Dia do Soldador: Profissão oferece oportunidades em diversas áreas de atuação

*Por Joana Kfuri

No próximo dia 23 de setembro é comemorado o Dia do Soldador. Com os avanços tecnológicos e o surgimento de novas áreas de trabalho, o profissional soldador entrou praticamente “em extinção” no mercado, o que preocupa diversas áreas da indústria, dada sua importância de atuação. Mas afinal, o que realmente faz um soldador?

O processo de soldagem está longe de ser algo simples, pois envolve além da fixação mecânica de materiais metálicos, a manutenção e conservação desses objetos. Essas atividades são desenvolvidas por meio de vários processos como eletrodo revestido, MIG, MAG, arco submerso, brasagem, entre outros, e precisam de toda uma preparação para que sejam executados com qualidade e segurança. O soldador prepara as peças que serão soldadas, analisa desenhos, seleciona as melhores e mais seguras ferramentas e isola, sempre, o local de trabalho.

De acordo com a especialização da área em que irá atuar, pois existem vários tipos de solda, é preciso que o profissional se especialize por meio de cursos e acompanhe as últimas novidades do mercado, desde novos de materiais até ferramentas que garantam o bom desempenho do trabalho, usando sempre a tecnologia a seu favor.

Como as últimas gerações acabaram direcionando suas carreiras para áreas que estão no fim da cadeia produtiva, profissões intelectuais e tecnológicas voltadas a programação, por exemplo, a área de soldagem tem disponibilizado muitas oportunidades e oferece várias vertentes de atuação aos interessados em ingressar na profissão. Atualmente, o soldador pode atuar em atividades ligadas às industrias da transformação, construção civil, fabricação de estruturas metálicas, indústria naval, petrolífera, engenharia eletrônica e muito mais. É, sem dúvida, um campo aberto e pouco visado profissionalmente.

Ao optar pela indústria petrolífera, o soldador pode trabalhar em plataformas, refinarias, fabricação e montagem de dutos, por exemplo. Para trabalhar em alto mar, alguns cursos são exigidos, além da formação em soldagem. Na área petroquímica é possível trabalhar na montagem de equipamentos, solda de tubulações e dada a complexidade da atividade, o reconhecimento é justo. Na área da metalurgia, sua presença é indispensável, já que as indústrias trabalham diariamente com estruturas metálicas. Aos interessados na indústria naval, focada na construção de navios, a soldagem é essencial em praticamente todos os processos, seja na fabricação, reparo ou manutenção dos equipamentos. Já na área da construção civil, que é muito ampla e emprega muitos profissionais de soldagem, a construção dos perfis, emendas de vigas, pilares e construção dos nós rígidos na ligação das vigas com os pilares são algumas das principais atividades realizadas.

Independente da área que escolher atuar, é imprescindível a escolha por ferramentas de qualidade, e lembrar, sempre, a questão da segurança, pois o profissional trabalha com objetos em altas temperaturas. A utilização de equipamentos de proteção individuais (EPI’s) é indispensável – máscara, avental de couro, luvas apropriadas para o manuseio de soldagem e protetores auriculares. É preciso também tomar outros cuidados, como: verificar se o equipamento usado para a soldagem encontra-se em perfeito estado; manter afastado qualquer tipo de substância inflamável e usar sempre cortinas de solda para evitar incêndios provocados pelas fagulhas.

A soldagem é sem dúvida uma profissão de grande responsabilidade, porém, promissora a quem escolher segui-la.

* Joana Kfuri é gerente sênior de ativação de marca da Stanley Black & Decker.

Sobre a IRWIN:

A IRWIN é uma marca da empresa Stanley Black & Decker, que conta com ferramentas manuais, acessórios para ferramentas elétricas e também acessórios para profissionais, especialmente desenvolvidos para atender às necessidades de trabalhadores das áreas da construção civil, marcenaria, mecânica, metalúrgica, elétrica, carpintaria, manutenção e reparo. Há mais de 55 anos no mercado brasileiro, tem distribuição em todo o território nacional e conta com um portfólio completo de produtos capazes de atingir rígidos padrões de performance, durabilidade, eficiência e inovação, como brocas, ferramentas manuais e de corte, além de itens para segurança e armazenagem.

Editorias: Construção e Arquitetura  Imóveis  Industria  Seguro e Previdência
Empresa: Marcus Vinicius Vianna