O setor deve se concentrar em ganhos rápidos em funções essenciais, como forecasting, otimização da produção e gerenciamento de reclamações
Paris, 30 de maio de 2019 – O setor global de energia e utilities está utilizando cada vez mais a automação inteligente, incluindo um aumento significativo no uso da Inteligência Artificial (IA) desde 2017. No entanto, os executivos estão subestimando todo o seu potencial com projetos em grande escala sendo colocados no “fim da fila”, de acordo com uma nova pesquisa do Capgemini Research Institute.
O estudo “Intelligent Automation in Energy and Utilities: The next digital wave” (em tradução livre \"A Automação Inteligente em Energia e Utilidades: a Próxima Onda Digital\"), descobriu que quase metade dos entrevistados subestimou os benefícios derivados de suas iniciativas inteligentes de automação. E apenas 18% das organizações estão implementando casos de uso de ganhos rápidos, com 15% dos entrevistados afirmando que suas empresas estão implementando vários casos de uso de automação inteligente em escala.
O relatório destaca que o modelo tradicional de negócios de energia e utilities está sob pressão em todo o mundo, com mudanças tecnológicas e aumento da concorrência, fazendo com que sua presença seja sentida. Neste sentido, a automação e a IA também serão fundamentais para ajudar essas empresas a atingir as metas da mudança climática e a crescente demanda por energia limpa, barata e confiável.
O relatório também mostra disparidades regionais e subsetoriais significativas no dimensionamento da automação:
• Nos Estados Unidos, 23% das empresas de energia e serviços públicos implantaram iniciativas de automação inteligentes em escala, assim como 16% na França e na Índia, em comparação com apenas 8% no Reino Unido.
• Enquanto isso, um quinto (20%) dos executivos de petróleo e gás relataram vários casos de uso em escala, em comparação com apenas 6% das empresas de água.
Enquanto o setor está obtendo um valor significativo da automação inteligente em comparação com outros setores, o escalonamento, a conquista de retorno rápido e a superação da lacuna crítica de habilidades digitais serão fundamentais para integrá-lo ao mainstream.
As principais conclusões do estudo, que entrevistou 529 líderes em posição de gerente ou superior em empresas de energia e serviços públicos, incluem:
A automação inteligente está proporcionando benefícios significativos para o setor:
O relatório conclui que o setor já está vendo um valor significativo da automação, em termos de aumento de operações, crescimento de topline e engajamento junto aos clientes, em comparação com outras indústrias. Uma porcentagem consistentemente mais alta de executivos no setor de energia e serviços públicos revelou que obteve benefícios de suas iniciativas de automação inteligente em comparação com a resposta de “todos os setores”. Um exemplo dos benefícios inclui:
• 40% dos executivos disseram ter visto um aumento na qualidade das operações (contra 30% para todos os setores)
• 45% tiveram um aumento nos leads de clientes entrantes (27% para os demais setores)
• 81% melhoraram a experiência do cliente por meio de respostas mais rápidas (60% para todos os setores)
• 78% tiveram uma redução no número de processos relacionados a consultas e compras (61% no geral)
• 32% viram um aumento na produtividade do pessoal (26% para os demais setores)
Em termos de benefícios, 47% subestimaram a redução de custos, 48% a satisfação do cliente e 45% o impacto na receita líquida e incremental.
Abhijeet Bhandare, Chief Automation Officer da GE Power, explica: “Temos um critério de filtragem muito claro definido para casos de uso de automação. Temos cerca de 200 ideias de automação em nosso pipeline e, em média, cerca de 50% a 60% delas serão rejeitadas. É importante focar a atenção nos 50% restantes, pois eles lhe darão o maior valor. E você deve ter os critérios certos – seja valor, eficiência, redução de custos ou custo de oportunidade. As organizações devem se concentrar na qualidade em vez da quantidade de casos de uso”.
80% das organizações estão perdendo vitórias rápidas para casos de uso críticos:
Em funções de core, apenas 18% das empresas de energia e serviços públicos estão implementando casos de uso de ganhos rápidos – aqueles com baixa complexidade de entrega, mas com retornos altos em termos de benefícios, como previsão, comercialização de energia, otimização de rendimento, interfaces de comportamento de grid e gerenciamento de reclamações. No lugar disso, pouco mais de um terço das organizações de energia e serviços públicos (38%) estão concentrando seus esforços em casos de uso que são fáceis de implementar, mas que têm um baixo retorno como benefício.
