Festas de final de ano e férias podem colocar em risco todo esforço de emagrecimento

Home Noticia
Diretor Técnico da Cia Athletica conta que em uma semana a pessoa pode recuperar quatro quilos com excessos de comidas, bebidas e queda no ritmo de treino

Local: Campinas
Data: 23/12/2019

A pessoa deu duro ao longo de todo o ano para perder alguns quilinhos e até mesmo melhorar a qualidade de vida. Com a chegada das festas de final de ano e férias a tendência é relaxar e se divertir. É aí que está o perigo, que pode jogar todo o esforço e dedicação por água abaixo. Com o aumento do consumo calórico e a queda no ritmo de treinos, os quilinhos podem voltar rapidamente, em apenas uma semana.

O alerta é do educador físico Cacá Ferreira, Diretor Técnico da rede de academias Cia Athletica, com 17 unidades no Brasil. \"A pessoa que faz atividade regularmente chega nesta época do ano se sentindo no direito de dar uma relaxada e às vezes acaba exagerando\", constata. \"Ela tinha um sonho de perder quatro quilos. Em uma semana recupera estes quatro quilos, pois há um desequilíbrio por causa do consumo e o gasto calórico\", explica Cacá Ferreira.

Ele conta que há dois grupos distintos. Um que começou a se exercitar há pouco tempo, com o objetivo de estar em forma no Verão. Neste caso, há uma aceleração do metabolismo, que precisa ser respeitada através do equilíbrio entre o consumo de comidas e bebidas e a manutenção dos treinos, mesmo que em menor escala. \"Quando você acelera e desacelera, acaba trazendo problemas para seu corpo, como inflamação e dores, parando por alguns dias e retornando dias depois com toda a força. Esse processo faz com que o corpo fique estressado, até doente\", alerta.

No segundo grupo estão aquelas pessoas que já se exercitam faz um tempo, desde o inicio do ano. Mas elas também precisam manter a rotina de treinos, para não colocar em risco todos os ganhos acumulados ao longo do ano. Neste grupo, afirma Cacá Ferreira, já se nota uma preocupação maior e a adoção de uma rotina mais regrada.

\"Vejo que as pessoas que já fazem isso habitualmente, vão viajar, mas fazem uma caminhada, uma atividade no final do dia para não desequilibrar tanto\", disse. \"Começo a perceber que a questão do hábito leva-se junto com as férias. Quem pratica regulamente acaba levando junto a atividade\", acrescenta.

CUIDADOS
Um outro problema bastante comum com a chegada das férias e do Verão é com as pessoas que acham que podem começar a praticar atividades físicas de uma hora para outra, para entrar em forma. O Diretor Técnico da Cia Athletica lembra que esta atitude é errada e coloca a vida das pessoas em riscos.

Cacá Ferreira explica que antes de iniciar uma rotina de treinos, com vistas ao emagrecimento ou mesmo em busca de qualidade de vida, a pessoa deve tomar cuidados básicos, como: fazer um exame médico (para ver se está tudo bem), buscar orientação com um profissional de educação física, manter a regularidade de treinos e escolher atividades que tragam prazer, para que ela possa ser algo rotineiro e não apenas de momento.

Editorias: Alimentos  Esportes  Estética e Beleza  Saúde
Empresa: Comunicação Estratégica Campinas