E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Ong turma do bem anuncia vencedora do prêmio “melhor dentista do mundo”
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Dentista mexicana Beatriz Adriana Villanueva é a vencedora da edição 2018 da premiação da ONG Turma do Bem. A dentista fez a rede de voluntários crescer 265% no México ao longo de 2018, zerando a fila de espera de beneficiados com 17 triagens realizadas na cidade de Nanchital e região.


São Paulo, 8 de novembro de 2018 - A dentista Beatriz Adriana Villanueva, da cidade de Nanchital, Mexico, ganhou o prêmio de Melhor Dentista do Mundo de 2018, da ONG Turma do Bem. Beatriz atua como voluntária do projeto Dentista do Bem desde 2015. No último ano, Beatriz fez a rede de voluntários crescer 265%, realizou 17 triagens de novos beneficiários em sua cidade e região e zerou a fila de espera de beneficiários – principais critérios para a seleção. Outras ações que foram levadas em consideração foram seu bom relacionamento com a mídia e o fato de ter conseguido captar recursos financeiros para a instituição.

A premiação aconteceu em Poços de Caldas, Minas Gerais, em 7 de novembro, durante o evento anual da organização, o Sorriso do Bem. Este ano, o encontro integrou um evento maior, o FIIS – Festival de Inovação e Impacto Social, criado para reunir em um só lugar líderes de organizações do terceiro setor, negócios de impacto sociail, investidores ligados a finanças sociais e grandes empresas. O festival agregou o evento anual da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, da Folha de S.Paulo; o Sorriso do Bem, da Turma do Bem; e o Fórum Melhores Práticas para Saúde no Terceiro Setor, da Alianza Latina.

Sorriso do Bem
Promovido anualmente pela Turma do Bem, desde 2006, o Sorriso do Bem é o maior evento de saúde bucal e voluntariado do mundo. O objetivo é engajar e mobilizar o trabalho da maior rede de voluntariado especializado do mundo e, com isso, possibilitar a expansão do número de jovens atendidos pelo projeto Dentista do Bem. Para isso, os dentistas e estudantes do bem com os trabalhos mais impactantes do ano se reúnem por quatro dias para participarem de palestras, debates e fóruns, com a função de promover um aprimoramento do trabalho voluntário e o impacto social na vida dos beneficiários. Já se consolidou como um dos principais encontros mundiais da área de odontologia e inclusão social, em que são combinados temas de saúde bucal e questões humanistas. São premiados dentistas e coordenadores voluntários, empresas e imprensa que nos apoiam, parceiro voluntários e, claro, o Melhor Dentista do Mundo – título que foi criado em 2010 devido a expansão internacional da TdB, que premia o dentista que mais contribuiu com sua comunidade.

A organização social brasileira Turma do Bem (http://www.tdb.org.br) gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo com 17 mil dentistas atuando em 14 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência doméstica. Em 15 anos, impactou 71 mil jovens e mais de 1.000 mulheres.

O fundador e presidente voluntário da TdB, Fábio Bibancos, é reconhecido internacionalmente como Empreendedor Social pela Schwab Foundation (http://www.schwabfoundation.org) e pela Ashoka (http://www.ashoka.org) por seu trabalho à frente da organização. Além disso, em 2011 a Turma do Bem foi laureada com o prêmio Saúde Oral, na categoria Solidariedade Social, devido ao trabalho desenvolvido em Portugal; em 2015 foi selecionada entre 1.400 organizações sociais de todo o mundo para integrar o primeiro portfólio da Epic Foundation de instituições que investem em alto impacto social; e em 2016 venceu o prêmio Visionaris, oferecido pelo banco suíço de investimento UBS, por suas inovações nas áreas de sustentabilidade e captação de recursos. Faz parte da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais e é apoiada pela Salesforce Foundation, pela ONU Mulheres e pela COMESP (Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário).

Em 2018 a ONG foi premiada como Melhor Iniciativa em Ação Social pela Fundación Mapfre da Espanha e Fábio Bibancos recebeu o premio no dia 14 de junho em cerimonia presidida pela Rainha Sofía. A organização concorreu com diversos projetos da Europa, America Latina e Estados Unidos.

TdB
Fundada em 2002 a Turma do Bem é uma OSCIP- Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que tem como missão mudar a percepção da sociedade na questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto sócioambiental. O projeto teve início em 2002 com 50 dentistas voluntários e aproximadamente 80 crianças em atendimento na cidade de São Paulo. O projeto Dentista do Bem conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. Os pacientes são selecionados por grau de necessidade em triagens que envolvem crianças de 11 a 17 anos e são realizadas em escolas da rede pública e organizações sociais de todo o Brasil. A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças com problemas bucais mais graves, mais pobres e mais próximas do primeiro emprego. O dentista voluntário atende os jovens selecionados em seu próprio consultório. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia e próteses, por exemplo. Quase 700 mil crianças e adolescentes passaram pelas triagens da TdB e 71 mil já foram encaminhados ao dentista.

Sobre o projeto Apolônias do Bem
O projeto Apolônias do Bem oferece tratamento odontológico integral e gratuito a mulheres que vivenciaram situações de violência doméstica e tiveram a dentição afetada durante as agressões. Desde 2012, quando começou a ser desenvolvido, já garantiu atendimento a mais de 1000 mulheres cisgênero e trasngênero de todo o Brasil. As beneficiárias são selecionadas através de triagens quando passam por um rápido exame oral, não invasivo, e respondem ao OHIP (Perfil de Impacto de Saúde Oral, na sigla em inglês, uma ferramenta científica que mede o impacto da saúde bucal na qualidade de vida de uma pessoa). São priorizadas as mulheres com problemas odontológicos mais graves e OHIP mais alto, que sustentam a família e retomaram os estudos ou estão fazendo cursos de capacitação profissional. Os tratamentos são oferecidos através de uma rede de dentistas voluntários, que realizam todos os procedimentos que as mulheres necessitam, independentemente da complexidade apresentada. Uma vez no programa, as apolônias (como as beneficiárias do programa são chamadas) e os profissionais que as atendem são acompanhados pelos funcionários da Turma do Bem até que os tratamentos se encerrem.


MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Frida Luna Boutique de Comunicação (assessoria voluntária)
Betânia Lins betania.lins@gmail.com
Celular: (11) 9 7338-3879

Editorias: Feminina  Saúde  Sociedade  Teen  Terceiro Setor  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Betânia Lins  
Contato: Betânia Lins  
Telefone: 11-9 7338387-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype: betanialins2
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.