Ampliar participação dos websites na receita da publicidade digital é foco da gotchosen

Redes sociais continuam concentrando maior parcela da receita publicitária, e modelo inovador da empresa busca ampliar tempo de retenção dos internautas nos websites

Segundo dados da GotChosen (http://www.gotchosen.com), empresa americana de tecnologia para publicidade online, que iniciou sua operação comercial a partir do mercado brasileiro, para cada novo dólar investido em publicidade online, em média, 75 centavos são aplicados nas plataformas sociais, enquanto outros 25 centavos são disputados por grande parte dos websites do mundo. Dados do eMarketer também apontam que a fatia do social ad direcionado às cinco maiores empresas de tecnologia e mídia social - Google, Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram – cresce continuamente e deve absorver 84,2% do total do investimento em native ads nos EUA este ano, ou seja, pouco mais de US$ 23,78 bilhões, de um total projetado de US$ 28,24 bilhões em 2017, comparado a 65% em 2015.

“Em todo o mundo há mais de 1,1 bilhão de websites que atraem cerca de 3,5 bilhões de internautas, mas que não conseguem ampliar sua receita com publicidade devido ao fato dos usuários permanecerem cerca de dez vezes mais tempo nas redes do que nos sites”, destaca Oz Silva, CEO e fundador da GotChosen. “Existe um claro desequilíbrio. Muitas vezes, o conteúdo é gerado pelos sites e compartilhado nas redes sociais, que acabam retendo a audiência e gerando mais receita de publicidade. Isto precisa ser melhor equilibrado”, acrescenta.

O objetivo da GotChosen é trazer o modelo de negócio das redes sociais para os Publisher, e assim, de forma inovadora, oferecer uma gestão de marcas para os anunciantes com formatos de publicidades interativos e diferenciados, em comparação aos métodos convencionais hoje utilizados. As receitas geradas pelas publicidades na rede social da GotChosen serão compartilhadas com os Publishers (proprietários dos sites).

A tecnologia é integrada dentro do website, que disponibiliza ao usuário uma barra de navegação, chamada “barra social” personalizável, localizada no topo da página, de modo a não interferir na navegação. A plataforma também conta, de forma inovadora, com tecnologia de DMP Hybrid (Data Management Platform), que disponibiliza pela primeira vez para websites, a segmentação com base na junção de dois ambientes durante a visita do usuário –navegação nas páginas do site mais navegação no ecossistema social da GotChosen –dentro da mesma URL do publisher que têm a barra social instalada.

Para as marcas, a plataforma entrega campanhas a partir de critérios de relevância, categorias socioeconômicas, perfil de usuários, geográficas e por canais/temas de interesse, que permitem o desenvolvimento de estratégias de comunicação com melhores engajamento e retorno.

A GotChosen também oferece ao website um serviço de hub social (central social) dentro da barra, no qual trás os conteúdos de outras redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. Quando um usuário visita um website que está usando a barra social, ele tem o benefício de visitar os conteúdos de cinco redes sociais sem sair do website.

O ecossistema colaborativo da GotChosen proporciona ao website um conjunto de ferramentas que minimizam a dispersão e estimulam o aumento da audiência, quer pela curadoria de conteúdos de interesse dos internautas, quer pela exibição dos conteúdos mais populares. De instalação simples, a barra social pode ser customizada para cada domínio do Publisher e incluir, por exemplo, canais relevantes de conteúdos próprios, de outros sites ou de membros da rede, o que contribui para o aumento da audiência, o tempo de visita do usuário e diminui a taxa de rejeição.

Já na fase de testes em sites brasileiros, a barra social da GotChosen registrou uma conversão de visitas de usuários dos sites entre 3,5% e 4%. “Hoje a conversão já supera a taxa de 8%, e esperamos superar 10% em pouco tempo”, projeta Oz Silva. Segundo ele, isso é resultado do ecossistema colaborativo, e da capacidade de integrar múltiplas audiências conectadas em pontos diferentes da Internet. “Mais engajamento significa melhor retorno de investimento e gestão de marcas para anunciantes”, completa.

Sobre a GotChosen
A GotChosen é uma empresa americana de tecnologia fundada em 2011, pelo empresário brasileiro Oz Silva. A empresa está lançamento no país uma nova tendência de mídia social em parceria com websites, agências e influenciadores, com base no seu conceito de ecossistema de rede social. A tecnologia disruptiva da GotChosen traz a sua rede social para dentro dos websites e remove o paradigma que exige a visita do usuário em determinada URL ou aplicativo para ter acesso a redes sociais.

Informações à imprensa
GPCOM Comunicação Corporativa
Caio Ramos (caio.ramos@gpcom.com.br)
Fábio Aguiar (fabio@gpcom.com.br)