões e aquisições e em operações de renda fixa e variável. Em 2017, o banco avançou para o segmento de varejo com o lançamento do Pine Online, plataforma de investimentos que disponibiliza produtos de renda fixa emitidos pela instituição a partir de mil reais.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Internet  Negócios  Recursos Humanos
Empresa: Francine Sanches Vechio