Notícias de eventos culturais, lançamentos etc.

1º Seminário de Segurança em Filmagens debate riscos dos profissionais de cinema
Logotipo I Seminário de Segurança em Filmagens

Seminário promovido pelo Sindcine discute condições de trabalho e risco em sets de filmagem; renda será revertida para as famílias de dois técnicos de cinema vítimas de acidente

Em agosto deste ano, dois técnicos de cinema foram eletrocutados durante uma filmagem no bairro do Brás em São Paulo. Ambos desmontavam um equipamento de iluminação quando tocaram na fiação de alta tensão e receberam um choque de cerca de 36.000 volts e caíram de uma altura de 8 metros. Carlos José da Cunha, o Cacá, teve morte imediata; Francisco Xavier de Jesus Bispo, o Chicão, sobreviveu com ferimentos graves e ainda está em recuperação.

Esse episódio mostrou, de forma dramática, que nem tudo é glamour no cinema brasileiro. Os profissionais de filmagem no Brasil têm enfrentado condições de trabalho que colocam em risco sua segurança: jornadas extenuantes, má alimentação, inexistência de seguro, falta de suporte de ambulância e bombeiros, entre outras situações.

Para discutir esse tema, o Sindcine (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual) está realizando o 1º Seminário de Segurança em Filmagens, que acontece nos dias 16 e 17 de novembro, em São Paulo. É o primeiro evento desse gênero no país, e vai reunir profissionais de cinema (diretores de fotografia, assistentes de câmera, gaffers, eletricistas, profissionais de maquinária, ajudantes e outros), as produtoras e as entidade envolvidas em segurança, como CET e Prefeitura.

Sonia Santana, presidente do Sindcine, esteve no local do acidente que vitimou Cacá e Chicão. “Esse acidente não foi uma fatalidade, mas foi resultado de despreparo, desorganização, e falta de profissionalismo”, diz Sonia, “foi um exemplo de como é comum o descaso com relação à vida e saúde dos técnicos de cinema”. Segundo ela, o acidente precipitou a realização do Seminário, que já estava nos planos do Sindcine.

“A constante busca pela redução dos custos da produção vem precarizando o meio-ambiente do trabalho, consequentemente, a segurança dos profissionais no set. O Sindcine quer dar um basta a essa situação e por isso está reunindo os atores sociais envolvidos, num esforço de conscientização e aprimoramento das relações profissionais”, diz Marcelo Mendes Pereira, advogado do Sindcine.

Como o tema é segurança, estarão presentes profissionais acostumados a lidar com risco: técnicos de filmagem subaquática, pilotos de risco e outros, treinados a prever e evitar acidentes mesmo em filmagens aparentemente perigosas. Toda a renda obtida com venda de convites será revertida em favor das famílias de Cacá e Chicão.

I Seminário de Segurança em Filmagens

16 e 17 de novembro de 2017 9h-18h
Leques Brasil Hotel Escola
Rua São Joaquim, 216 - São Paulo SP
Valor: R$ 25 / dia (a renda da bilheteria será revertida em favor das famílias de Cacá e Chicão, vítimas de acidente em set de filmagem)

1º dia – 16/11
Mesa 1 – Conceituação de Risco / Condutas de Risco

Nesta mesa pretendemos conceituar o risco de uma forma geral, bem como demonstrar práticas para mitigar a exposição ao perigo; também vamos tratar da questão da conscientização dos técnicos. Além disso será abordada a legislação relativas a segurança do trabalhador.

Mediador – Walério Rosa, gaffer

Bombeiros - Cap. Palumbo
Técnico de Segurança do Trabalho
Abracopel
Vertical Pró
Representante dos Maquinistas / Astim

Mesa 2 – Riscos Específicos e Riscos Iminentes em Sets de Filmagens

O debate tratará dos riscos específicos na produção, jornadas excessivas, filmagens em vias públicas e locais não autorizados, utilização de equipamento de proteção individual (EPIs). Profissionais de filmagens de risco, como produções subaquáticas e pilotagem de precisão, apresentarão técnicas de segurança.

Mediador – Lucas Pupo

Lucas Pupo (filmagem subaquática)
Stanley Ostrower (piloto de precisão)
CET
Técnico de Segurança do Trabalho
SPcine - Tammy Weiss

2º dia – 17/11
Mesa 1 – Responsabilidade Civil e Criminal / Contratação

Dano, dolo e culpa, culpa concorrente, responsabilidade subjetiva e objetiva, quantificação do dano, danos materiais, extensão do dano, acidente ou doença profissional, incapacidade (total e parcial, permanente e temporária), danos morais são conceitos jurídicos envolvidos na responsabilidade do contratante durante uma filmagem. A responsabilidade criminal no caso do acidente de trabalho. Responsabilidade direta do empregador ou contratante.

Mediador – Marcelo de Campos Mendes Pereira (advogado Sindcine)

Sindcine - Marcelo de Campos Mendes Pereira
Ministério do Trabalho - Gianfranco Pampalon
Seguradora Chubb - Renata Rego
Corretoras - Gleice Aguillar
Produtora Bossa Nova - Moa Ramalho

Mesa 2 – Cultura de Segurança no Mercado

A atitude de todos os envolvidos no processo de produção precisa levar em conta, em todos os momentos, a questão da segurança. Assim, é necessário que clientes, agências, produtoras e profissionais adotem a cultura da prevenção.

Mediadora – Sonia Santana

Apro (Associação das Produtoras) - Paulo Schmidt
Siaesp (Sindicato das Produtoras) - João Daniel Tikhomiroff
Abap (Agências de Publicidade)
UDF (União dos Fotógrafos) - Lito Mendes da Rocha
Sindcine - Sonia Santana

Sindcine
Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual dos Estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Distrito Federal.

João Carlos de Brito - assessor de comunicação
cel 11 98276-8735
tel 11 5539-0955

Editorias: Cultura e Lazer  Economia  Industria  Mídia  Propaganda e Marketing