Verallia fecha parceria que prevê plantio de 500 mil árvores

Há muitos anos comprometido com a redução de sua pegada ambiental, o Grupo Verallia, um dos líderes mundiais em embalagens de vidro para bebidas e alimentos, fechou parceria com a PUR Projet para a execução de programa de compensação de carbono. A ação se articula em dois eixos distintos: um programa climático na América Latina e outro de integração ambiental nas plantas de produção da Verallia. O programa climático permitirá compensar 1% das emissões de CO2 do Grupo a cada ano, bem como plantar mais de 100 mil árvores por ano durante os próximos cinco anos.

Esta iniciativa reforça a política de Responsabilidade Social Corporativa muito mais ampla que já vem sendo implementada pela Verallia há muitos anos e que se articula em três áreas: contribuir na preservação ambiental; atuar em prol da segurança e do desenvolvimento de seus colaboradores; e, por fim, contribuir no desenvolvimento das comunidades.

A Verallia tem se dedicado a atingir seu objetivo de redução de emissões de CO2 em 1% ao ano1, graças ao aperfeiçoamento do desempenho energético de suas ferramentas de produção e à utilização crescente de cacos de vidro (provenientes da coleta seletiva para a reciclagem). Para reduzir a pegada de carbono de seus potes e garrafas, a Verallia oferece aos clientes uma linha com design ecológico, isto é, muito mais leve e desenvolvida para maximizar o número de itens transportados por paletes.

O programa de compensação de carbono concebido pela Verallia em parceria com a PUR Projet prevê:

- Projeto agroflorestal e de reflorestamento na América Latina (Peru, Honduras, Colômbia e Brasil), no qual a Verallia se compromete durante um período inicial de cinco anos. Este projeto permitirá compensar em 1% as emissões totais de CO2 do Grupo2 e plantar mais de 100 mil árvores por ano. Este projeto promove ainda o desenvolvimento socioeconômico de comunidades vulneráveis, preservando os ecossistemas locais e seu entorno.

- Projeto de integração das plantas de produção do grupo Verallia em seu meio ambiente e território graças a iniciativas como o reflorestamento das plantas, a horticultura, o assessoramento de produtores e o incentivo de iniciativas locais.

“Estamos muito felizes pela nossa parceria com a PUR Projet, uma empresa amplamente reconhecida por sua expertise na questão climática e por sua atuação pautada na criação de valores compartilhados. Nossa prioridade com a Verallia consiste na redução das emissões de CO2 em nossas instalações, um objetivo que perseguimos constantemente. No entanto, com o atual programa, queremos ir além de nossa contribuição na luta contra as alterações climáticas, por meio da promoção do desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais”, destaca Michel Giannuzzi, CEO da Verallia.

1. Para mais informações, consulte o relatório de Responsabilidade Social Corporativa da Verallia: https://csr.verallia.com/fr/pdf_2019/mobile/index.html#p=15

2. Esta compensação de carbono de 1% das emissões de CO2 é concluída sem substituir a meta de redução anual de 1% das emissões de CO2 da Verallia. Esta compensação é feita por meio da compra de créditos de carbono validados por auditores independentes terceirizados, devidamente certificados pelas normas voluntárias da Verified Carbon Standard / Gold Standard. A retirada oficial de créditos de carbono do registro oficial Markit está prevista entre 2020 e 2030. O volume compensado em 2019 corresponde a 1% da pegada de carbono direta e indireta em 2018.

Sobre a PUR Projet
Fundada em 2008 por Pierric Jammes e Tristan Lecomte (criador da marca de comércio justo Alter Eco), a PUR Projet ajuda empresas na restauração e na preservação dos ecossistemas dos quais elas dependem, permitindo às comunidades locais a melhoria de suas condições de vida por meio de projetos de longo prazo. Por ser uma empresa social, a PUR Projet reinveste seus lucros no desenvolvimento de projetos inovadores, incentivando iniciativas empreendedoras locais a fim de gerar uma economia responsável, positiva e virtuosa. A PUR Projet atua em mais de cinquenta países. Para mais informações http://www.purprojet.com.

Sobre a Verallia
Grupo independente e uma das três maiores fabricantes mundiais de embalagens de vidro, a Verallia oferece soluções inovadoras, personalizadas e sustentáveis à indústria de alimentos e bebidas. Com fábricas em 11 países, cinco centros técnicos e 13 centros de desenvolvimento de produtos, a Verallia atende a mais de 10 mil clientes em todo o mundo. Em 2018, a Verallia produziu aproximadamente 16 bilhões de garrafas e potes de vidro no mundo e obteve vendas líquidas de 2,4 bilhões de euros. No Brasil, a Verallia possui três fábricas localizadas nas cidades de Campo Bom (RS), Porto Ferreira (SP) e Jacutinga (MG) e ainda disponibiliza aos seus clientes um Centro de Criações para o desenvolvimento de novos produtos. Para mais informações acesse http://www.verallia.com.br.

A Verallia e a sustentabilidade
Mundialmente a Verallia é comprometida com o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: ambiental, econômica e social. Referência em embalagens de vidro para alimentos e bebidas, disponibiliza à cadeia de consumo um material que é 100% e infinitamente reciclável e inerte, garantindo a saúde e a segurança alimentar dos consumidores. Em todos os seus processos de produção, a Verallia busca a otimização do consumo de água e energia, o controle das emissões atmosféricas, o estímulo ao desenvolvimento social e a criação de novas opções em embalagens de vidro que necessitem de menos matéria-prima e que, ao mesmo tempo, estimulem e facilitem a cadeia da reciclagem. A empresa possui a certificação ambiental ISO 14.001:2015, o que reflete a importância do meio ambiente e comprometimento da Verallia, seus colaboradores e clientes.

Editorias: Ecologia e Meio ambiente
Empresa: Press a Porter