Turma do Bem, a maior rede de dentistas voluntários do mundo, apresenta aplicativo exclusivo no CIOSP 2018

Um dos destaques da participação da Turma do Bem (TdB) – a maior rede de voluntariado especializado do mundo – no Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo será o aplicativo ISMYLI. A plataforma exclusiva para os Dentistas do Bem foi apresentada, em novembro de 2017, no Fórum Global de Filantropia, na Suíça. No Brasil, o lançamento oficial será no CIOSP, que acontece até
3 de fevereiro no Expo Center Norte, em São Paulo.

São Paulo, 31 de janeiro de 2018 – Em dezembro de 2017, os mais de 17 mil Dentistas do Bem – integrantes da maior rede de voluntariado profissional do mundo – foram surpreendidos com a notícia do lançamento de um aplicativo exclusivo, que oferece acesso a produtos, serviços, lazer, aprimoramento profissional e a chance de colaborar para a sustentabilidade financeira da organização. O ISMYLI, negócio de impacto social que reverte parte da renda obtida com a operação para a OSCIP Turma do Bem, foi apresentado no Fórum Global de Filantropia, em Saint Moritz, na Suíça. A partir dessa semana, o aplicativo será apresentado oficialmente no Brasil, durante o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, que acontece até 3 de fevereiro, no Expo Center Norte.

O lançamento integra a comemoração dos 15 anos da Turma do Bem, organização criada pelo cirurgião-dentista Fábio Bibancos. Hoje, a iniciativa contabiliza o atendimento anual de mais de 70 mil jovens e 1.000 mulheres. São mais de 17 mil dentistas atuando em 14 países. Na prática, a OSCIP oferece mais do que tratamentos odontológicos e ortodônticos: resgata a autoestima e a possibilidade de uma vida plena de jovens em situação de risco social e mulheres vítimas de violência. Estima-se que o retorno para sociedade, com os tratamentos conduzidos pelos Dentistas do Bem, aproxime-se hoje de R$ 1 bilhão.

“Criei um projeto social baseado em uma aflição; uma iniciativa que se tornou um projeto mundial. O nosso país tem que mudar. Nós vamos ter que arrumar a nossa casa; fazer as mudanças necessárias. Queremos atender mais e mais pessoas. Para isso, trabalhamos para fomentar a cultura de inovação social, construindo negócios de impacto social disruptivos. É nesse contexto que a plataforma ISMYLI se insere”, afirma dr. Fábio Bibancos, acrescentando que um dos conteúdos do aplicativo representa um desafio que propõe ao profissional se tornar o Melhor Dentista para o Mundo.

Negócio de impacto social
O ISMYLI é uma plataforma de valorização da rede de dentistas da Turma do Bem, especialmente desenvolvida em benefício dos dentistas voluntários. Está integrada a um aplicativo que, entre várias funcionalidades, viabiliza promoções e ativações comerciais de parceiros e patrocinadores; carrega conteúdos exclusivos – desenvolvidos para atender às reais necessidades do moderno profissional de saúde bucal (minicursos, reportagens, eventos).

A startup de impacto social foi criada com base em princípios como confiança – negócios sustentáveis e idôneos, real interesse da rede e impacto social na Turma do Bem –; atuação com lógica de rede, no qual há equilíbrio e poder individual para gerar benefícios para o todo; engajamento em torno de um propósito comum; e entusiasmo: o estímulo à manifestação na rede, ativando essa força sagrada que existe em cada um de nós e que está presente e atuante, especialmente, entre as Dentistas do Bem. http://ismyli.com.br/

Turma do Bem
A Turma do Bem é a maior rede de voluntariado especializado do mundo, com mais de 17 mil dentistas atuando em 14 países. Com o projeto Dentista do Bem, a organização oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais: jovens de 11 a 18 anos. No projeto Apolônias do Bem, atendem mulheres vítimas de violência doméstica. Com a expansão internacional da TdB, foi criado o prêmio Melhor Dentista do Mundo, para reconhecer o profissional que mais fez pelo próprio município, ou seja, além de atender a jovens e crianças, fez a diferença na sua cidade e região, conquistando mudanças nas políticas públicas, espaços na imprensa, divulgações do projeto e o aumento de parcerias e voluntários.

A Turma do Bem tem um modelo inovador de gestão, baseado no voluntariado, caracterizado pela fácil reprodução e pelo baixo custo para a organização. Por seus projetos, a OSCIP conquistou, em 2016, o Prêmio Empreendedor Social – conduzido pela Folha de S. Paulo e Fundação Schwab. Com o reconhecimento, Fábio Bibancos, fundador e presidente-voluntário, tornou-se fellow da Ashoka. A TdB conta com reconhecimento da Organização das Nações Unidas e foi escolhida pela fundação filantrópica Epic Foundation para integrar o primeiro portfólio de instituições que investem em alto impacto social. Em 2017, foi eleita umas das 100 Melhores ONGs do Brasil, pela Revista Época e Instituto Doar. http://www.turmadobem.org.br

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Betânia Lins betania.lins@gmail.com