IAB Brasil acelera o desenvolvimento do mercado digital em brasília com participação de anunciantes, veículos e agências

Identificar as características específicas da comunicação governamental e disseminar a base de conhecimento sobre as tecnologias digitais são fundamentais para estimular os negócios no setor

São Paulo, 12 de maio de 2016 – Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do mercado digital no Distrito Federal, o IAB Brasil - Interactive Advertising Bureau, entidade que atua para estimular a evolução da publicidade digital no País, convidou um grupo multidisciplinar de profissionais para liderar as atividades do seu Comitê de atuação local, com a participação de anunciantes, veículos e agências.

A iniciativa integra a estratégia de ação do Comitê Brasília para ampliar a base de conhecimento do mercado local na tomada de decisões de comunicação dos anunciantes que envolve o uso da tecnologia digital, ao mesmo tempo em que busca preparar as agências e veículos para atender essas necessidades.

O comitê Brasília do IAB passou a contar com três líderes: Carla Amaral, da Secretaria Especial de Comunicação (Secom) da Presidência da República, que representa os anunciantes; um integrante de veículos – Christian Mutzig, da Street Midia; e, do lado das agências, Luísa Sotero, da Artplan.

“Acreditamos que as visões diferentes ajudam a construir um ambiente de discussão mais equilibrado e adequado à realidade local”, afirma Cris Camargo, diretora executiva do IAB Brasil, ao destacar que as mudanças foram muito bem recebidas já no primeiro encontro do Comitê, realizado em março. “A decisão de contar com um grupo multidisciplinar, com olhar mais específico de cada segmento e adequado à realidade de Brasília, já apresentou bons resultados, em face da qualidade das discussões e do perfil dos profissionais que estão participando dos encontros do Comitê”.

Para Carla Amaral, da Secom, é fundamental observar as especificidades da comunicação do setor público, e uma delas está relacionada à maneira de medir o desempenho de uma determinada ação. “Um dos desafios é compatibilizar os objetivos de comunicação governamental, tanto do ponto de vista de audiência e alcance, quanto de transparência e controle, com o que as plataformas digitais podem proporcionar”, afirma.

Outra diferença entre os dois setores é que, enquanto na iniciativa privada prevalece a presença de profissionais de comunicação e marketing, no governo e nas empresas de economia mista isto nem sempre ocorre. “Em diversas oportunidades ficou claro que precisamos auxiliar na disseminação de informações que ajudem a homogeneizar o conhecimento sobre o que as tecnologias de mídia digital podem fazer para ajudar no processo de comunicação dos órgãos públicos”, destaca Mutzig, representante dos veículos.

Sob a perspectiva das agências, Luísa acrescenta que o segmento trabalha com um alto nível de argumentação técnica que precisa estar sempre pautada por leis e regras que ditam a compra de publicidade pelo Governo Federal. “Este diálogo ajuda a certificar o conhecimento e nos ajuda na busca de alternativas adequadas para os anunciantes daqui”, completa a representante das agências no Comitê.

A próxima reunião do Comitê Brasília, que acontece no dia 15 de maio, será sobre “Mídia Programática e seus desafios” e inclui na pauta assuntos como brand safety, notícias falsas, influenciadores digitais e o uso de dados na comunicação digital. Para 2017, estão na agenda do Comitê, assuntos como formatos, métricas, automatização da compra de mídia, influenciadores, engajamento, entre outros, sempre pensados sob a perspectiva governo.

Conheça o IAB Brasil: Com mais de 250 associados, o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) reúne as principais empresas do mercado digital entre veículos, agências, anunciantes e empresas de tecnologia. Entidade sem fins lucrativos, tem como missão contribuir para o desenvolvimento da publicidade digital no Brasil incentivando à criação de boas práticas em planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de ações publicitárias digitais.
Informações para imprensa:
GPCOM Comunicação Corporativa