E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Embarcação Future of the Fjords atende hoje as metas de emissão de 2026
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Embarcação Future of the Fjords atende hoje as metas de emissão de 2026
Embarcação Future of the Fjords atende hoje as metas de emissão de 2026

O Future of the Fjords representa um novo padrão de transporte de passageiros ambientalmente responsável, como o primeiro navio totalmente elétrico de fibra de carbono do mundo. O desenvolvimento deste catamarã elétrico apoia o objetivo da empresa de minimizar os impactos ambientais nos fiordes noruegueses, maximizando a experiência de beleza natural para os passageiros - uma abordagem essencial para sua rota entre Flåm e Gudvangen na intocada Nærøyfjord, parte do Parque do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Em 2018, o parlamento norueguês aprovou uma resolução para tornar seus emblemáticos fiordes em uma zona de emissões zero o mais rapidamente possível, até, no máximo, 2026. Isso define o prazo final para que os operadores de embarcações nos fiordes eliminem a poluição emitida por seus navios - um prazo que o Future of the Fjords atendeu com oito anos de antecedência.

“É nossa missão proteger o ambiente vulnerável a que damos acesso, proporcionando ao mesmo tempo a experiência ideal para nossos passageiros”, explica Rolf Sandvik, CEO do armador The Fjords. O inegável sucesso desta missão foi reconhecido com o prêmio de \"Navio do Ano\" na feira marítima SMM 2018 em Hamburgo.

Protegendo um ambiente intocado

O navio prova que é possível maximizar a experiência dos viajantes, garantindo um impacto mínimo no magnífico ambiente do fiorde. Janelas panorâmicas e trilhas para caminhadas ao ar livre, semelhantes a montanhas, proporcionam aos passageiros vistas espetaculares e uma experiência de beleza natural diferente de qualquer outra.

Design inovador para puro desempenho

A otimização da eficiência energética é uma estratégia fundamental para garantir a viabilidade da embarcação e reduzir seu impacto ambiental. Portanto, o Future of the Fjords utiliza soluções de alta tecnologia em uma variedade de disciplinas para atingir o menor consumo de energia possível. Os leves laminados prensados de carbono para o casco e as superestruturas garantem aproximadamente a metade do peso em comparação com os materiais convencionais.

O design catamarã de última geração também reduz as ondas e buracos que, com o tempo, podem danificar as margens expostas dos estreitos fiordes. Seu sistema de propulsão inovador é alimentado por bateria e a embarcação também integra sistemas de TI atualizados para conveniência digital de passageiros.

As soluções da Westcon Power & Automation estão integradas em todo o navio, trabalhando constantemente nos bastidores para controlar, regular e otimizar o desempenho. Os componentes da Danfoss são usados em vários produtos da Westcon, incluindo inversores para propulsão principal, rede auxiliar e carregadores. Eles garantem uma operação confiável para reduzir a manutenção a um mínimo absoluto.

Coração do navio

A bateria aciona os dois motores elétricos. É composto por 8 racks com 17 módulos de bateria cada, totalizando 1,8 MWh de capacidade de energia. Quando carregada, a embarcação pode funcionar por mais de duas horas a uma velocidade de 11 nós. Nenhum aspecto da otimização de desempenho é deixado ao acaso: um sensor Danfoss MBT é conectado ao controle de ventilação do ventilador para garantir que a temperatura esteja sempre correta na sala de baterias.

Propulsão livre de fósseis

O sistema de propulsão elétrica permite que a embarcação navegue sem emissões a uma velocidade de cruzeiro de 16 nós. Dois motores elétricos de ímã permanente com potência de 450 kW a 1180 rpm acionam a embarcação. Motores e sistemas de controle de propulsão são entregues pela Westcon.

O sistema de propulsão a bateria elimina as emissões de NOx e CO2 e reduz o ruído e as vibrações. Os recursos de posição de difusão do sistema reduzem a potência de propulsão necessária, minimizando ainda mais a resistência e a perda de velocidade.

A propulsão principal e também os propulsores de proa e popa são equipados com drives VACON® para controlar a velocidade e otimizar o consumo de energia e a manobrabilidade. Além disso, o conversor de rede (grid converter) é um inversor VACON® que fornece energia confiável aos quadros de distribuição auxiliares. Todas as unidades garantem uma conversão de energia segura e de alta eficiência da bateria.

