Tate & Lyle recebe aprovação da Anvisa para claim de fibra solúvel que auxilia na absorção de cálcio dos alimentos e na sua retenção nos ossos

A Tate & Lyle, fornecedora global de ingredientes e soluções para alimentos, bebidas e outros mercados, acaba de anunciar que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a alegação de que a fibra solúvel Promitor® auxilia na absorção de cálcio dos alimentos e na retenção do mesmo nos ossos, sendo que o consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e a um estilo de vida saudável. Esta é a única fibra alimentar a ter essa aprovação no Brasil.

Agora, os fabricantes de alimentos e bebidas podem adicionar essa informação aos rótulos dos produtos que contenham a fibra solúvel PROMITOR®. O ingrediente, feito à base de milho, pode ser facilmente incorporado a uma ampla variedade de itens alimentícios, como iogurtes, barras, cereais, sorvetes, molhos e pães, ajudando a atender às demandas dos consumidores por mais fibra na dieta.

A preocupação com a falta de fibra suficiente na dieta das pessoas está crescendo globalmente: um estudo da Global Data mostrou que quase 90% dos brasileiros estão preocupados com a função digestiva e, segundo uma pesquisa da Mintel, 49% pagariam mais pelos alimentos com esse ingrediente em sua composição.

Diante disso, ao adicionar essa nova informação em rótulos, os fabricantes conseguem aumentar a competitividade de seus produtos, além de permanecerem no topo de outras tendências importantes, como a tendência clean label, ou seja, a busca dos consumidores para entender a origem dos produtos que compram, selos de qualidade e rotulagem.

\"Essa é uma conquista muito significativa para nós, considerando que a Tate & Lyle é a primeira empresa a obter essa aprovação para fibras, totalmente nova no mercado local\", explica Oswaldo Nardinelli, vice-presidente sênior e gerente geral de Soluções de Alimentos e Bebidas da Tate & Lyle América Latina. \"Além do pioneirismo, estamos empolgados em poder trazer essa inovação para a indústria alimentícia brasileira, contribuindo para o crescimento do setor e ajudando os fabricantes a ficar cada vez mais alinhados às novas tendências de consumo, além de, é claro, favorecer a saúde dos brasileiros\", complementa o executivo.

De acordo com Karina Costa, gerente sênior de assuntos regulatórios da Tate & Lyle para a América Latina, a aprovação da Anvisa ocorreu após um processo que durou um ano e meio, um período considerado rápido, já que esse é um claim inovador. \"Temos muito o que comemorar. Até agora, esse claim só poderia ser utilizado na América do Norte. O Brasil é o primeiro país da América Latina a obter essa aprovação. Nossa meta agora é buscar a mesma conquista em outros países\", comenta.

A gerente de nutrição da Tate & Lyle para a América Latina, Renata Cassar, destaca que \"a saúde óssea é afetada pela absorção de cálcio da dieta, que é importante durante toda a vida, principalmente na adolescência, quando os jovens estão passando por uma fase acelerada de crescimento, e após os 45 anos, devido às perdas naturais de massa óssea relacionadas à idade. Por meio de estudos clínicos, a Tate & Lyle confirmou que PROMITOR® Fibra Solúvel auxilia na absorção de cálcio e na sua retenção nos ossos,\" continua.

A fibra solúvel PROMITOR® também oferece outros benefícios na formulação de alimentos. Ela pode ser utilizada, por exemplo, em estratégias de redução de calorias e açúcar, como substituta parcial desse ingrediente, ajudando as empresas do setor a atender à demanda dos consumidores por saudabilidade. Além disso, o produto possui sabor e cor neutros e agrega corpo aos alimentos, o que favorece o uso sem comprometer seu gosto e textura. Outro ponto importante é que o lançamento está disponível nos formatos líquido e em pó, facilitando o uso pelas indústrias em uma ampla variedade de comidas e bebidas.

Observações para os editores:

Para que possam adicionar essa informação ao rótulo, os produtos finais deverão fornecer minimamente 10 g/dia de fibra proveniente de amido de milho resistente (PROMITOR® Fibra Solúvel). Para suplementos alimentares, o claim está aprovado somente para produtos direcionados às faixas etárias de 9 a 18 anos e ≥ 19 anos.

Em caso de solicitações da mídia ou agendamento de entrevistas:
Trama Comunicação
Ana Paula Teixeira: ana_paula@tramaweb.com.br
Paloma Funduklian: paloma@tramaweb.com.br / (11) 3388-3053

Sobre a Tate & Lyle:

A Tate & Lyle é uma fornecedora global de soluções e ingredientes para alimentos, bebidas e mercados industriais.
A multinacional opera por meio de duas divisões globais: Soluções em Alimentos & Bebidas e Produtos Primários, apoiadas pelas equipes de Inovação, Desenvolvimento Comercial e Operações Globais. A primeira está focada no crescimento, construindo posições de liderança mundial nas categorias de bebidas, laticínios, sopas, temperos e molhos. Já a segunda está focada em entrega de resultados e gerar um caixa estável.
O portfólio de Soluções em Alimentos & Bebidas consiste em: Texturizantes, incluindo amidos especiais; Edulcorantes, incluindo adoçantes de baixa e nenhuma caloria; o portfólio Saúde e Bem-Estar, composto principalmente por fibras especiais; e Estabilizadores e Sistemas Funcionais, que são misturas de ingredientes sob medida que garantem que os alimentos mantenham a sua estrutura.
Já a divisão de Produtos Primários conta com um alto volume de adoçantes, amidos industriais e produtos de fermentação (principalmente acidulantes). Também vende co-produtos do processo de moagem de milho, como nutrição animal.
A Tate & Lyle está listada na Bolsa de Londres sob o símbolo TATE.L. No American Depositary Receipts são negociados sob TATYY. Até 31 de março de 2019, as vendas da multinacional totalizaram £ 2,8 bilhões. Para mais informações, visite http://www.tateandlyle.com ou siga a Tate & Lyle no Twitter e no Linkedin.

Editorias: Alimentos  Gastronomia
Empresa: Paloma Funduklian