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A necessidade de informações contábeis consistentes nos processos de Fusão & Aquisição
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*Por Carlos Miyahira
Após um período de queda motivado por fatores como o aprofundamento da instabilidade política e da crise econômica que, inevitavelmente, tornam os investidores mais cautelosos, o Brasil parece aos poucos estar retomando a força no cenário global de Mergers and Acquisitions (M&A) – Fusões & Aquisições – de empresas.
Segundo a consultoria americana A.T. Kearney, por exemplo, a expectativa é que negócios nas áreas de consumo e varejo voltem a crescer em toda a América Latina ao longo de 2017. Além disso, como veiculado na grande imprensa nacional, setores como o de educação tem aquecido o mercado de M&A este ano, gerando novas oportunidades de investimento para os consultores da área do país.
Dito isso, um ponto para o qual nem sempre se é dada a devida atenção por parte das empresas que desejam expandir externamente seus negócios, diz respeito a qualidade das informações contábeis prestadas durante um processo de Fusão & Aquisição. Mas qual a verdadeira importância da contabilidade para tal processo? Responder essa pergunta é um dos objetivos centrais desse texto. Analisemos, pois, essa e outras questões relacionadas ao tema no decorrer do presente artigo.
Porque a contabilidade gera valor para o seu negócio?
Sobretudo no mundo dos negócios atual, o contador exerce um papel-chave de suporte a gestão e para a tomada de decisões estratégicas que não comprometam o equilíbrio financeiro do negócio. Por esta razão, a contabilidade é um dos pilares da governança corporativa, posto que é através dela que são gerados os controles e as informações financeiras que asseguram a viabilidade das relações entre investidores, sócios, instituições financeiras e o mercado.
Do mesmo modo, toda empresa que deseja participar de um processo de Fusão ou Aquisição, precisa dispor de uma contabilidade organizada, ágil, efetiva e que mantenha a qualidade informacional dos demonstrativos contábeis, de modo que se evitem especulações ou crises de confiabilidade que só afetariam o valor de mercado da empresa em questão.
Ademais, por se tratar de um campo muito específico, o segmento de M&A exige conhecimentos especializados, entendimento do mercado global e de normas contábeis, fatores estes que só aumentam a importância do profissional contábil para a otimização dos processos de Fusão e Aquisição.
Os impactos negativos de uma contabilidade frágil
São muitos os impactos negativos possíveis advindos de uma contabilidade inconsistente para um processo de M&A, dentre eles, podemos citar:
- Perda de confiabilidade no mercado: empresas que não contam com uma contabilidade consistente tendem a ver reduzido o interesse por investidores;
- Geração de especulações sobre a aquisição ou fusão de uma empresa: especulações são um dos principais entraves para qualquer processo de M&A e, em casos mais extremos, podem prejudicar o andamento do negócio;
- Diminuição do valor de uma companhia: motivado pelos pontos anteriores, a companhia tende a perder valor de mercado e acaba com ganhos reduzidos caso o processo seja concluído;
- Atraso na negociação: organização e qualidade das informações contábeis evitam ainda atrasos e falta de agilidade na combinação das empresas;
- Cancelamento do processo: por fim, quando tratamos de empresas com áreas contábeis profundamente fragilizadas, isso pode influenciar diretamente em processos inconclusos de fusão ou aquisição.
A função estratégica de uma equipe contábil no contexto de M&A
Com todas essas exigências e particularidades, resta claro que toda e qualquer Fusão e Aquisição exige um time multiprofissional e suficientemente preparado, no qual equipes de contabilidade atuam de modo estratégico, com o fornecimento ágil de informações contábeis sólidas que favoreçam uma negociação bem-sucedida para as partes envolvidas.
Por fim, é importante entender que, para que isso seja possível, a noção da importância de uma contabilidade organizada deve estar presente em seu negócio durante todo o ciclo de vida da empresa. Com essa mentalidade será possível conduzir, de modo mais seguro, sua companhia rumo ao caminho do crescimento.
*Carlos Miyahira é sócio da Grounds e especialista na área contábil, com experiências em processos de aquisição e venda de empresas e operações, do ponto de vista do Comprador (Due Diligence) e do Vendedor (Vendor Due Diligence), consultoria no processo de pós-aquisição.

Sobre a Grounds
A Grounds é uma empresa de consultoria inteligente especializada nas áreas contábil, tributária, trabalhista, previdenciária e financeira. Os diferenciais da companhia é que seu core business é diferente, por exemplo, dos serviços dos advogados, pois a Grounds atua no detalhe que abrange todas as áreas das empresas. A companhia no último ano de atuação solucionou mais de 40 projetos de due diligence, consultoria fiscal-financeira e assessoria permanente em vários segmentos de atuação: Investimentos e Private Equity, Energia e Infraestrutura, Serviços, Varejo e Indústria em geral. Saiba mais: http://grounds.com.br/

Editorias: Negócios  
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Ideiacomm  
Contato: Mariana Cruz l Ideiacomm  
Telefone: --

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