No mês em que se comemora o Dia Internacional do Cão-Guia, Instituto Magnus realiza ação de conscientização para alertar sobre a importância da causa

Centro de Treinamento é um dos mais modernos e completos do país, que oferece gratuitamente assistência às pessoas com deficiência visual

São Paulo, abril de 2019 – Comemorado sempre na última quarta-feira do mês de abril, o Dia Internacional do Cão-Guia surgiu como uma forma de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho que o cão realiza para as pessoas que tem deficiência visual. Para chamar a atenção da população, o Instituto Magnus realizará no dia 24 de abril, uma caminhada no trânsito da cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, para alertar sobre a causa. A ação será realizada na Av. Antônio Carlos Comitrê, das 16h30 às 19h30, e contará com a presença dos usuários e seus cães-guia, de famílias socializadoras com os filhotes, instrutores e de voluntários, que estarão passando informações sobre o trabalho realizado no Instituto Magnus.

Localizado em Salto de Pirapora (SP), o Instituto Magnus, gerido pela empresa Adimax Pet, é uma iniciativa sem fins lucrativos especializada no treinamento de futuros cães-guia e que oferece gratuitamente assistência às pessoas com deficiência visual. A sede possui uma área de 15 mil m², canil para 48 cães, maternidade canina, hotel para hospedagem dos usuários durante sua capacitação e amplo espaço para o treinamento desses animais.

Um dos maiores desafios do Instituto é encontrar famílias socializadoras de Sorocaba e região que estejam dispostas a acolher um cão e socializa-lo. O papel dessas famílias no primeiro ano de vida dos filhotes é essencial, já que elas têm o compromisso de expor os pets a uma rotina diária que conta com tarefas como andar em transporte coletivo, passear em espaços públicos, conviver com outros animais e pessoas, entre outras atividades. Todos os custos, desde alimentação, medicamentos, acompanhamento veterinário e adestramento são de responsabilidade do Instituto Magnus.

Após o período de aproximadamente um ano de socialização, os cães são devolvidos ao Instituto para receber o treinamento adequado para ser cão-guia. O processo todo dura cerca de 18 meses até que o cão possa ser destinado a pessoa com deficiência visual, que participa da última etapa de treinamento do animal para se adaptar ao novo companheiro.

Para aqueles que desejam conhecer o Instituto, é possível realizar uma visita monitorada, que deve ser agendada com antecedência pelo e-mail: contato@institutomagnus.org ou por meio do telefone: (15) 3042-1110 ou 99755-7201. As visitas são realizadas todas as terças e quintas-feiras, em dois períodos: das 10h às 11h30 ou das 16h às 17h30, além de um sábado por mês das 10hs às 11h30.

Sobre o Instituto Magnus
É uma iniciativa sem fins lucrativos que surgiu em 2016 para dar assistência a quem precisa: pessoas carentes de recursos, com deficiências ou idosos. Sua primeira atividade é o treinamento de Cães-Guias para dar mais autonomia, mobilidade e uma nova perspectiva de vida as pessoas com deficiência visual. Construído em uma área de 15.000 m², na cidade de Salto de Pirapora (SP), o instituto possui uma estrutura de primeiro mundo para garantir a excelência do atendimento aos seus assistidos, além do acolhimento e treinamento dos futuros cães-guias.
Seu principal objetivo é promover a inclusão em diversas esferas da sociedade, proporcionando a indivíduos e comunidades carentes ferramentas e recursos que impulsionam e transformam vidas. Mais informações no site: http://www.institutomagnus.org/

Editorias: Animais  Serviços  Terceiro Setor
Empresa: Marcus Vinicius Vianna