Capgemini e MuleSoft miram em conjunto a evolução do Open X no Brasil

A empresa adquirida pela Salesforce, especializada em soluções de integração e APIs, trabalhará em estreita colaboração com a Capgemini para acelerar a transformação digital em Open Banking, Open Insurance e Open X

São Paulo, 19 de maio de 2020 - A Capgemini investe na evolução do Open X - conceito que reúne Open Banking, Open Insurance e Open APIs (projetos que monetizam APIs) - trazendo ao Brasil soluções da parceria global com a MuleSoft, empresa da Salesforce, especializada em soluções para construir e integrar sistemas e APIs modernos. Parceira da MuleSoft desde 2015 e líder na implementação de soluções de marca, a Capgemini trabalhará em estreita colaboração com a MuleSoft/Salesforce no Brasil e na América Latina.

A estratégia é oferecer a solução Open X da Capgemini, construída na plataforma da MuleSoft, que integra conectividade API de código aberto baseada na nuvem para que as empresas possam conectar aplicativos, dados e dispositivos de maneira rápida, flexível e econômica. “Somos o maior implementador de MuleSoft do mundo nos últimos 4 anos e não esperamos nada de diferente no Brasil. Aceleramos os projetos Open Banking e Open X apoiados por nossa plataforma global com base nas soluções de nossos parceiros”, afirma Thiago Nascimento, diretor de serviços digitais da Capgemini Brasil.

A aliança local é o resultado da operação da MuleSoft no Brasil, iniciada em 2019. “Conversamos com a Capgemini Brasil há alguns meses para estruturar nossa entrada no mercado. Queremos abordar os clientes juntos, gerar demanda e já estamos trabalhando em novos clientes. A parceria começou”, diz Danilo Bordini, vice-presidente regional da MuleSoft para o Brasil e América Latina.

Bordini ressalta que não apenas o Open Banking está no radar, mas o Open Insurance, com seguradoras e, é claro, outras verticais dentro do conceito mais amplo do Open X. “Estamos procurando clientes grandes e de alta complexidade para ajudá-los na transformação digital”, completa. Para atingir esses objetivos, será feito um investimento inicial no desenvolvimento e treinamento dos profissionais especializados da MuleSoft da Capgemini, o que é natural, pois existem 600 certificados nos funcionários do Grupo Capgemini em todo o mundo.

Um universo de novos aplicativos
Se o mercado financeiro está evoluindo para o modelo de Open Banking, as empresas tendem a investir no Open X. “Novos modelos de negócios serão criados, como um aplicativo que pode gerenciar várias contas bancárias ao mesmo tempo, seguradoras digitais operando em nichos ou até novas empresas. serviços que podem ser criar do zero, coisas que ainda não temos ideia”, projeta Nascimento.

Nesse sentido, as soluções MuleSoft são o motor dessa evolução, e sua principal característica é a integração híbrida, capaz de agregar sistemas herdados e incluir o gerenciamento de API, o que acelera o lançamento de novos produtos. Não é por acaso que o Gartner aponta a empresa como líder em gerenciamento de APIs e integração na nuvem.

No Brasil, alguns projetos e iniciativas do mercado financeiro estão em um estágio inicial de acordo com a antecipação da regulamentação local do Open Banking. “O sistema brasileiro é complexo, completo e inovador e terá regulamentação própria. A partir disso, surgirão os projetos de que falamos”, conclui Nascimento.

Sobre a MuleSoft, uma empresa do Salesforce
A missão da MuleSoft é ajudar as organizações a mudar e inovar mais rapidamente, facilitando a conexão dos aplicativos do mundo, dados e dispositivos. Com sua abordagem de conectividade baseada em APIs, o Anypoint, líder de mercado da MuleSoft Platform™, capacita milhares de organizações a criar redes de aplicativos. Ao desbloquear dados em toda a empresa com redes de aplicativos, as organizações podem facilmente fornecer novos canais de receita, aumentar a eficiência operacional e criar experiências diferenciadas para os clientes.
Para mais informações, visite http://www.mulesoft.com.

MuleSoft é uma marca registrada da MuleSoft, Inc., uma empresa da Salesforce. Todas as outras marcas são de seus respectivos proprietários.

Sobre Salesforce
A Salesforce é líder global em CRM (Customer Relationship Management), aproximando as empresas de seus clientes na era digital. Fundada em 1999, a Salesforce permite que empresas de todos os tamanhos e setores aproveitem poderosas tecnologias - nuvem, dispositivos móveis, social, internet das coisas, inteligência artificial, voz e blockchain - para criar uma visão de seus clientes.
Para obter mais informações sobre o Salesforce (NYSE: CRM), visite: http://www.salesforce.com.

Sobre a Capgemini
A Capgemini é líder global em serviços de consultoria, transformação digital, tecnologia e engenharia. O Grupo está na vanguarda da inovação para abordar toda a gama de oportunidades dos clientes no mundo em evolução de nuvem, digital e plataformas. Com base em nosso sólido patrimônio de mais de 50 anos e profundo conhecimento específico do setor, a Capgemini permite que as organizações realizem suas ambições de negócios por meio de uma variedade de serviços e de sua estratégia às operações. A Capgemini é motivada pela convicção de que o valor comercial da tecnologia vem de e através das pessoas. Somos uma empresa multicultural de 270 mil profissionais em quase 50 países. Com a Altran, o Grupo reportou receitas combinadas em 2019 de € 17 bilhões.

Visite-nos em http://www.capgemini.com. People matter, results count

Editorias: Ciência e Tecnologia  Informática  Negócios
Empresa: claudio marcio ferreira dos santos
Contato: Claudio Ferreira