Diálogo e aprendizado constante: diferenciais que colocam a tecfil entre as melhores empresas para se trabalhar

Empresa busca entender os sonhos dos seus colaboradores e desenvolver programas que os ajudam a alcançar seus objetivos

Única empresa do setor de filtros automotivos posicionada no ranking As Melhores Empresas para Trabalhar da revista Você S/A, a Tecfil – maior fabricante de filtros automotivos da América Latina – tem se mantido por 11 anos em posição de destaque como companhia onde os colaboradores têm satisfação em trabalhar.

Os fatores que levam a Tecfil a conseguir um alto índice de engajamento e satisfação de seu time – formado por 1.300 pessoas, distribuídas tanto na área administrativa quanto na área de produção industrial – incluem não só programas de longo prazo voltados a dar oportunidades de maior qualificação profissional e, consequentemente, de crescimento na carreira, mas também iniciativas que buscam tornar realidade os sonhos desses colaboradores.

Manter um diálogo constante com seus colaboradores é uma das premissas importantes desse processo. “Queremos que os funcionários trabalhem felizes. Por isso, buscamos ouvi-los constantemente e entender quais são os seus sonhos, e como a Tecfil pode ajudar a transformá-los em realidade”, conta Ana Paula de Oliveira, gerente de recursos humanos, da Tecfil.

Ter uma perspectiva de evolução dentro da empresa é um sonho de muitos profissionais, que querem desenvolver uma carreira de sucesso. É a partir dessa perspectiva que, há cinco anos, a Tecfil desenvolve o programa “Carreira de Sucesso”, que já beneficiou 105 colaboradores.

O objetivo deste programa é identificar profissionais que podem assumir novos desafios, mesmo que ainda não sejam líderes em sua área de atuação. Após serem indicados pelos gestores, eles passam por um processo de aprendizado e avaliação, no qual são trabalhados diversos assuntos de teor profissional e pessoal, ao longo de um ano, durante 12 encontros. Isto os ajuda a evoluir profissionalmente, não só para trabalhar na Tecfil, mas ao longo de toda sua carreira.

“O principal ganho que temos registrado com este programa é a construção de profissionais engajados e participativos, que vão atuar futuramente em novos projetos ou ideias, incrementar os negócios em sua área, com estímulo e entusiasmo. Com este programa, formamos um pool de profissionais que rapidamente darão a continuidade nos negócios da companhia, no caso de desligamentos” afirma Ana Paula.

Por outro lado, muitos sonhos dos colaboradores estão ligados a melhorar a sua formação. Nesse sentido, a Tecfil oferece o programa Crédito Educativo, que custeia 40% da mensalidade de cursos de MBA, Graduação, Pós-graduação ou Técnicos. Ao todo, a empresa concede em torno de 150 bolsas ao ano. Para participação no programa, o colaborador deve trabalhar na Tecfil há pelo menos dois anos. Outro requisito é que o curso para o qual está pleiteando a bolsa de estudo esteja relacionado a qualquer área ou à atividade exercida na empresa.

Dar oportunidade de inovar é outra iniciativa que a Tecfil promove, e que garante um lugar de protagonista aos colaboradores. Por meio do programa “TEC Ideias”, eles podem apresentar ideias e sugestões de novos produtos e processos. “O resultado é sempre muito positivo, porque abre novas perspectivas para o colaborador e até permite colocar em prática ideias como a criação de um novo produto”, afirma Ana Paula.

“Queremos que as pessoas evoluam profissionalmente e se qualifiquem dentro da empresa. Nosso turn over é baixo em comparação ao mercado”, conclui Ana Paula.

Sobre a Tecfil
Maior fabricante de filtros automotivos da América Latina, a Tecfil conta com duas unidades fabris e um centro de distribuição, localizados no município de Guarulhos, ocupando uma área total aproximada de 108 mil m². Conta com mais de 1.300 colaboradores e produz, anualmente, mais de mil tipos de filtros, atendendo todas as marcas de automóveis, além de fornecer filtros para o setor de caminhões, máquinas pesadas e implementos agrícolas. A empresa também se destaca por fornecer filtros originais de fábrica para diversas montadoras. Fundada em 1953 por Abílio Gurgel, a Tecfil foi adquirida pelo Fundo HIG em outubro de 2018. Atualmente, a marca está presente em todo o país levando ao mercado filtros com alta capacidade e qualidade.

Informações à imprensa
GPCOM Comunicação Corporativa
Débora Ferreira deboraferreira@gpcom.com.br
Nando Rodrigues nando@gpcom.com.br