Comissão Europeia contrata Capgemini para construir o European Support Center for Data Sharing

O novo contrato de 3 anos aproveita a experiência da Capgemini Invent na área de Insights e Dados para impulsionar a inovação por toda a Europa

Paris, 23 de maio de 2019 - A Capgemini Invent, empresa de inovação, consultoria e transformação digital do Grupo Capgemini, anunciou que a Comissão Europeia concedeu um contrato de 3 anos para a criação SCDS (European Support Center for Data Sharing, em tradução livre: Centro Europeu de Apoio ao Compartilhamento de Dados) para fornecer serviços de pesquisa e consultoria relacionados. A Capgemini Invent conduzirá o contrato coordenando vários parceiros e subcontratados.

O lançamento do European SCDS amplia os esforços atuais da Comissão Europeia no sentido de fornecer aos setores público e privado dos Países membros componentes centrais que apoiam a infraestrutura de dados europeia.

O SCDS oferecerá quatro pilares principais:
• Observatório da prática de compartilhamento de dados - para coletar as experiências existentes em compartilhamento de dados e desenvolver pesquisas originais sobre aspectos legais e técnicos do compartilhamento de dados;

• Serviço de help-desk e feedback - para apoio aos profissionais, enquanto captura a riqueza de sua experiência no campo, e a oferece de volta à comunidade;

• Atividades de comunicação - para desenvolver a conscientização pública em torno das oportunidades decorrentes do compartilhamento de dados e das ferramentas e serviços disponíveis para alcançar os benefícios econômicos e sociais desejados;

• Website - para disponibilizar todos os itens acima para o público.

O objetivo final do SCDS é alavancar esta abordagem de quatro pilares para facilitar as transações de dados e análise de dados na Europa, e ainda coletando, desenvolvendo e disseminando ferramentas e conhecimentos técnicos, bem como prover suporte prático.

“O compartilhamento de dados é um fator crucial para possibilitar futuras inovações para os negócios e para melhorar a formulação de políticas baseadas em evidências pelos governos. O Centro de apoio da UE para a partilha de dados será uma iniciativa importante para permitir este potencial em todo o continente europeu”, afirma Dinand Tinholt, responsável pelas instituições europeias da Capgemini Invent.

Em 2014, a Capgemini também criou para a Comissão Europeia – e tem operado desde então – o EDP (European Data Portal, o Portal Europeu de Dados), um website que fornece acesso a recursos de dados públicos em toda a Europa, apoiando as equipes nacionais de dados e formuladores de políticas nos Estados Unidos para mais e melhores dados de qualidade.

Sobre o European Support Center for Data Sharing
Dados compartilhados referem-se a situações em que dados do setor público, ou dados mantidos por empresas privadas, são disponibilizados para outras organizações (órgãos do setor público ou empresas privadas) para uso e reutilização, seja em troca de pagamento (ou outra recompensa) ou não. O European Support Center for Data Sharing coleta a experiência existente em compartilhamento de dados e desenvolve pesquisas originais explorando o espaço. Ele apoia os profissionais, enquanto captura sua experiência para oferecê-la de volta à comunidade. Desenvolve a conscientização em torno das oportunidades decorrentes do compartilhamento de dados e das ferramentas e serviços disponíveis para obter benefícios econômicos e sociais.

Sobre a Capgemini Invent
Como a marca de inovação, consultoria e transformação digital do Grupo Capgemini, a Capgemini Invent ajuda as CxOs a imaginar e construir o que vem a seguir para suas organizações. Localizada em mais de 30 escritórios e mais de 20 estúdios criativos em todo o mundo, sua equipe de 6 mil pessoas combina estratégia, tecnologia, ciência de dados e design criativo com profundo conhecimento e insights do setor para desenvolver novas soluções digitais e modelos de negócios do futuro.

A Capgemini Invent é parte integrante da Capgemini, líder global em consultoria, serviços de tecnologia e transformação digital. O Grupo está na vanguarda da inovação para atender a toda a gama de oportunidades dos clientes no mundo em evolução da nuvem, digital e plataformas. Com base em seu forte legado de 50 anos e profunda especialização no setor, a Capgemini permite que as organizações realizem suas ambições de negócios por meio de uma série de serviços, da estratégia às operações. A Capgemini é impulsionada pela convicção de que o valor comercial da tecnologia vem de e através das pessoas. É uma empresa multicultural de 200 mil membros de equipe em mais de 40 países. O Grupo reportou 2018 receitas globais de 13,2 bilhões de euros.
Visite-nos em http://www.capgemini.com/invent. People matter, results count.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Governo  Informática  Internet  Negócios
Empresa: claudio marcio ferreira dos santos
Contato: Claudio Ferreira
Telefone: 11-5090.8900-6570