Aproveitando dados: as vantagens da Automação de Cargas de Trabalho em ambientes complexos

Por Guilherme Rodrigues, Gerente de Contas Estratégicas da ASG Technologies Group, Inc.

A nova dinâmica do mercado é fazer mais com menos recursos. Nos últimos tempos, esse tem sido o grande mantra das empresas, colocando equipes e operações de TI diante de orçamentos cada vez mais restritos e enxutos. Na contramão desse cenário, porém, as organizações continuam crescendo, com novas aplicações e ferramentas sendo adicionadas diariamente. Afinal, a tecnologia não para de evoluir e é preciso acompanhar tudo isso.
A constante transformação das companhias apresenta enormes desafios para o gerenciamento de TI, tornando a inovação e a gestão das infraestruturas cada vez mais complexas, sobretudo devido à proliferação de aplicativos e plataformas, além de novas maneiras de uso como a virtualização dos dados e o armazenamento em Nuvem. Como resultado, o planejamento e o monitoramento das cargas de trabalho estão consumindo muitos recursos das empresas, geralmente por meio de várias ferramentas de agendamento e coordenação das atividades.
Por isso, os analistas concordam que o momento exige que as empresas renovem suas estratégias para lidar com a profunda complexidade de TI. Para gerenciar os Workloads de suas organizações, os CIOs (Chiefs Information Officer) precisam levar em consideração uma realidade que traz características como redução dos orçamentos de TI; equipes cada vez menores e enxutas; profissionais mais jovens e menos experientes; infraestrutura ampla, com uma vasta gama de plataformas, servidores, aplicações e mainframes, entre outros; expansão de ambientes virtualizados e de Computação em Nuvem; e lidar com a automação de sistemas estratégicos, como ERP e CRM.
Para cumprir todos esses desafios e otimizar seus ambientes de tecnologia, os líderes de TI devem implementar uma solução de automação de carga de trabalho multiplataforma. Essas soluções ajudam a eliminar erros, automatizar processos e a simplificar a execução de tarefas operacionais do dia a dia.
As plataformas de Workload Automation, como são chamadas em inglês, permitem gerenciar o fluxo de trabalho de vários sistemas a partir de uma abordagem moderna e totalmente voltada aos negócios. A automação mapeia quais são os processos de carga de trabalho existentes na rotina da organização, separando e alocando os recursos necessários para a realização das tarefas, de acordo com o status da infraestrutura. Além disso, esse tipo de ferramenta faz o gerenciamento proativo de performance, oferecendo novas oportunidades para as empresas reduzirem o tempo e o custo de suas atividades operacionais.
A Automação de Carga de Trabalho pode fornecer uma vantagem adicional por um ponto único de integração, gerenciamento e controle para maximizar a capacidade das áreas de tecnologia das empresas. Como resultado, os CIOs não precisarão mais de diferentes plataformas para realizar a automação de todas as instalações e aplicações embarcadas na operação. Dessa forma, as companhias passam a ter uma forma única e direta para gerenciar seus esforços, incluindo aspectos de virtualização e Nuvem.
É recomendável que os líderes de TI procurem soluções multiplataformas de automação, com opções que ajudem a consolidar e minimizar os custos referentes à implantação e desenvolvimento de software. Ao consolidar seus ambientes em um único ponto de gerenciamento, as companhias poderão simplificar e organizar de forma prática toda a complexidade das instalações de tecnologia.
Outra dica é procurar por ferramentas robustas, com capacidade para gerenciar a carga de trabalho de todas as operações de uma empresa. Essas soluções podem suportar o controle diretamente por eventos, bem como recursos tradicionais de agendamento a partir de registros com data e hora.
A integração também é essencial para o sucesso de uma solução de automação de carga de trabalho. A maioria dos ambientes exige integração não invasiva para suportar a automação de aplicativos legados, como sistemas de gestão empresarial e de controle de relacionamento com clientes, do tipo ERP e CRM. A partir de uma única central de gerenciamento, os usuários podem gerenciar cargas de trabalho e vários pontos de planejamento em várias plataformas, incluindo ambientes operacionais Windows, UNIX e Linux, entre outros.
Normalmente, as soluções bem integradas oferecem gerenciamento baseado em exceções. Esses sistemas, em geral, contam com uma arquitetura baseada em componentes escaláveis, com alta capacidade de segurança e de inteligência para melhoria contínua das opções de gerenciamento. Com essas soluções, não há a necessidade de definir a configuração para cada servidor, tarefa ou processo individual. Modelos definidos a partir de variáveis de automação adaptativa podem ser implementados em toda a empresa com intervenção manual mínima.
Essa característica é ainda mais importante no que diz respeito a Cloud Computing e virtualização. Em vez de configurar manualmente cada nova máquina virtual, o provisionamento e a execução de uma nova aplicação podem ser tratados automaticamente como parte de uma arquitetura abrangente de Workload Automation.
A solução de Automação de Carga de Trabalho deve incluir uma interface gráfica intuitiva, com recursos que ajudem os CIOs e times a entender o funcionamento de suas companhias por meio de interação visual simplificada. Interfaces gráficas poderosas suportam projetar, documentar e monitorar um processo complexo de automação sem que isso se torne complicado.
Os executivos de TI não podem perder tempo e devem recorrer aos fornecedores do mercado para identificar soluções que ofereçam gerenciamento adaptativo e consolidado das cargas de trabalho, organizando e controlando o fluxo de operações de toda a empresa a partir de um único ponto de sucesso. Com isso, conseguirão implementar uma solução de Automação de Carga de Trabalho para obter uma série de benefícios como maximizar suas rotinas de TI, gerenciar efetivamente as necessidades técnicas de sua empresa e focar os negócios em novos modelos de inovação que deverão gerar oportunidades de crescimento e de aumento de receita. Sem sistemas automatizados, é impossível gerenciar as estruturas de TI das empresas. Que a virada de ano seja uma oportunidade de as empresas reverem suas estruturas e não perderem mais um tempo valioso para os seus negócios.

Editorias: Telecomunicações
Empresa: PLANIN