Rio Verde recebe maior feira de produtos típicos do Rio Grande do Sul
Divulgação

A história de Rio Verde e região está fortemente ligada à cultura gaúcha. E a partir desta sexta-feira, dia 05 de julho, os rio-verdenses poderão reviver um pouco da tradição com a Fenasul - maior feira gaúcha do país, que acontece no CTG Querência. A abertura oficial da feira será às 18h.

Esta será a segunda vez que a região de Rio Verde recebe uma feira tipicamente gaúcha desse porte. O evento é uma oportunidade para quem quer conhecer e adquirir produtos de excelente qualidade, como casacos de couro, calçados e bolsas, queijos, salames e vinhos coloniais, chocolates de Gramado, artigos de decoração, artesanato, entre outros diversos produtos.

Apresentações artísticas e comidas típicas

Todos os dias, a feira terá apresentações do Grupo Folclórico de dança “Herdeiros Farroupilha”, de Porto Alegre, com passos de fandango, chula, xote sulista e sapateado. As danças gaúchas exaltam o respeito à mulher e à nobreza do homem. Pela tradição gaúcha, a dama é chamada de “prenda” e o cavaleiro de “peão”.

O churrasco típico gaúcho também marcará presença com a tradicional costela no fogo de chão, que é espetada sobre a brasa branda, e fica assando lentamente por doze horas, procedimento que exalta o sabor e a maciez da carne. É uma ótima opção para quem quer saborear um almoço diferente em família e conhecer de perto como a costela é assada. Além do churrasco à moda fogo de chão, com cortes bovinos e ovinos, os visitantes também poderão saborear acompanhamentos como mandioca, arroz de carreteiro e feijão tropeiro.

Outras atrações da Fenasul:

Cucas artesanais – Produzidas por descendentes de alemães há mais de 10 anos, as deliciosas cucas fazem muito sucesso e são muito procuradas. São bolos com gosto marcante e textura macia, que levam frutas em sua massa. Além das cucas doces e salgadas feitas diariamente, os visitantes poderão encontrar ainda pães, biscoitos caseiros, vários tipos de doces, geleias e chimias.

Queijos, salames e vinhos – Os queijos e vinhos são produzidos nas regiões mais tradicionais do Sul do país. Os visitantes da feira poderão adquirir queijos trufados, muçarelas trançadas com e sem tempero, queijos frescais, defumados, salames, vinhos e sucos de uva para os mais diversos gostos.

Chocolates de Gramado – são diversas opções para quem quer desde uma simples barrinha de chocolate até um café gourmet, com a qualidade das grandes chocolatarias do Sul.

Moda – Jaquetas, botas, bolsas e cintos em couro, chapéus, malharias, moda Inverno, calçados, bijuterias, semi joias e diversos outros produtos masculinos, femininos e infantis.

Utensílios domésticos – Por tratar-se de feira multisetorial, além dos produtos típicos, haverá a exposição e comercialização de facas (feitas artesanalmente no estado do Paraná e vendidas somente nas feiras), panelas e diversos itens para a cozinha, decoração, etc.

Roda de Chimarrão - Uma típica casa gaúcha, em tamanho menor, será montada no espaço de eventos, onde os interessados poderão participar da roda de chimarrão, degustar, aprender a fazer um legítimo mate e entender um pouco mais sobre esta bebida típica dos gaúchos.

Estúdio Gaúcho – Quem visitar a Fenasul poderá fazer uma foto com trajes típicos no estúdio temático gaúcho que será montado no evento. Vale a pena compartilhar com os amigos essa lembrança nas redes sociais.

Espaço Bier Tchê – Este espaço é destinado aos apreciadores de cervejas artesanais, que poderão conhecer a cerveja Aleluia Bier, de Minas Gerais e 100% artesanal, feita com ingredientes de primeira qualidade. Quem gosta da boa cerveja poderá saborear e adquirir desde cervejas mais doces, até as mais amargas e marcantes.

FENASUL

Abertura oficial: dia 05 de julho, das 18h às 23h

Período da feira: de 05 a 14 de julho

Horários: segunda a sexta-feira, das 16h às 23h e aos sábados e domingos, das 12h às 23h