Dia Mundial da Água: alunos dos distritos de Joaquim Egídio e Sousas comemorarão a data com aula prática nas trilhas

Campinas, 19 de março de 2019 - Os Distritos de Joaquim Egídio e Sousas, no município de Campinas, são áreas de extrema relevância ambiental, protegida por lei e consideradas Áreas de Proteção Ambiental (APA), que têm como um dos objetivos a conservação do patrimônio ambiental e cultural visando qualidade de vida e proteção dos ecossistemas regionais.

A APA abriga uma enorme diversidade de animais e plantas ameaçadas em extinção, além ser de cortada pelos rios Atibaia e Jaguari, responsáveis pelo abastecimento de água da população local. Dentre aproximadamente 2.500 nascentes existentes no município, 2.000 delas estão inseridas neste cenário protegido por lei.

E para celebrar o Dia Mundial da Água, o Vila Educa – projeto recém lançado na propriedade do Restaurante Vila Paraíso, em Joaquim Egídio -, promoverá uma ação diferenciada em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, através da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Na próxima sexta-feira, dia 22, durante o período da amanhã, cerca de 70 alunos das escolas estaduais Francisco Barreto Leme e Dr. Thomaz Alves, localizadas nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, respectivamente, participarão de atividades diversas, dentre elas, duas ações proporcionadas pelo Vila Educa. Uma delas é a palestra “Olhar para dentro”, com plantio de hortaliça em pets reutilizadas, e uma visita na Trilha Interpretativa do projeto. Para o desenvolvimento da programação completa, os responsáveis pelo Departamento de Educação Ambiental municipal também realização atividades construtivas com os envolvidos.

O evento organizado pela Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, terá início às 7h30h com a Fanfarra escolar reproduzindo a música “Asa Branca”, com saída da Estação Ambiental de Joaquim Egídio, até a trilha do projeto Vila Educa, no Restaurante Vila Paraíso.

De acordo com a bióloga e educadora ambiental Paula Arnoldi, a proposta do projeto Vila Educa e sua respectiva vivência é oferecer aos alunos uma experimentação única. “Trata-se de conhecer a ciência e sentir-se parte dela. É a colaboração para o desenvolvimento intelectual não linear. Também aflorar os sentidos, despertar o lado cognitivo e reflexivo relacionados ao ciclo orgânico da natureza, no qual fazemos parte\".

SOBRE O VILA EDUCA

Localizado numa propriedade rural no Distrito de Joaquim Egídio, em Campinas (SP), o Restaurante Vila Paraíso é conhecido por sua excelência gastronômica e exuberante área em meio à natureza para as famílias curtirem os finais de semana. Pensando em utilizar este ambiente natural inserido em Área de Proteção Ambiental (APA), a casa inicia nova proposta pedagógica de estudos relacionados a preservação ambiental: o Projeto Vila Educa Week, que trata o Estudo do Meio.

O Vila Educa Week é um programa que foi integralmente desenvolvido com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs e BNCC para atender a grade curricular das instituições de ensino, orientando questões de ordem científica e sociais que, por sua vez, visa o Estudo do Meio de Ciências Naturais e Educação Ambiental através de visitas monitoradas e pré-agendadas, desenvolvidas das segundas as sextas-feiras.

Este projeto tem por objetivo a compatibilização e vivência dos conceitos estudados em sala de aula pertencentes à disciplina de ciências naturais, bem como sua transversalidade em educação ambiental, colaborando no desenvolvimento da criticidade de cidadãos mais conscientes.

\"Em função da pluralidade conceitual que o projeto apresenta, o Vila Educa Week possui flexibilidade e autonomia para ser aplicado a todos os anos letivos e grupo de pessoas interessadas nas ações pedagógicas e reflexivas proporcionadas através das obras educacionais\", explica Paula Arnoldi, bióloga responsável pelo projeto Vila Educa.

O Vila Educa Week tem programação em tempo integral, das 8:30h às 16:30h, contemplando café da manhã e café da tarde da Padoca do Vila e o almoço no restaurante.

Editorias: Animais  Ciência e Tecnologia  Ecologia e Meio ambiente  Educação
Empresa: Comunicação Estratégica Campinas