Painel de notícias

Nova solução da Danfoss melhora ainda mais eficiência da refrigeração de CO2 em todos os climas
CALM proporciona economias significativas de energia e reduções de custos

A nova solução CO2 Adaptive Liquid Management (CALM) permite a utilização completa da superfície do evaporador em expositores e câmaras frigoríficas, otimizando a economia de energia com a refrigeração de CO2 em qualquer loja. O CALM é uma solução completa: além dos controladores inteligentes de racks e expositores e um sistema de gerenciamento, a novidade inclui duas inovações da Danfoss: o Liquid Ejector e o algoritmo Adaptive Liquid Control nos controles.

Com o CALM, a Danfoss introduz o novo Liquid Ejector, que pode otimizar qualquer sistema de refrigeração transcrítica ou compressão paralela de CO2. Da mesma forma que o Danfoss Ejector, o Liquid Ejector é acionado pela energia de expansão do resfriador de gás, utilizando-o para remover o líquido do lado de sucção. Como requer pouca energia para funcionar, o Liquid Ejector é eficiente em todas as temperaturas ambientes, fornecendo uma solução verdadeiramente global, ideal para qualquer clima.

“O novo Liquid Ejector fortalece o portfólio de ejetores da Danfoss. Agora oferecemos uma solução Ejector para todos os climas, tipos de sistema de CO2 e tamanhos de sistema. Em suma: uma solução eficiente de refrigeração de CO2 para todos”, comenta Przemyslaw Kalinski, gerente de produto da Danfoss.

Algoritmo Adaptive Liquid Control otimiza controle do evaporador

Como o Liquid Ejector protege os compressores removendo o líquido do lado de sucção, o novo algoritmo Adaptive Liquid Control (ALC) pode de modo seguro aumentar a performance do evaporador injetando mais refrigerante, aumentando, portanto, a temperatura de evaporação e controlando o superaquecimento próximo a zero. Como resultado, o desempenho do evaporador é otimizado, a pressão de sucção é aumentada e os compressores consomem menos energia.

“Enquanto um algoritmo adaptativo de Superaquecimento Estável Mínimo é a solução mais eficiente e robusta para controle de injeção com expansão a seco, o Adaptive Liquid Control é o algoritmo mais eficiente e robusto para controle de líquido, como por exemplo, em sistemas de CO2 transcrítico”, explica Ejnar Luckmann, gerente de produto da Danfoss.

CALM proporciona economias significativas de energia e reduções de custos

Aumentar a temperatura de evaporação permite economizar quantidades significativas de energia, porque o aumento da pressão de sucção reduz a carga nos compressores. De fato, o algoritmo Adaptive Liquid Control pode alcançar economias de energia em torno de 5% em comparação com as soluções de Mínimo Superaquecimento Estável (MSS) e duas vezes mais do que as soluções com superaquecimento fixo.

A solução CALM garante ainda uma redução de investimentos iniciais. Como exemplo, um acumulador de sucção menor será suficiente para lidar com a quantidade limitada de líquido na linha de sucção. Haverá também uma redução na necessidade de capacidade do compressor e, portanto, existe a possibilidade de instalar compressores menores ou até mesmo um número menor de compressores.

Danfoss trabalhando para fazer a transição acontecer

À medida que as legislações sobre fluidos refrigerantes se tornam mais rígidas e as consequências das mudanças climáticas estão cada vez mais claras, a transição para refrigerantes favoráveis ao clima é uma prioridade. Milhares de instalações de CO2 provam que os componentes da Danfoss podem ajudar os clientes a fazer essa transição enquanto economizam energia e sem comprometer a segurança e a confiabilidade dos alimentos. Com a solução CALM, a Danfoss oferece agora uma seleção ainda maior de soluções de CO2 para todas as zonas climáticas e tamanhos de lojas, ajudando as empresas a fazer a transição do refrigerante em todo o mundo.

“Esses benefícios estão agora disponíveis para usuários finais em todo o mundo e é um passo importante no desenvolvimento de soluções amigas do clima. Esperamos que os tomadores de decisão no varejo alimentar se unam a nós para tornar realidade a transição do refrigerante”, acrescenta Anja Sofie Meiner Jensen, gerente de lançamento de projeto da Danfoss.

Sobre a Danfoss
A Danfoss desenvolve tecnologias avançadas que nos permitem construir um amanhã melhor, mais inteligente e mais eficiente. Nas cidades em crescimento, asseguramos o fornecimento de alimentos frescos e o melhor conforto em nossas casas e escritórios, atendendo à necessidade de infraestrutura eficiente em energia, sistemas conectados e energia renovável integrada. Nossas soluções são usadas em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbeis. Nossa engenharia inovadora remonta a 1933 e hoje a Danfoss ocupa posições líderes no mercado, empregando mais de 27 mil e atendendo clientes em mais de 100 países. Somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Leia mais sobre nós em http://www.danfoss.com.br.

Editorias: Industria
Empresa: Press a Porter