Covid-19 – quais as expectativas do e-commerce nacional, com a chegada da imunização e a retomada dos serviços presenciais?
...

A pandemia do coronavírus foi responsável por um crescimento nunca antes visto no setor de e-commerce. Mesmo quem não possuía esse hábito passou a fazer comprar online por conta do isolamento social que vivemos durante esse ano. Porém, embora o crescimento tenha sido altamente positivo, o questionamento permanece: e quando a pandemia acabar?

Com a chegada das vacinas, aos poucos o isolamento social tende a acabar. E com a retomada dos serviços presenciais, há uma preocupação crescente do que isso irá significar para o setor do e-commerce. A seguir, falaremos um pouco sobre algumas das expectativas, tendências e desafios que o setor pode enfrentar quando se estabelecer o ‘novo normal’. Elas têm a ver com as novas tecnologias e também com um novo perfil de consumidor. Confira conosco!

JORNADA DE COMPRA MULTICANAL

As empresas que conseguiram adaptar suas atividades de comércio offline para o e-commerce foram as que conseguiram se manter bem-sucedidas durante o período de pandemia. Com o fim da pandemia, a tendência é que as empresas que investiram nesse tipo de plataforma e não as abandonem, especialmente porque os consumidores já manifestaram que pretendem continuar fazendo compras online, por conta da facilidade que oferece.

Por isso, o omnichannel, que é a convergência de todos os canais, é uma das principais expectativas para o varejo para 2021, especialmente quando a pandemia acabar. Ao integrar de forma fluida as lojas físicas, as virtuais e os compradores, é possível explorar todas as possiblidades de interação, como a finalização de uma compra online com entrega na loja física, por exemplo.

FOCO NA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

A tendência de buscar o e-commerce durante a pandemia, bem como a crise econômica que motivou muitos brasileiros a empreender, ocasionaram um boom de novas lojas online. Embora a presença massiva de clientes garanta que há espaço para todos, é importante contar com diferenciais competitivos que agreguem valor à sua marca e a destaquem da concorrência.

Um dos principais diferenciais que devem ser oferecidos é uma experiência agradável aos clientes. O consumidor atual está muito mais exigente no que diz respeito à rapidez do atendimento e também de sua qualidade. Portanto, lembre-se que o seu cliente é o seu foco, e invista em uma boa experiência para ele. Porém, isso vai além da venda.

O pós-venda é um dos diferenciais mais importantes do e-commerce atualmente. Faça pesquisas de satisfação, analise as respostas dos seus clientes e tenha recompensas justas para clientes que são fiéis.

Outro fator ao qual é preciso ficar muito atento para oferecer a melhor experiência é com a segurança dos clientes, pois a fraude de dados cresceu significativamente durante a pandemia. Garanta que o espaço do seu e-commerce é seguro e invista em tecnologia de proteção de dados, assim nem você nem seu cliente terão experiências desagradáveis em suas transações.

INVESTIMENTO EM LOGÍSTICA E IA

O aumento massivo nas vendas on-line durante o período da pandemia evidenciou os problemas de logística que muitas empresas de e-commerce enfrentam para cumprir seus prazos de entrega e também para manter seus estoques. A necessidade de investimento em tecnologias e profissionais que pudessem fazer de forma competente a gestão de logística das lojas on-line.

Porém, isso se mostrará ainda mais importante com a reabertura dos serviços presenciais. Isso porque eles se apresentarão como mais uma concorrência a ser enfrentada. Portanto, qualquer atraso na entrega ou confusões de produtos pode gerar reclamações e trazer problemas para a imagem da empresa on-line. Assim, investir em tecnologia aplicada à logística deixa o e-commerce em uma posição mais sólida e confortável no mercado.

O mesmo pode ser dito do uso de Inteligência Artificial no atendimento; ele ajuda a empresa a se destacar e garante um atendimento de maior qualidade.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

O perfil dos consumidores mudou durante a pandemia; o isolamento social fez com que as pessoas revissem muitos de seus valores, e o consumo desenfreado foi quem mais sofreu com isso. A expectativa é que as pessoas pensem mais antes de fazer uma compra, e levem em consideração fatores que antes não eram tão importantes. Isso é uma tendência que já vinha se manifestando na nova geração, mas que foi intensificada por conta da pandemia.

Nesse contexto, empresas que possuam uma elevada responsabilidade social são as preferidas dos consumidores. Se você deseja ter uma boa imagem e fidelizar seus clientes, é preciso tomar cuidado com as práticas sociais, ambientais e de governança tomadas pela sua empresa. Isso pode soar complexo, mas na verdade é feito a partir de pequenas atitudes.

Invista em embalagens recicláveis, por exemplo, e patrocine causas sociais. Essas atitudes já fazem maravilhas para a imagem da sua empresa, desde que sejam verdadeiras e não apenas estratégias de marketing.

SOCIAL COMMERCE

A mudança das lojas físicas para o âmbito virtual, bem como o aumento da busca dos clientes pelas lojas on-line, causou uma aproximação entre os comércios e os clientes. O uso das redes sociais como canal de vendas não deve ser abandonado, mas sim se tornar a principal forma de comunicação entre os consumidores e as lojas.

Isso porque esses caminhos permitem um atendimento mais personalizado, e também facilitam a resolução de problemas, funcionando até mesmo como um SAC. É possível prestar um atendimento rápido e individualizado, duas demandas muito importantes para o perfil de consumidor da era digital.

O uso de Instagram, WhatsApp, Facebook e até mesmo o TikTok para finalizar as compras tende a crescer 30% nos próximos anos. Portanto, as lojas de e-commerce que quiserem se manter relevante após o final da pandemia precisam investir em perfis nesses aplicativos.

E os perfis devem ir além do básico; essas redes sociais são cheias de ferramentas e recursos que promovem interações significativas com os consumidores. Abuse dos stories, live streamings e qualquer outra ferramenta que personalize a sua marca e traga calor humano ao seu comércio, algo que agrada muito os consumidores.

Esperamos ter ajudado você a preparar o seu e-commerce para o período pós-pandemia. Se quiser saber mais, acesse o nosso site: http://www.liveecommerce.com.br/

Editorias: Economia  Internet  Negócios  Serviços
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: TMJ Marketing para E-commerce
Contato: Bruno Galdino Santana