E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   
Notícias de eventos culturais, lançamentos etc.



Pesquisa




Instituto Magnus entrega cinco cães-guia a pessoas com deficiência visual
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Instituto Magnus entrega cinco cães-guia a pessoas com deficiência visual
...

São Paulo, abril de 2019 – Localizado em Salto de Pirapora (SP), o Instituto Magnus, gerido pela empresa Adimax Pet, que é uma iniciativa sem fins lucrativos especializada no treinamento de futuros cães-guia, finalizou a última etapa de preparação e entregou os primeiros cinco animais treinados deste ano às pessoas com deficiência visual cadastradas no programa.

De acordo com Thiago Pereira, gerente geral do Instituto Magnus, esta é a primeira das próximas fases que estão por vir ainda em 2019. “Graduamos cinco duplas - cães-guia e pessoas deficientes visuais - e já estamos com mais oito cães em treinamento. Pretendemos entregar até o final do ano, ao todo, doze cachorros habilitados. Nossa prioridade é a excelência, pensamos sempre na qualidade e no bem-estar animal. ”


De onde vêm os cães e como é feito o treinamento

O Instituto Magnus possui uma maternidade e diversos cães reprodutores. Após os dois meses de vida eles vão para uma família socializadora, que tem um papel essencial no primeiro ano de vida dos filhotes, já que elas têm o compromisso de expor os pets a uma rotina diária que conta com tarefas como andar em transporte coletivo, passear em espaços públicos, conviver com outros animais e pessoas, entre outras atividades. Todos os custos, desde alimentação, medicamentos, acompanhamento veterinário e adestramento são de responsabilidade do Instituto Magnus.

Após o período de aproximadamente um ano de socialização, os cães são devolvidos ao Instituto para receber o treinamento adequado para ser cão-guia. O processo todo dura cerca de 18 meses, até que o animal possa ser destinado a pessoa com deficiência visual, que participa da última etapa de treinamento para se adaptar ao novo companheiro. Nesta etapa, os usuários ficam hospedados de 15 a 20 dias na instituição, em um hotel construído exclusivamente para isso.

O treinamento é realizado 24h por dia e parte do trabalho é executado no complexo, que conta com mais de 1km de calçadas onde são colocados obstáculos como cones e cavaletes, para que a pessoa com deficiência visual possa praticar as tarefas com o cão. É necessária a aprovação da equipe técnica para que as atividades sejam feitas em condições reais, com passeios em parques, ruas movimentadas, no transporte público, entre outras locais. Os profissionais do Instituto Magnus acompanham de perto todas as etapas.

Após o período de 20 dias no hotel do Instituto, a equipe técnica passa mais 15 dias com a pessoa com deficiência visual e o cão-guia, realizando a adaptação da rotina real como ir ao trabalho, padaria, banco e etc., até concluir o treinamento. Após o término, os treinadores do Instituto Magnus realizam visitas periódicas no primeiro ano, que passam a ser semestrais no segundo ano e anuais no terceiro, para se certificarem de que tudo está correndo bem.

Os depoimentos de quem recebeu um cão-guia

Segundo Daniela Elis Fonseca, 40 anos, formada em administração de empresas, a experiência de poder contar com um cão-guia tem sido muito positiva, até porque havia alguns anos que ela aguardava por um momento como este. “Há quase dois meses juntas, a Etna tem me proporcionado uma experiência mágica. Além da companhia, aumentou minha interação social, as pessoas ficam curiosas sobre ela e acabam se aproximando. Nunca fui de ficar muito em casa, mas agora saio ainda mais. Ela me guia muito bem, impede acidentes e cuidamos uma da outra. Sou muito grata ao Instituto Magnus por este presente, tão importante para mim”, conta.

Um veterano no assunto, Carlos Eduardo Alvim, 55 anos, aposentado bancário, surpreendeu-se positivamente quando recebeu seu novo cão-guia. “Recebi a Jade em fevereiro e desde então foram descobertas a cada dia. Como ela é meu segundo cão-guia, pensei que já sabia de tudo, porém, cada animal é único e possui seu temperamento. É uma experiência muito positiva, na verdade somente quem recebe um cão-guia consegue entender o que ele representa. Ao mesmo tempo que te traz mobilidade e segurança, é um amigo para todas as horas, companheiro, parceiro. Quanto a Brida, meu primeiro cão-guia, agora aposentada, ainda mora comigo e passeamos às vezes para matar a saudade, porém, sem o arreio para ela se divertir”, relata.



Para aqueles que desejam conhecer o Instituto, é possível realizar uma visita monitorada, que deve ser agendada com antecedência pelo e-mail: contato@institutomagnus.org ou por meio do telefone: (15) 3042-1110 ou 99755-7201. As visitas são realizadas todas as terças e quintas-feiras, em dois períodos: das 10h às 11h30 ou das 16h às 17h30, além de um sábado por mês das 10hs às 11h30. E quem tiver interesse em fazer parte do programa pode tirar todas as dúvidas e se inscrever pelo site do Instituto: http://www.institutomagnus.org.

Instituto Magnus
Endereço: Estrada vicinal Antônio Militão, 122 – Parque Pirapora, Salto de Pirapora (SP).
Acesso: Pela Rodovia João Leme dos Santos, km 116, sentido Sorocaba a Salto de Pirapora. 900 metros de estrada de terra à direita após a passarela de pedestres.

Sobre o Instituto Magnus
Localizado em Salto de Pirapora, interior de São Paulo, o Instituto Magnus é uma iniciativa sem fins lucrativos, gerido pela empresa Adimax Pet. Sua primeira atividade é o treinamento de Cães-Guias, que tem como objetivo contribuir com a inclusão social e promover a autonomia das pessoas com deficiência visual, através da utilização do cão de assistência.

Editorias: Animais  Serviços  Terceiro Setor  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Marcus Vinicius Vianna  
Contato: Laís Quinhonero  
Telefone: 011-972899064-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.