São Paulo, 21 de setembro de 2017 – Para onde vai o trabalhador carioca quando escolhe comer fora de casa? A Alelo, bandeira especializada em benefícios e gestão de despesas corporativas, realizou um levantamento para entender a preferência dos trabalhadores com base nos restaurantes que frequentam. A queridinha do carioca é a comida variada, composta por estabelecimentos que não possuem uma classificação de culinária específica, como restaurantes por quilo, representando 34,76%, seguida por churrascarias com 13,21% e lanchonetes, com 11,58%.
No comparativo com o comportamento em 2015 e 2016, a culinária americana, hamburguerias e lanchonetes foram as que mais cresceram na preferência dos cariocas em 2017, com aumento de +0.85 p.p, +1,06 p.p e 1,04 p.p respectivamente. Frutos do mar e as culinárias portuguesa, turca, argentina e mexicana também apresentaram aumento em comparação aos anos anteriores.
Já as comidas chinesa, francesa e pastelarias tiveram a maior queda, com -0,17 p.p, -0,05 p.p e -0,08 p.p. Apresentaram redução também alimentação saudável e as comidas italiana, japonesa, árabe e brasileira.
O estudo foi realizado a partir da análise do primeiro quadrimestre de 2015, 2016 e 2017. Ao todo foram avaliados cerca de 3 mil estabelecimentos comerciais da cidade do Rio de Janeiro, divididos em 21 tipos de culinária.
Sobre a Alelo
A Alelo é uma bandeira especializada em benefícios para os segmentos de alimentação, cultura, transporte e saúde. Com mais de quatorze anos de história, é, desde 2013, líder no setor de benefícios pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) do Ministério do Trabalho e Emprego. A Alelo conta com a confiança de 100 mil empresas-clientes, 8 milhões de usuários e com a maior rede de estabelecimentos comerciais afiliados do Brasil. Entre os produtos e serviços oferecidos, estão Alelo Refeição, Alelo Alimentação, Alelo Natal, Alelo Pronto, Alelo Cultura, Alelo Auto, Alelo Vale-Transporte, Alelo Flex Car e cartões pré-pagos Alelo Despesas, Alelo Pagamentos e Alelo Premiação.