Confira receita de cuscuz paulista com enlatados
Nessa receita de cuscuz paulista, a sugestão é incrementar com atum e anchovas enlatados

Que tal preparar um típico prato paulista com a facilidade dos alimentos enlatados? O cuscuz paulista tem várias formas de preparo e utiliza diferentes ingredientes. Nessa receita, em especial, a sugestão é incrementar com atum e anchovas. Prática, versátil, fácil de transportar, resistente a choques e quedas, a embalagem de aço é hermeticamente fechada e os alimentos, em sua maioria, são cozidos na própria lata, o que garante a durabilidade e saudabilidade dos ingredientes.

Destaque para a preservação dos nutrientes e do sabor dos alimentos enlatados, pois a lata de aço funciona como uma barreira contra a luz e o oxigênio – que deterioram algumas propriedades, acelerando reações químicas e alterando, por exemplo, a cor e consistência do alimento. “Além disso, a lata de aço dispensa o uso de conservantes químicos e oferece um período de validade entre 18 e 60 meses, como no caso dos peixes, como atum, anchovas e sardinha”, acrescenta a engenheira de alimentos Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço).

Confira a dica da Abeaço de receita de cuscuz paulista com atum e anchovas enlatados.

Cuscuz paulista com atum e anchovas enlatados

Ingredientes
- ½ xícara (chá) de azeite;
- 4 dentes de alho amassados;
- 1 cebola média picada;
- 3 latas de seleta de legumes;
- 1 lata de ervilha;
- 3 latas de atum;
- 1 lata de anchovas;
- ½ litro de caldo de peixe;
- 5 xícaras (chá) de farinha de milho;
- Sal a gosto;
- 3 ovos cozidos em rodelas (decoração);
- 3 tomates em rodelas (decoração).

Modo de preparo
Em uma panela grande e funda refogue o alho e a cebola no azeite. Acrescente os legumes, a ervilha, o atum e as anchovas. Reserve uma parte para usar na decoração. Acrescente o caldo de peixe e deixe ferver. Aos poucos, misture a farinha e vá mexendo até formar um pirão. Ajuste o sal. Unte uma fôrma com manteiga e farinha de trigo e decore o fundo com ovos, tomates, ervilhas etc. Ponha o cuscuz e aperte bem com uma colher. Desenforme. Pode ser servido quente ou frio.

Sobre a Abeaço
Fundada em maio de 2003, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. Sem fins lucrativos, a entidade investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social, e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo. Saiba mais sobre a Abeaço acessando o site http://www.abeaco.org.br.

Editorias: Gastronomia
Empresa: Press a Porter