Oportunidade ou consumismo: vale a pena comprar na Black Friday?

 No início do mês de novembro será dada a largada para as promoções da Black Friday. Embora a data oficial seja 23, os lojistas têm aumentado o tempo de ofertas para atrair mais consumidores e diluir as entregas ao longo do mês. Guilherme de Almeida Prado, empreendedor do portal Konkero – referência em comparação de produtos financeiros e finanças pessoais –, dá dicas de como não perder a cabeça e fazer dívidas desnecessárias.

São Paulo, 12 de novembro de 2018 – Os presentes de fim de ano e a entrada da parcela do 13ª salário podem ser uma boa desculpa para gastar na Black Friday, correto? Nem sempre. Principal data do calendário do e-commerce brasileiro, a temporada de descontos pode levar a gastos desnecessários. Embora a data oficial seja 23 de novembro, a partir do primeiro dia do mês, o consumidor já terá acesso a inúmeras ofertas. Mas, será que vale a pena comprar os itens em promoção?

Segundo Guilherme Prado, empreendedor do portal Konkero – referência em comparação de produtos financeiros e finanças pessoais – a maior preocupação das pessoas é se o produto está realmente mais barato na Black Friday, entretanto, há questões tão ou mais relevantes para o equilíbrio financeiro do que essa. “Os consumidores, antes de comprar, deveriam se questionar se precisam, realmente, do produto. Muita gente acaba pagando barato por produtos que não precisa. Ou, então, a pessoa tem o sonho de fazer um intercâmbio fora e acaba gastando o dinheiro que tinha juntado para comprar uma tevê na Black Friday”, analisa, acrescentando que a falta de planejamento financeiro e a impulsividade consumista pode agravar o endividamento familiar.

“Existe a sensação de que, se passar a Black Friday, a pessoa perde a oferta. Mas, o produto é relevante ou é o que realmente está buscando? Se for, vá em frente. Se não, guarde o dinheiro para fazer uma reserva financeira. A maior economia que a pessoa pode fazer é deixar de comprar algo que não é relevante”, finaliza.

Sobre o portal Konkero
Fundado por Guilherme de Almeida Prado em 2012, o portal Konkero (http://www.konkero.com.br) é referência em comparação de produtos financeiros e finanças pessoais com mais de 1,5 milhão de visitas por mês. A plataforma é totalmente gratuita e reúne, de maneira descomplicada, mais de duas mil páginas de conteúdo e dezenas de vídeos com dicas de finanças pessoais e explicações sobre produtos financeiros. No site, os internautas têm acesso a comparativos de centenas de serviços financeiros, realizados por uma equipe de curadoria que procura formas de comparar de maneira fácil e intuitiva produtos e serviços financeiros dos maiores bancos, seguradoras, financeiras e administradoras de consórcio do país. Sempre com o objetivo de ajudar o consumidor a fazer a melhor comparação antes de tomar a decisão de compra. A Konkero é um negócio de impacto social e foi selecionada para o relatório PNUD-ONU de negócios inclusivos, além de ter sido acelerada pela Artemisia. Em seis anos de atuação, a Konkero já auxiliou mais de 51 milhões de pessoas, tendo ajudado 4,6 milhões a negociar dívidas; 2 milhões a entender melhor o uso do cartão de crédito; 2,2 milhões aprenderam a preencher cheque; e mais de 600 mil a compararem taxas de financiamento de carro. http://www.konkero.com.br

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Andréa Xavier andreaxavier3s@gmail.com