E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Entenda cada uma das tecnologias de um projetor multimídia
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Entenda cada uma das tecnologias de um projetor multimídia
...

O projetor multimídia é um equipamento cada vez mais comum na vida das pessoas. Mas você sabe como esses aparelhos funcionam? Os projetores se diferenciam em tipos de lâmpadas, conversores, formas de tecnologia, lentes, motores.

Outras caraterísticas, como distância e tipo de tela também influenciam bastante nas condições de projeção. Por conta disso tudo, é muito importante conhecer o modo de funcionamento do projetor multimídia, principalmente, ao que diz respeito à tecnologia.


- Projetor Multimídia CRT
CRT (Cathode Ray Tubes) é a tecnologia mais antiga utilizada em alguns modelos de projetor multimídia. A tradição se justifica pelo fato desse modo ser uma grande referência de qualidade de imagem. Os equipamentos com operação CRT são compostos de três tubos, cada um deles tem uma cor diferente: azul, verde e vermelho. As colorações possuem luz própria e, quando se misturam, geram outras cores básicas a fim de compor toda a paleta de cores na tela.

A alta definição de imagem pode chegar a 3200x2560, uma alta qualidade comparada até às condições de transmissão de grandes salas de cinema do Brasil e até do mundo. A vida útil desta tecnologia também é algo a se destacar, pois os equipamentos podem alcançar até 10 mil horas de funcionamento. Além disso, a CRT apresenta melhor nível de preto de todas as tecnologias em qualquer tipo de tela. Vale ainda frisar que, atualmente, os pixels são formados pelas mesmas três cores da tecnologia CRT, ou seja, é uma forma de construção de imagens bastante conhecida e difundida mundo afora.

As desvantagens da CRT são o preço um pouco mais caro que os demais modelos de tecnologia; o peso e o tamanho do projetor são altos (podendo ultrapassar 100kg); as configurações são mais complexas e o brilho total (ANSI) é menor do que as das tecnologias LCD e DLP.


- Projetor Multimídia DLP
DLP (Digital Light Processing) é uma tecnologia (marca) de exclusividade da Texas Instrument. Diferente da CRT, esta forma DLP é a mais nova usada em vários tipos de projetor multimídia. Criada em 1987, esta tecnologia funciona a partir de espelhos microscópicos em um único chip, denominado, “Digital Micromirror Device” ou DMD. Os pequeninos espelhos são responsáveis por criar as imagens projetadas na tela. Cada micro espelho significa um ou mais pixels na imagem apresentada, já a resolução é contada e definida com base no número de espelhos, por exemplo, a definição de 1920x1080 tem, exatamente, 3 mil microespelhos para gerar as imagens.

Os tons de cinza das imagens são formados a partir do reposicionamento rápido dos espelhos. O contraste, por sua vez, é controlado por meio do tempo em cada posição. Já a geração das cores acontece de jeito diferente, uma roda semitransparente formada por 3 cores básicas (verde, azul e vermelho) é posicionada na frente dos pequenos espelhos, assim que ela gira, as imagens são transmitidas e projetadas na tela.

Para que o funcionamento e a geração das imagens sejam perfeitos, a roda chega a girar em uma taxa de até 10x a cada frame. As lâmpadas usadas na tecnologia DLP são de LED ou laser, o que garante a mesma gama de Lumens. A grande maioria das salas de cinema do país, inclusive aquelas de 3D, funcionam com tecnologia DLP para o projetor multimídia.

As desvantagens da tecnologia são: o chip único que é bem mais sensível do que os modelos com 3 chips, e mais, esse modo pode gerar o problema de “arco íris na tela”; o projetor multimídia também necessita de mais ventilação, ou seja, acabam produzindo mais barulho; como a tecnologia LCD faz uso de lâmpada, é preciso também gastar mais dinheiro para comprar um No Break que evita o rompimento do funcionamento em caso de queda de energia.


- Projetor multimídia LCD
LCD (Liquid Crystal Display) é a tecnologia mais comum, fácil de instalar e com preço acessível. Os projetores LCD funcionam por meio de uma lâmpada especial “Metal Halide”. As imagens são formadas na frente da lâmpada composta por 3 painéis de poli-silicone, cada painel pertence a uma cor (são elas: azul, verde e vermelho). Posteriormente, um sinal polarizado passa pelos painéis e, assim, pixels individuais são ora abertos, ora fechados para que a luz possa passar ou não. Esse esquema de “abre e fecha” faz com que o leque de cores e a luz sejam projetados a fim de criar as imagens.

A lâmpada “Metal Halide” é imprescindível para o adequado e bom funcionamento do projetor multimídia LCD já que a temperatura de cor e espectro são perfeitos para a projeção. A luminosidade pode alcançar 20.000 lumens. Além disso tudo, os projetores com tecnologia LCD têm tamanho compacto e peso leve, condições perfeitas para instalar o aparelho ou carrega-lo sem dificuldades. O alto contraste e o brilho têm taxas altas e o consumo é baixo.

Antes, um dos pontos negativos era que a lâmpada possuía durabilidade entre duas mil horas, e com o custo mínimo de R$ 500 reais, hoje temos a opção de lâmpada LED, que possui durabilidade de 30.000 a 50.000 horas e o custo parte de R$ 60,00.

Veja mais em: http://www.varieshop.com.br/

Editorias: Informática  Negócios  Serviços  
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: TMJ Marketing para E-commerce  
Contato: Bruno Galdino Santana  
Telefone: 13-34536804-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.