Lubrificação suficiente

O controle do motor elétrico de uma maneira mais eficiente também contribui para reduzir ao mínimo o consumo de energia. Lubrificação suficiente é a chave para a alta eficiência de propulsão e isso só pode ser alcançado com controle preciso de pressão e temperatura sob todas as condições de operação.

Na engrenagem de redução da hélice, um pressostato Danfoss MBC 5100, sensor de temperatura MBT 5250, transmissor de pressão MBS 5150 e a válvula proporcional de alto desempenho PVG 32 estão instalados no sistema de propulsão para garantir a lubrificação ideal e reduzir o consumo de energia ao mínimo.

Conversão de energia leve oferece empuxo total

O sistema de energia projetado pela Westcon é duas toneladas mais leve do que a melhor alternativa seguinte, o que reduz a potência de propulsão necessária. Este enorme benefício para a eficiência só foi possível devido à liberdade do design que os inversores VACON® da Danfoss oferecem, explica Frode Skaar, gerente de desenvolvimento de negócios da Westcon.

“Graças à versatilidade dos inversores da Danfoss, que são totalmente compatíveis com muitas tecnologias alternativas, conseguimos projetar tanto o sistema de potência quanto o suprimento de costa de maneira muito ágil. Comparado ao nosso concorrente mais próximo, encontramos equipamentos que faziam o mesmo trabalho que eram duas toneladas mais leves, exigiam menos componentes e garantiam menores perdas de energia, resultando em um sistema melhor”, explica Skaar.

Os drives VACON® também permitiram à Westcon superar desafios no gerenciamento de calor dos sistemas de conversão de energia, resultantes de componentes versáteis e um processo de solução de problemas em que o construtor naval e o proprietário trabalharam de forma positiva e flexível: Conversor VACON® NXP DC/DC, Conversor de Rede VACON® NXP (variantes AFE e MicroGrid), VACON® NXP Air Cooled e VACON® 100 FLOW.

Primeiro porto de energia flutuante do mundo

A rede elétrica local não tem capacidade suficiente para carregar o Future of The Fjords diretamente. Em vez disso, a embarcação recarrega sua bateria no PowerDock, uma doca flutuante de fibra de vidro com capacidade de carga de 2,4 MWh: 1,2 MWh proveniente de uma bateria e 1,2 MWh da rede.

O PowerDock carrega constantemente ao longo do dia, alimentado pela rede local. Recarregar o navio leva apenas 20 minutos, durante os quais o cais fornece cerca de 800 kWh de energia.

A Westcon equipou a estação de energia com acionamentos VACON® de 2,4 MW e seu próprio sistema de controle, garantindo que tudo seja perfeitamente integrado.

Future of the Fjords
Comprimento: 42 m
Largura: 15 m
Materiais: fibra de carbono prensada
Assentos: 400 passageiros
Classe: Embarcação leve DNV GL
Motores elétricos: 2x saída de 450 kW a 1180 rpm
Caixas de engrenagens: 2x caixas de engrenagens Servogear HD220H
Hélice: hélice de passo controlável Servogear Ecoflow com diâmetro de 1475 mm; diâmetro do eixo da hélice 100 mm
Bateria: 1,8 MWh

Sobre a Danfoss
A Danfoss desenvolve tecnologias avançadas que nos permitem construir um amanhã melhor, mais inteligente e mais eficiente. Nas cidades em crescimento, asseguramos o fornecimento de alimentos frescos e o melhor conforto em nossas casas e escritórios, atendendo à necessidade de infraestrutura eficiente em energia, sistemas conectados e energia renovável integrada. Nossas soluções são usadas em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbeis. Nossa engenharia inovadora remonta a 1933 e hoje a Danfoss ocupa posições líderes no mercado, empregando mais de 28 mil e atendendo clientes em mais de 100 países. Somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Leia mais sobre nós em http://www.danfoss.com.br.

Editorias: Ecologia e Meio ambiente  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Press a Porter  
Contato: Rosa Pellegrino  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.