Froneri reduz consumo de energia em 12% em fábrica no Rio de Janeiro

Para reduzir o consumo de energia e o custo de manutenção, a fabricante de sorvetes Froneri, localizada em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, decidiu atualizar os compressores SAB 202 da Johnson Controls, utilizados desde 1995 e atualmente fora de linha.

“A Froneri enviou para nossa fábrica em Sorocaba dois compressores SAB 202 para conserto. A quebra foi tão severa que sugerimos ao cliente a atualização dos compressores. Substituímos dois blocos do modelo antigo pelo compressor parafuso Frick RWF II”, explica Marco Dolis, gerente da Johnson Controls.

Com a atualização, a Froneri economizou 45 mil euros, isto é, diminuiu em 12% a conta de energia. Quanto à manutenção, passou de 29 mil euros para apenas 2,3 mil euros no período de dois anos. “O payback da atualização é de apenas 10 meses e a Froneri poupa anualmente 71,7 mil euros com os novos compressores da Johnson Controls”, acrescenta Nixon Rosa, coordenador de utilities da Froneri.
Os modernos compressores parafuso Frick RWF II têm menor custo de manutenção - já que o intervalo para revisão é maior -, emitem menos ruído, possuem maior confiabilidade, maior eficiência energética e a ausência de bomba de pré-lubrificação também reduz o custo de energia e a manutenção com a bomba de óleo. “A linha Frick RWF II conta com vários modelos que podem ser combinados, o que proporciona ampla cobertura de capacidades e tipos de aplicação”, explica Dolis.

A Froneri é uma joint venture entre a Nestlé e a R&R - empresa líder em sorvetes sediada no Reino Unido – e atua em mais de 20 países, empregando cerca de 15 mil pessoas. A sede da Froneri está situada no Reino Unido e suas operações abrangem, inicialmente, a Europa, Oriente Médio (exceto Israel), Argentina, Austrália, Brasil, Filipinas e África do Sul. No Brasil, sua operação começou em outubro de 2016.

Sobre a Johnson Controls Building Technologies & Solutions
A Johnson Controls Building Technologies & Solutions está tornando o mundo mais seguro, inteligente e sustentável. Nosso portfólio de tecnologia integra todos os aspectos de um edifício - sistemas de segurança, gerenciamento de energia, proteção contra incêndio ou HVACR - para garantir que excedamos as expectativas dos clientes em todos os momentos. Operamos em mais de 150 países por meio da nossa rede de filiais e canais de distribuição incomparáveis, ajudando proprietários de edifícios, operadores, engenheiros e empreiteiros a melhorar o ciclo de vida completo de qualquer instalação. Nosso arsenal de marcas inclui alguns dos nomes mais confiáveis da indústria, como Tyco®, YORK®, Metasys®, Ruskin®, Titus®, Frick®, PENN®, Sabroe®, Simplex® e Grinnell®. Para mais informações, visite http://www.johnsoncontrols.com ou siga @JCI_Buildings no Twitter.

Editorias: Industria
Empresa: Press a Porter