A percepção negativa do momento atual dos negócios reduz a confiança dos comerciantes em fevereiro

Após dois meses consecutivos de melhora expressiva nas avaliações dos empresários do comércio, o IFECAP, índice FECAP de Expectativas nos Negócios, recuou 4,4%, no mês fevereiro, na comparação com janeiro e, registra, agora, 127,3 pontos na série com ajuste sazonal.

Segundo Erivaldo Costa Vieira, Coordenador no Núcleo de Conjuntura Econômica da FECAP, isso ocorreu devido à queda de 7,4% na percepção do Momento Atual dos Negócios, indicador que compõe o índice de confiança, e que revelou insatisfação sobre vendas, encomendas e sobre a situação geral. “Ele teve redução no mês passado, mas continuou acima de 100 pontos (106,4)”, diz o professor.

Ainda assim, os comerciantes se mantiveram otimistas em relação ao futuro. É o que demonstram os números do Índice-Futuro, que apresentou 158,62 pontos, o segundo maior valor do índice para toda série histórica, e, se manteve estável com variação geral negativa de 1,1% na comparação com janeiro.

Além disso, o estudo dos dados por meio da média móvel trimestral centralizada também demostrou essa tendência de melhora na expectativa e, apontou crescimento de 7,6%, quando comparado ao mês de anterior.

A comparação dos dados com base no mês de janeiro em relação ao porte das empresas verificou uma oscilação para baixo para pequenas e microempresas, influenciadas pelo momento atual dos negócios. As grandes empresas se mantiveram estáveis e as médias registraram crescimento.

De um ano para o outro
Mesmo com a leve redução da confiança dos comerciantes em 2018, o resultado atual do IFECAP, quando comparado a fevereiro de 2017, é positivo e está 17% acima do índice. Do ano passado para cá, o Índice Momento Atual revelou evolução, com um crescimento de 10,9% e a mesma percepção ocorreu com o Índice-Futuro, que teve alta de 24,3%.

O Índice Momento Atual demonstrou melhora nas três posições verificadas: vendas; encomendas e situação geral. Assim como foi verificado no Índice-Futuro, que obteve melhora de 23% das perspectivas de vendas e de 25% nas encomendas.

Na análise de um ano para outro, as grandes empresas foram as que manifestaram maior aumento nas expectativas, 25%, seguidas pelas médias empresas, 19%, as microempresas tiveram crescimento de 21% e pequenas, de 14%.

Sobre o Índice FECAP de Expectativa nos Negócios – IFECAP:
Composto pela compilação de informações sobre as empresas do comércio varejista do Estado de São Paulo, o IFECAP considera o desempenho atual das vendas a clientes e das encomendas a fornecedores, bem como a avaliação geral da situação atual do negócio. O índice avalia ainda informações sobre as expectativas dos empresários quanto às vendas e encomendas para os próximos três meses.
O IFECAP – Índice FECAP de Expectativa nos Negócios consiste em um indicador baseado em metodologia largamente utilizada por diversos países. Há mais de 12 anos, a FECAP coleta dados e calcula mensalmente o índice, que avalia a situação atual das empresas do comércio varejista, com informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas.
A escolha do comércio varejista como universo da pesquisa se deve ao fato de ser esse setor o elo entre a indústria em geral e o consumidor final, uma vez que grande parte da produção de todos os setores da economia acaba circulando de alguma forma pelas empresas do comércio. Seu principal uso refere-se à previsão do nível de atividade da economia, isto porque o índice procura avaliar a expectativa real dos empresários em relação às variáveis chaves, como encomenda a fornecedores e venda ao consumidor final, ou seja, a antecipação do comportamento da produção e renda.
O IFECAP é composto pela compilação de informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas, bem como a avaliação sobre a situação atual das empresas do comércio varejista. Consideram-se ainda informações sobre a expectativa dos empresários quanto ao desempenho das vendas e das encomendas para os próximos três meses.

Indicadores
O IFECAP divide-se em três indicadores:
• Índice-Momento Atual: diz respeito às respostas dos empresários sobre as suas encomendas atuais, realizadas junto a seus fornecedores; a evolução das vendas no período atual; e a avaliação da situação geral dos negócios;
• Índice-Futuro: calculado com base nas expectativas dos empresários em relação às suas vendas e encomendas em um horizonte temporal de 3 meses;
• Índice-Geral: é o indicador composto da agregação dos dois índices descritos acima.
Metodologia
A metodologia do IFECAP considera um conjunto de perguntas qualitativas referidas às expectativas do empresário. São pesquisadas diversas empresas do comércio varejista nas cidades de São Paulo.
A pesquisa é sempre realizada na semana do dia 15 do mês corrente, composta por questões qualitativas, que captam a percepção do empresário em relação ao desempenho de sua empresa, classificadas em microempresas, pequenas, médias e grandes empresas.

Sobre a FECAP:
A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é reconhecida pela tradição na formação educacional e no ensino na área de negócios. Atualmente, dispõe de ensino médio (tradicional, técnico e bilíngue), graduação, pós-graduação, MBA, mestrado e extensão, distribuídos nos campi de Pinheiros, Largo São Francisco e Liberdade.
Em 2017, ano em que completa 115 anos, com o resultado do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo e, âmbito nacional, considerando todos os tipos de instituição de ensino superior de todo o País, ficou entre as 5,5% instituições privadas mais bem classificadas.

Informações à imprensa:
Ketchum Brasil / Assessoria de Imprensa da FECAP