E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Abertas inscrições para Oficinas e Seminário da 20ª edição do FESTCURTASBH
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
O crítico de cinema Heitor Augusto irá ministrar o seminário \"O negro e o cinema brasileiro: Representação e Representatividade, Presenças e Ausências”
O crítico de cinema Heitor Augusto irá ministrar o seminário \"O negro e o cinema brasileiro: Representação e Representatividade, Presenças e Ausências”

Já estão abertas as inscrições para as Oficinas e o Seminário que integram a programação da 20ª edição do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte – FESTCURTASBH, que acontece entre 10 e 19 de agosto no Palácio das Artes.

As atividades formativas são gratuitas e, para participar, os interessados devem fazer inscrição através de preenchimento do formulário disponível no site festivaldecurtas.com.br. As inscrições poderão ser feitas até 29 de julho. O resultado da seleção será divulgado no dia 06 de agosto.

OFICINAS:

- FILME COMO ARTE COLABORATIVA – OFICINA HÍBRIDA DE MÍDIA E PERFORMANCE

Será ministrada pela realizadora norte-americana Lynne Sachs, nos dias 13 e 14 de agosto. A carga horária será de 6 horas e serão oferecidas 12 vagas. Os participantes trabalharão coletivamente para criar uma série de vídeos de tomada única, lançando mão de encenações complexas, movimentos de câmera não usuais e adereços reciclados ou artesanais trazidos de casa. Cada participante terá a oportunidade de dirigir seu próprio componente da obra. Material solicitado: um celular com câmera e objetos que possam inspirar os participantes e serem usados como adereços. A pergunta básica da Oficina é: Que tipo de surpresas criativas podem surgir quando pessoas que não se conhecem se reúnem por um par de dias para realizar um filme?

LYNNE SACHS – Realiza filmes, instalações e performances que exploram a intrincada relação entre observações pessoais e experiências históricas mais amplas ao entretecer poesia, colagem, pintura, política e camadas de desenho de som. Ela descobriu seu amor pela realização de filmes quando viveu em São Francisco, onde trabalhou com os artistas Brune Conner, Ernie Gehr, Barbara Hammer, Craig Baldwin e Trin T. Min-ha. Em 2014, Lynne foi contemplada com a bolsa Guggenheim em Artes Criativas. Atualmente, ela vive no Brooklyn, em Nova York, e leciona na Universidade de Princeton. http://www.lynnesachs.com

- OFICINA DE CRÍTICA DE CINEMA - POR UM DESLOCAMENTO DO OLHAR

Será ministrada pela crítica de cinema pernambucana Carol Almeida, entre os dias 14 e 17 de agosto. A oficina terá carga horária de 10 horas e acompanhamento da programação do 20º FESTCURTASBH. Serão oferecidas oito vagas. A proposta dessa oficina é não apenas despertar um olhar mais atento e ativo em relação aos filmes, como também entender o que a definição do olhar cinematográfico implica estética e politicamente. A atividade possibilitará a formulação de críticas escritas pelxs alunxs sobre filmes que estarão na programação do festival. Esses textos serão publicados no site do evento. A oficina abordará tópicos como a suposta universalidade do lugar da crítica, representação e representatividade, estéticas híbridas, imagens intolerantes/abjetas, imaginários dominados e o próprio modelo convencional do que deveria ser um texto crítico.

CAROL ALMEIDA – Doutoranda no programa de pós-graduação em Comunicação na UFPE, com pesquisa centrada no cinema contemporâneo brasileiro; É integrante do coletivo Elviras (Mulheres Críticas de Cinema), da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e do Mape (Mulheres no Audiovisual Pernambuco). Já integrou júris de festivais como Tiradentes, Mostra de São Paulo, Janela de Cinema e Animage. Faz parte da equipe curatorial do festival Olhar de Cinema (Curitiba), ministra com frequência uma oficina sobre representação da mulher no cinema e escreve sobre cinema no blog foradequadro.com

SEMINÁRIO
- O NEGRO E O CINEMA BRASILEIRO: REPRESENTAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE, PRESENÇAS E AUSÊNCIAS

Será ministrado pelo crítico de cinema e curador Heitor Augusto, entre os dias 13 a 15 de agosto. Terá carga horária de 7 horas e serão oferecidas 129 vagas. A atividade vai promover a reflexão sobre as seguintes questões: A presença do negro no cinema brasileiro é quase tão antiga quanto a chegada do cinema no Brasil. Mas como se deu essa presença no primeiro cinema e no período silencioso? Como as ideologias racistas postas pela intelectualidade reverberaram no cinema? Como o Cinema Novo contribuiu para uma primeira humanização do negro? Em que momento deixamos de ser objetos do olhar e nos tornamos agentes? Qual o status da produção contemporânea de diretores negros? O que constitui o universo de interesses das pessoas negras que adentram o universo do audiovisual?

HEITOR AUGUSTO – Crítico de cinema, curador, professor e tradutor. Seus artigos estão publicados em revistas eletrônicas de crítica, catálogos de mostras e também em livros. Ministra cursos livres em cinema e coordena oficinas de crítica cinematográfica. Curador da mostra Cinema Negro: Capítulos de uma História Fragmentada e integrante da equipe de seleção de longas-metragens do Festival de Brasília. Mantém o site pessoal Urso de Lata, onde exercita uma escrita que habita as intersecções entre estética, raça e política.

SERVIÇO

Inscrições até 29 de julho pelo site festivaldecurtasbh.com.br.

OFICINAS
- Filme como arte colaborativa - Oficina híbrida de mídia e performance

Ministrante: Lynne Sachs

Local: Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1.537

Data: 13 e 14 de agosto

Horário: 9 às 12 horas

Carga horária: 6 horas

Vagas: 12



- Oficina de Crítica de Cinema - Por um deslocamento do olhar

Ministrante: Carol Almeida

Local: Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1.537

Data: 14 a 17 de agosto

Horário: 10h às 12h30

Carga horária: 10 horas em sala e acompanhamento da programação do 20º FESTCURTASBH

Vagas: 8



SEMINÁRIO
O negro e o cinema brasileiro: Representação e Representatividade, Presenças e Ausências”

Ministrante: Heitor Augusto.

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes - – Av. Afonso Pena, 1.537

Data: 13 a 15 de agosto

Horário: 14h às 16h20

Carga horária: 7 horas

Vagas: 129

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Luciana Anunciação Assessoria  
Contato: Luciana ETC Comunicação  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.