CODEAGRO e Lwart Lubrificantes promovem evento em Bauru em prol da Sustentabilidade e boas práticas na Agroindústria

Lwart Lubrificantes apresenta painel sobre o gerenciamento do óleo lubrificante usado para a prevenção de riscos ambientais; encontro terá a presença de Arnaldo Jardim, secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Bauru, Março de 2018 – Principal impulsionador do crescimento da economia do País, o agronegócio está em alta. Em 2017, o PIB da atividade agropecuária cresceu 11,5%, gerando empregos e renda e amenizando as sucessivas quedas ou ínfimos crescimentos de outros segmentos econômicos. Com uma safra recorde de quase 240 milhões de toneladas, o setor registrou, em 2017, crescimento de 28% em relação ao ano anterior. E responde, atualmente, por cerca de 25% do PIB, metade das exportações e mais de 30% dos empregos formais.

E em São Paulo, principal produtor e exportador do Brasil, não é diferente: contribui com 15% para o PIB do Estado. A produção paulista registrou crescimento no volume produzido da ordem de 6%, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA)

Os avanços nos últimos 20 anos permitiram, em algumas culturas, a obtenção de duas ou até três safras por ano, com ocupação de menos de 10% da superfície do País. Mas, há ainda muito espaço a conquistar na Agricultura, como difundir e ampliar a inovação tecnológica e retomar a ousadia na área das concessões de transportes, estradas de ferro e portos.

Por isso, com o objetivo de promover uma discussão positiva em torno das boas práticas sustentáveis no setor e seus impactos, a CODEAGRO - Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios -, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, realiza no dia 28 de março, quarta-feira, o “Diálogo sobre Sustentabilidade na Agroindústria Cultivando as Boas Práticas”, com o apoio da Lwart Lubrificantes, OAB-SP e CIESP.

O evento contará com a presença de Arnaldo Jardim, Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Klaudio Cóffani Nunes, Coordenador do Grupo de Meio Ambiente e Sustentabilidade do CIESP Bauru e Paschoal Magalhães Sansoni, Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB, que farão a abertura.

Além disso, serão realizados dois painéis técnicos: “Responsabilidade pós-consumo na perspectiva da PNRS e do agronegócio”, com Consuelo Yoshida (Desembargadora do TRF da 3ª Região) e José Valverde Machado Filho (Coordenador da CODEAGRO). Manoel Browne de Paula, Relações Institucionais e Sustentabilidade da Lwart Lubrificantes, apresentará o segundo painel, às 10h50, com o tema “Gerenciamento de Resíduos Perigosos: Óleos Lubrificantes (Prevenção de Riscos Ambientais)”.

Em sua apresentação, Browne abordará a importância da reciclagem do óleo lubrificante usado e contaminado (OLUC) nos aspectos ambiental, social, econômico e ético e da atividade de rerrefino, mostrando como esse modelo de negócio representa um desenvolvimento sustentável positivo para toda a cadeia do agronegócio e para a economia do país, preservando o capital natural. A Lwart Lubrificantes atua há mais de 4 décadas transformando o OLUC em um produto de alto valor agregado.

“Confiamos na busca contínua por melhorias em processos, fortalecendo o compromisso com as partes interessadas por meio do diálogo e valorização do marco regulatório que temos no setor. Toda sensibilização, seja ambiental, sustentável, é extremamente importante para que todos cumpram a sua parte nessa jornada. E esse evento contribuirá para essa discussão”, finaliza.

As inscrições podem ser feitas pelo site da CODEAGRO.

Serviço: “Diálogo sobre Sustentabilidade na Agroindústria Cultivando as Boas Práticas”
Realização: CODEAGRO, com apoio da Lwart Lubrificantes, OAB Bauru e CIESP Bauru
Data: 28 de março, quarta-feira, das 8h às 12h
Local: OAB-Bauru – Av. das Nações Unidas, 30-30 – Vila Cidade Universitária – Bauru (SP)