E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




É tempo de Festas Juninas no Vale do Café
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Arraial na Fazenda União: quadrilha convidada se apresenta para animar os convidados
Arraial na Fazenda União: quadrilha convidada se apresenta para animar os convidados

As bandeirinhas coloridas penduradas, preparações para a fogueira e quadrilhas ensaiando: é sinal de que está chegando o período das mais esperadas festas da estação!
Quem é do interior sabe que é a melhor época para provar os quitutes de milho, de espantar o frio dançando forró e fazer uma promessa para o santo casamenteiro e, quem sabe, chegar até o final do mês ao lado de um novo par.

Bem perto do Rio, a apenas duas horas, a temporada de festas juninas se aproxima com toda força, oferecendo atrações que se estendem até agosto nos 6 municípios da região Vale do Café. A paisagem do campo, seu entorno tranquilo, pacífico e a receptividade do seu povo, permite ao visitante se inserir em uma atmosfera típica dessa festa popular.

Aproveitar o clima em um só dia é pouco, e os hotéis Mara Palace e Santa Amália, ambos em Vassouras, oferecem festa junina aos sábados e hospedagem de sexta à domingo. O Mara Palace capricha na decoração, nos quitutes e tem apresentação de sanfoneiro que não vai deixar ninguém parado. O arraial do Santa Amália acontece em local especialmente preparado, com barraquinhas ao ar livre, fogueira e vários quitutes típicos. A equipe de animadores reúne os convidados para dançar quadrilha e participar das brincadeiras: dança com balão, corrida do saco, ovo na colher e dança das cadeiras estão na programação. As festas são abertas a visitantes com ingresso individual que garante todas as delicias, mas é necessário reservar. Quem quiser curtir os eventos com autonomia para passear pela região, a Vila Hibisco Pousada e Apart, no mesmo município, oferece opção de hospedagem para um, dois ou mais dias, e especialmente nessa época do ano, serve alguns sabores tradicionais juninos no café da manhã.

Uma festa caipira tem apelo ainda maior quando acontece em um ambiente genuinamente rural e algumas fazendas também organizam suas festas. A Fazenda Ponte Alta, em Barra do Piraí, promove sua tradicional comemoração com delícias como caldo verde, feijão amigo, canjica, cachorro-quente, churrasquinho e variedade de bolos. O casamento caipira e a dança da fita também marcam presença, sendo possível fazer uma visitação histórica pela fazenda para quem chegar mais cedo. A Fazenda União, em Rio das Flores, hotel fazenda que oferece estrutura e serviço para os visitantes mais exigentes, terá sua festa acontecendo em torno da enorme fogueira, com participação de quadrilha convidada para animar e diversos quitutes juninos caseiros, preparados na panela de barro e forno à lenha.

Outros locais para visitar

Quem for estender a visita, também pode conhecer algumas das mais famosas construções do Vale, as fazendas históricas, e mergulhar no passado com bastante informação sobre o Brasil no século XIX. As fazendas Cachoeira Grande e São Roque, em Vassouras, Fazenda das Palmas, em Paulo de Frontin, Fazenda do Paraízo, em Rio das Flores, Fazenda Vista Alegre, em Valença, Fazenda Alliança, em Barra do Piraí, além das fazendas Ponte Alta e União, recebem para visitação em todos os finais de semana, algumas também de segunda a sexta, sempre com reserva antecipada.

Outro local que merece estar na lista é o Jardim Ecológico Uaná Etê, em Sacra Família, a 15 minutos de Vassouras. O Jardim, um verdadeiro paraíso eco cultural, é aberto a visitação e mensalmente realiza um evento especial, sempre tendo como inspiração a música e a natureza. Os próximos estão marcados para os dias 11 de junho, em comemoração ao Dia dos Namorados, recebendo Ayrton Montarroyos e Antonia Medeiros como convidados; dia 1º de julho, com um baile de Jazz e Lindy Hop e 6 de agosto, um brunch concerto com os músicos Nelson Faria e Cris Dellano.

Visitar a região também significa poder provar seus mais autênticos sabores, e o Restaurante e Pousada Casa do Manequinho, em Piraí, que tem a tilápia como especialidade, serve para a ocasião um prato inspirado nos festejos: a Tilápia Cores do Brasil. O filé empanado crocante feito com farinha de milho, é acompanhado de creme de milho e arroz de brócolis, compondo uma refeição com o colorido e gostinho nacional. O cardápio ganha novos itens no inverno, com caldos e sopas que podem ser caldo verde, sopa de mandioquinha com frango ou creme de abóbora com gengibre e queijo.

Essa também é a estação adequada para as bebidas quentes, como os destilados, e a Cachaçaria Werneck, em Rio das Flores, oferece algumas versões da bebida mais famosa do Brasil, com o adicional dos visitantes poderem conhecer suas instalações. Além de consumida pura, a Werneck pode perfeitamente compor as bebidas juninas, como o quentão, que ganha versão gourmet ao ser preparado com a cachaça que é uma das mais premiadas do país.

Ainda em Rio das Flores, outra passagem obrigatória é pela Florart, Ponto de Cultura que possui exemplares da variada produção artesanal local. Entre os adereços juninos com chapéus estilizados e itens para casa e decoração feitos em palhas, tecidos e bordados, há imagens do Santo Antônio para quem quiser fazer promessa no dia 13 de junho. Com essa ajudinha, só vai ficar solteiro quem quiser!

Informações completas sobre os locais no site:
valedocaferio.wordpress.com

Editorias: Criança  Cultura e Lazer  Gastronomia  Terceira idade  Turismo  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: LA Comunicação  
Contato: Luisa Avelino  
Telefone: 21-984428421-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.