Confira duas receitas para deixar sua virada de ano ainda mais especial

Com a proximidade da virada do ano, já está na hora de escolher quais serão as opções para a ceia. A Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) sugere o prato principal e a sobremesa para acompanhar sua ceia no conforto do lar.

Para o prato principal, uma lasanha de lombo com abacaxi enlatado combina a proteína do lombo de porco com a acidez e as vitaminas da fruta. Um prato fácil de fazer e muito saboroso!

Para embalar ainda mais a contagem regressiva, nada melhor que um delicioso merengue de chocolate como sobremesa! Nessa receita, a paixão mundial pelo derivado de cacau vem acompanhada pela textura leve e saborosa do merengue.

Confira abaixo as receitas e garanta uma virada de ano ainda mais gostosa!

Lasanha de Lombo com Abacaxi Enlatado

Ingredientes

Molho branco

- 10 colheres (sopa) de manteiga ou margarina;
- 10 colheres (sopa) de farinha de trigo;
- 4 litros de leite;
- Sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto.

Recheio de lombo
- 1 kg de lombo de porco;
- 4 dentes de alho, picados;
- 4 colheres (sopa) de óleo;
- 3 colheres (sopa) de alecrim;
- 5 colheres (sopa) de suco de limão;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Molho agridoce
- 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina;
- 1 cebola média, picada;
- 3 colheres (sopa) de mel;
- 4 colheres (sopa) de suco de limão;
- 2 xícaras (chá) de suco de laranja.

Para a montagem
- 1 embalagem de Lasanha Festonada Direto ao Forno (500g);
- 500g de mussarela, em fatias;
- 1 lata de abacaxi em calda, picado;
- Queijo parmesão ralado.

Modo de preparo

Para o molho branco, aqueça numa panela média manteiga ou margarina e doure a farinha de trigo. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não formar grumos. Acerte o sal, tempere com a pimenta-do-reino e a noz moscada. Retire do fogo e reserve.

Para o recheio de lombo, tempere o lombo com alho, alecrim, suco de limão, sal, pimenta-do-reino, cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos. Unte uma assadeira com manteiga ou margarina, acomode o lombo, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio por uma hora. Retire o papel-alumínio e deixe dourar. Retire do forno, desfie e reserve.

Para o molho agridoce, aqueça numa panela média a manteiga ou margarina, refogue a cebola, acrescente o mel, o suco de limão, o suco de laranja e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até reduzir e o molho ficar espesso. Misture o molho agridoce no lombo desfiado e reserve.

Monte a Lasanha Festonada Direto ao Forno num refratário grande e fundo. Divida o molho branco em 5 partes, as tiras de lasanha em 4, o recheio de lombo, as fatias de mussarela e o abacaxi picado sem calda em 2.

Alterne as camadas de molho, massa e recheio da seguinte forma: molho branco, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho branco, recheio de lombo, abacaxi picado, tiras de lasanha, molho branco, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho branco, recheio de lombo, abacaxi picado, tiras de lasanha, molho branco e, finalmente, queijo parmesão ralado.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (200°C) por 50 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo.

Dica: para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litro de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.

Rendimento: 10 a 15 porções.

Merengue de chocolate

Ingredientes

- 1 embalagem de Biscoito Tortinhas Sabor Chocolate (160g), picado grosseiramente;
- 150g de suspiro;
- Chocolate ao leite a gosto, ralado.

Creme
- 1 lata de leite condensado;
- 1 lata de creme de leite;
- 2 medidas da lata com leite;
- 2 gemas peneiradas diluídas em 1 xícara (chá) de leite junto com 2 colheres (sopa) de amido de milho;
- 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina;
- 2 colheres (sopa) de licor de chocolate.

Modo de preparo

Para preparar o creme, junte numa panela média todos os ingredientes, menos o licor de chocolate. Leve ao fogo médio e deixe engrossar. Deixe esfriar, acrescente o licor de chocolate, mexa delicadamente e reserve.

Monte o merengue de chocolate num refratário pequeno da seguinte forma: creme, Biscoito Tortinhas Sabor Chocolate com suspiro, creme, Biscoito Tortinhas Sabor Chocolate com suspiro, creme, espalhe por cima chocolate ao leite ralado e decore com Biscoito Tortinhas Sabor Chocolate e suspiro. Leve à geladeira por 3 horas antes de servir.

Rendimento: 8 a 10 porções.

Editorias: Alimentos
Empresa: Press a Porter