Os desafios relacionados aos negócios e o déficit de habilidades dificultam a implementação em escala:
Embora a adoção em geral da IA tenha amadurecido no setor, com a maioria (52%) dos entrevistados tendo implementado diversos cases (em comparação com 28% apenas com pilotos 2 anos atrás), apenas uma pequena minoria (15%) de executivos disseram que sua empresa estava desenvolvendo vários casos de uso de automação inteligente em escala.
Desafios relacionados aos negócios foram citados pelos entrevistados como barreiras à ampliação, incluindo a falta de coordenação entre as diferentes unidades de negócios (37%), falta de comprometimento de liderança (35%) e reticências organizacionais para experimentar tecnologias que poderiam substituir o trabalho humano (34%).
Muitos executivos também apontaram para uma falta de habilidades como um desafio. A maioria (55%) citou a falta de talentos qualificados em tecnologias de automação, com 47% identificando esforços limitados para reeducar funcionários, 42% a dificuldade de reter funcionários com as habilidades certas e 41% citaram a resistência dos funcionários a aprender novas habilidades.
Philippe Vié, Global Head de energia e utilities da Capgemini, comentou: “O setor de energia e serviços públicos já está percebendo a diferença que a automação inteligente pode fazer para melhorar a eficiência dos negócios, a satisfação do cliente e a receita. Os executivos estão, com razão, fazendo da implementação da automação uma das suas prioridades”.
“Agora, o foco deve mudar para os fatores que permitirão o dimensionamento de vários casos de uso, incluindo um investimento em talentos especializados, uma coordenação mais integrada entre as unidades de negócios e um maior comprometimento da liderança. Tendo provado os benefícios das empresas de automação, energia e serviços públicos, agora é preciso redobrar seu investimento para colher todas as recompensas”.
Metodologia de Pesquisa
O Capgemini Research Institute conduziu uma pesquisa preliminar com 529 líderes empresariais nas posições de gestor ou acima em organizações de energia e serviços públicos experimentando ou implementando automação. Os entrevistados estavam sediados em sete países – Alemanha, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Reino Unido e Suécia – e em cinco subsetores: empresas de eletricidade, petróleo e gás, serviços de energia, serviços de água e eletricidade e gás.
O relatório pode ser baixado aqui
Para um mergulho profundo no panorama da automação inteligente entre setores veja também: ‘Reshaping the future: Unlocking automation\'s untapped value’ (em tradução livre, “Remodelando o Futuro: Desvendando o Valor Inexplorado da Automação\", um estudo de pesquisa global de 2018 Capgemini Research Institute
E se você quiser ter uma visão abrangente das tendências do mercado de energia e utilidades, acesse o estudo World Energy Markets Observatory 2018 (em tradução livre, “Observatório Mundial de Mercados de Energia 2018”.
Sobre o Capgemini Research Institute
O Capgemini Research Institute é o centro de estudos da Capgemini para todas as áreas digitais. O Instituto publica pesquisas sobre o impacto das tecnologias digitais em grandes empresas tradicionais. A equipe baseia-se na rede mundial de especialistas da Capgemini e trabalha em estreita colaboração com parceiros acadêmicos e de tecnologia. O Instituto tem centros de pesquisa dedicados na Índia, no Reino Unido e nos Estados Unidos. Foi recentemente classificado #1 no mundo pela qualidade de sua pesquisa por analistas independentes.
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Sobre a Capgemini
Um dos líderes globais em consultoria, serviços de tecnologia e transformação digital, a Capgemini se mantém na vanguarda da inovação, para apoiar seus clientes, de maneira abrangente, em oportunidades de nuvem, tecnologias digitais e plataformas, que estão em constante evolução. Com base em nosso sólido patrimônio de 50 anos e no profundo conhecimento específico em indústrias, apoiamos organizações na concretização de suas ambições de negócios, por meio de uma completa gama de serviços que cobrem desde a estratégia até a operação. A Capgemini tem a convicção de que o valor da tecnologia para os negócios vem das pessoas e por meio delas. Somos uma empresa multicultural de 200 mil profissionais, distribuídos em mais de 40 países. Em 2018, o Grupo Capgemini reportou uma receita global de 13,2 bilhões de euros.
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