Via Anhanguera recebe campanha para caminhoneiros nos dias 23 e 24 de maio

Como parte da programação do Maio Amarelo, mês reconhecido internacionalmente pela promoção de ações voltadas à prevenção de acidentes de trânsito, a Arteris Autovias (empresa integrante do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo) realizará, nos dias 23 e 24 de maio (quarta e quinta-feira), a primeira edição de 2018 da campanha Saúde na Boleia. A estrutura estará montada no Auto Posto Gavião, situado à altura do quilômetro 312 da Via Anhanguera (SP-330), em Ribeirão Preto, e oferecerá diversos serviços gratuitos das 9 às 17 horas.

Os caminhoneiros que participarem da campanha serão avaliados por profissionais da São Francisco Resgate, que aplicarão exames básicos de saúde (peso, altura, índice de massa corpórea, pressão e batimentos cardíacos) e farão testes de glicemia, colesterol e triglicérides. Um clínico-geral também estará disponível, caso seja necessário encaminhamento a uma unidade de saúde. Quem quiser poderá atualizar a carteira de vacinação com doses contra difteria e tétano (dupla adulto), sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral), febre amarela e hepatite B.

A importância de evitar a automedicação também será abordada na Saúde na Boleia. Farmacêuticos da Droga Raia conversarão com os participantes sobre os perigos de ingerir substâncias sem prescrição e darão dicas de higiene pessoal. A GrupAR, organização não governamental de Ribeirão Preto, oferecerá orientações a respeito do uso de álcool, drogas, doenças sexualmente transmissíveis e distribuirá preservativos. Quem quiser também poderá cortar o cabelo gratuitamente na campanha.

Saúde preventiva

Desde seu início, em 2016, a ação Saúde na Boleia já atendeu mais de mil usuários do Sistema Arteris Autovias e integra um extenso calendário de atividades que contemplam também pedestres, ciclistas e motociclistas. “A consciência no trânsito deve estar presente em nossa rotina constantemente, mas é importante aproveitar o Maio Amarelo para reforçar esse conceito. Devido à rotina, que nem sempre permite dar atenção integral à saúde, alguns motoristas, principalmente caminhoneiros, acabam esquecendo-se desses cuidados básicos – e é para diminuir essa incidência que criamos ações do tipo”, conclui Maria José Finardi, coordenadora de Sustentabilidade da Arteris.

Sobre a Arteris – A Arteris S.A. é uma das maiores companhias do setor de concessões de rodovias do Brasil em quilômetros administrados, com mais de 3.700 km em operação. Por meio de suas dez concessionárias, a Arteris administra rodovias localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, importante eixo econômico e industrial do País. A companhia é responsável pela operação de cinco concessionárias federais: Autopista Fernão Dias, Autopista Régis Bittencourt, Autopista Litoral Sul, Autopista Planalto Sul e Autopista Fluminense. Também detém as concessionárias estaduais Autovias, Centrovias, Intervias, Vianorte e ViaPaulista, que atuam no interior de São Paulo. A Arteris é controlada pela espanhola Abertis e pela canadense Brookfield e mantém programas permanentes de conscientização. Em 2016, recebeu o Prêmio DENATRAN de Educação no Trânsito, com o Projeto Escola Arteris, programa com foco na humanização do trânsito por meio da cidadania, ética e convívio social. Saiba mais: http://www.arteris.com.br.

Sobre a Arteris Autovias - Concessionária responsável por 316,5 quilômetros das rodovias Anhanguera (SP-330), trecho entre Santa Rita do Passa Quatro e Ribeirão Preto, Cândido Portinari (SP-334), trecho entre Ribeirão Preto e Franca, Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Júnior (SP-318), trecho entre São Carlos e o entroncamento com a SP-255, Antônio Machado Sant’Anna (SP-255), trecho entre Ribeirão Preto e Araraquara, e Engenheiro Ronan Rocha (SP-345), trecho entre Itirapuã e Franca. A Autovias tem sede na cidade de Ribeirão Preto. (SP), local para onde deverão ser encaminhadas todas as comunicações legais, em razão de constituir-se pessoa jurídica distinta de Arteris S.A. (sua controladora societária). A companhia mantém programas permanentes de conscientização e recebeu, em 2016, o Prêmio DENATRAN de Educação no Trânsito, com o Projeto Escola Arteris, programa com foco na humanização do trânsito por meio da cidadania, ética e convívio social. Saiba mais: http://www.arteris.com.br.

Informações para a imprensa | Autovias e ViaPaulista
Uelinton Costa | (16) 2102-4246 / 9-9975-9284