Degradação das latas de aço não representa risco ambiental

Segundo estudos realizados pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Embalagens (Cetea), a lata de aço leva pouco tempo para se decompor totalmente ao ser descartada acidentalmente no meio ambiente, retornando ao estado original de óxido de ferro, ou seja, não traz risco algum de contaminação ambiental. A pesquisa, que revelou o tempo de degradação e o impacto de alguns tipos de embalagens no meio ambiente, constatou que a lata de aço foi a embalagem que apresentou maior celeridade no processo de degradação.

Enquanto o aço leva de 3 a 10 anos para se decompor, materiais plásticos, por exemplo, podem permanecer no meio ambiente por mais de 100 anos. A embalagem de aço é 100% reciclável, voltando ao processo de fabricação infinitas vezes, sem a perda de suas características e funções originais. A reciclagem das latas contribui diretamente com a redução nos níveis de CO2 no processo de fabricação de aço novo, além de evitar o uso de combustíveis fósseis durante a reciclagem.

“A Abeaço e o setor de latas de aço estimula a reciclagem do material, já que representa matéria prima de processo e reduz impactos no ciclo de vida do produto. Atualmente, o índice brasileiro de reciclagem de embalagens de aço está em 47,3%, e vem sendo trabalhado progressivamente, mesmo com todos os desafios gerados pela pandemia do novo coronavírus”, explica Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço).

No total, a reciclagem mundial de ferrosos já atinge 385 milhões de toneladas por ano e cerca de 60% das embalagens de aço do mundo são recicladas, fazendo com que o aço seja o material mais reciclado no planeta.

Editorias: Ecologia e Meio ambiente
Empresa: Press a Porter