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Tudo pronto, é hora de vender! Sua plataforma de e-commerce está preparada para a demanda da Black Friday?
A Black Friday, evento surgido nos EUA e realizado sempre na 4ª quinta-feira do mês de novembro, é uma das datas mais importantes para o comércio em todo o mundo.
Tanto os consumidores quantos os varejistas costumam aguardar a data com bastante expectativa, uma vez que ela representa, para ambas as partes, a oportunidade de realizar grandes negócios.
Em um ano como 2020, em que as restrições impostas pela pandemia da COVID-19 modificaram significativamente o perfil de consumo, as compras online ganharam ainda mais espaço: estima-se que, apenas no mês de abril de 2020, o comércio eletrônico ultrapassou a marca de 9 milhões de reais de faturamento, um recorde para o varejo online no país. Esse dado comprova que a Black Friday 2020 tem tudo para ser uma das mais importantes e lucrativas do país desde 2011, quando o evento passou a acontecer também no Brasil.
Nesse sentido, perguntamos a você, varejista online: o seu e-commerce está preparado para a demanda de vendas que está por vir? Traremos, aqui, algumas dicas que certamente ajudarão seu comércio online a ser um grande sucesso durante a Black Friday.
PLANEJE COM ANTECEDÊNCIA OS DESCONTOS QUE PRETENDE OFERECER
Para ter sucesso durante esse período, um bom planejamento é de suma importância. Os descontos oferecidos precisam ser atrativos, mas de forma equilibrada, que não prejudique as finanças do seu negócio. Lembre-se: existem muitas formas de oferecer vantagens para os clientes que estão interessados em comprar seus produtos, o que pode dispensar a necessidade de grandes esforços financeiros para oferecer descontos muito grandes.
Você pode, por exemplo, oferecer bônus para compras de produtos que estavam parados há muito tempo no estoque ou oferecer cashbacks atrativos para aqueles que realizarem compras.
Ainda em relação ao planejamento, é de extrema importância verificar a possibilidade de obter descontos também com os fornecedores, sempre repassando ao consumidor final esses descontos. Esse é um ponto fundamental para tornar a sua loja mais competitiva durante a Black Friday.
INVISTA EM MARKETING
As ações de marketing, se bem executadas, são a ponte que levará a sua marca diretamente ao seu cliente, uma vez que permitirão a comunicação das suas promoções. Para tanto, é fundamental que você invista em uma boa campanha de anúncios próprios para o período da Black Friday, preferencialmente dando bastante destaque ao que seus produtos têm de diferenciais em relação aos dos seus concorrentes.
Os canais de marketing escolhidos também farão toda a diferença: muitos clientes são bastante influenciados pelas redes sociais no momento da compra, o que torna esse meio de comunicação bastante eficaz para estratégias de marketing. Esses canais permitem, inclusive, anúncios pagos, que costumam ter bastante alcance (campanhas de Google Adwords, Display e Facebook Ads, por exemplo).
ATENTE-SE AO ESTOQUE
Pode parecer óbvio, mas não é: muitos comerciantes perdem a oportunidade de realizar vendas por não ter em estoque ou não ter em quantidade suficiente o produto oferecido. Essa está, ainda, entre as maiores causas de insatisfação dos clientes durante a Black Friday. Pendências no envio podem manchar permanentemente a reputação do seu e-commerce. Imagina o quão frustrante é para o cliente saber que sua tão aguardada compra não poderá ser entregue por falta do produto em estoque?
A forma de evitar esse tipo de problema é mantendo monitorado os níveis de cada produto no seu estoque, atendendo satisfatoriamente a demanda da sua clientela.
TESTE SUA(S) PLATAFORMA(S) DE VENDAS
Durante a Black Friday, o e-commerce passa por um importante desafio, considerando que as plataformas de vendas passam a receber um número de acessos simultâneos muito superior ao que se verifica no decorrer do ano. É preciso, portanto, estar preparado para essa mudança para evitar lentidões na plataforma de compras ou erros na finalização da compra.
Assim, teste antecipadamente a sua plataforma de vendas, a fim de verificar a ocorrência de possíveis erros. É preciso que a plataforma escolhida por você seja veloz, tenha boa usabilidade e bons mecanismos de busca por produtos. Outro ponto bastante importante é verificar se sua plataforma apresenta boa usabilidade em aparelhos moveis, como celulares e tablets. Boa parte das compras na Black Friday são realizadas através desses dispositivos.
VARIE OS MÉTODOS DE PAGAMENTO
Além dos métodos de pagamento tradicionais, como boleto bancário, transferência e cartão de crédito, verifique a possibilidade de aceitar outros métodos de pagamento, tais como o uso de cartão virtual ou a possibilidade de parcelar via boleto bancário, por exemplo. Facilitações no pagamento também são muito bem vistas pelo consumidor, como parcelamentos extensos, bons descontos para pagamento à vista e envio grátis.
FAÇA BOAS FOTOS DE SEUS PRODUTOS
Quando se trata de e-commerce, as fotos funcionam como uma vitrine e é por meio delas que seus clientes se sentirão atraídos para conhecer melhor os seus produtos e sua loja virtual. Suas fotos precisam ter aspecto profissional – se possível, contrate um fotógrafo profissional para esse serviço – e precisam, também, ser condizentes com o produto oferecido. Descrever bem cada produto também é muito importante, já que economiza tempo e dinamiza o processo de compra.
NADA DE BLACK FRAUDE!
Esse é, sem dúvida, um dos itens mais importantes da nossa lista. É recorrente a queixa, por parte dos clientes, de existência de falsas promoções durante a Black Friday, no estilo “metade de dobro”. Tanto os clientes quanto os serviços de proteção ao consumidor estão cada vez mais atentos a esse tipo de prática, que além de ilegal, prejudica permanentemente a reputação do negócio de quem a pratica. Além disso, existem plataformas capazes de mapear o histórico de preços de um determinado produto em períodos anteriores à Black Friday. Portanto, seja transparente com seus clientes e ofereça descontos e vantagens reais. Nada de Black Fraude!
Essas dicas fazem sentido para você? Temos certeza que sim. Garantimos que, se seu e-commerce as colocar em prática, certamente será um grande sucesso de vendas durante a Black Friday e até mesmo depois dela.
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