E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   
Notícias de eventos culturais, lançamentos etc.



Pesquisa




Nova instalação do artista plástico e arte-educador helio rodrigues estreia na casa frança brasil
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Nova instalação do artista plástico e arte-educador helio rodrigues estreia na casa frança brasil
...

Como eu me vejo? Como você me vê? Ao contemplar as telas de 34 adolescentes moradores da favela do Jacarezinho e assistir ao pequeno documentário sobre o processo vivido por eles, podem-se colher algumas respostas. As telas e o filme compõem a instalação ASSIM ME VEJO, criada pelo artista plástico e arte-educador Helio Rodrigues e que estará em cartaz de 4 a 30 de maio na Casa França Brasil.

ASSIM ME VEJO tem a intenção de desconstruir os olhares estereotipados e discriminadores que produzimos sobre o retrato humano.

“Queremos fazer com que, enquanto os visitantes assistem à capacidade expressiva e sensível dessas crianças e adolescentes, repensem a imagem que esses jovens da favela comumente representam para a sociedade\", defende Helio Rodrigues.

Com a arte as crianças respondem aos visitantes: ASSIM ME VEJO. E para os visitantes fica a pergunta: será que a imagem que me representa é apenas aquela que vejo refletida no espelho ou capturada pela fotografia?

Ao entrar na Casa França Brasil o público começa a ser sensibilizado num primeiro ambiente repleto de fotografias em preto e branco de corpo inteiro e em tamanho natural dos jovens coautores, impressas sobre tecido transparente. A ideia é criar com esses panos uma “barreira frágil”, que o visitante precisa transpor para entrar em contato com 34 grandes telas dos 34 participantes com idade entre 9 e 16 anos.

Serão oferecidas ao longo do mês palestras para pais e educadores e oficinas para as crianças. (calendário abaixo e nas redes sociais e sites* do projeto e do IAE).

- A vida contemporânea difunde uma cultura regida pela imagem, como critério capaz de definir pessoas como se fossem coisas. Dentro desse modelo cada vez mais concreto de comportamento, desenvolvem-se preconceitos e discriminações e é assim que grupos sociais se encerram em suas caixas. A arte não se encaixa, por ser transgressora, transita e se alimenta justamente das diferenças. Essa exposição reforça o poder da arte, tanto para lidar com o diverso quanto para fortalecer a subjetividade que nos particulariza e fortalece. Quer mostrar o que de mais genuíno pode representar os indivíduos: a riqueza da diversidade e suas tão variadas formas de representação e expressão. Nossa imagem vai muito além do espelho ou de uma selfie – reflete o autor.

PROJETO EU SOU

O projeto Eu Sou foi idealizado pelo artista plástico e arte-educador Helio Rodrigues em 2003 e efetivamente implantado e coordenado por ele a partir de 2004. Ampliado e sempre em processo de amadurecimento, mantém intactos os seus propósitos iniciais, que sempre foram os de resgatar e fortalecer identidades de crianças e adolescentes da periferia social através da arte.

A fertilidade das ocorrências observadas durante o processo de desenvolvimento dos alunos determinou a necessidade de se produzir instalações e exposições, algumas pequenas outras de maior vulto, como é o caso das instalações: “O Muro” em 2014, “No espaço entre nós” em 2017, “No solo da Arte” em 2018 e agora, em 2019, “Assim me vejo”. Todas idealizadas por Helio Rodrigues em parceria com as crianças e os professores do projeto.

Serviço ASSIM ME VEJO

Instalação de Helio Rodrigues com participação de crianças e adolescentes do Projeto Eu Sou – Jacarezinho/RJ
Casa França Brasil: rua Visconde de Itaboraí, 78 - Centro
Tels: 21 2332-5275 / 21 2232-5276
De 04 a 30 de maio
De terça-feira a domingo, de 10h às 20h
Entrada Franca

Palestras + Oficinas: gratuitas; inscrição prévia pelo email do IAE (iae@institutodearteeducacao.com.br); chegada no local até 10 minutos antes do início. Após, as vagas serão liberadas para o público; sujeitas a lotação.
11/05 (sábado) - 16h: palestra com Helio Rodrigues + oficina para crianças
16/05 (quinta-feira) – 18h30: palestra voltada para educadores e pais sobre arte-educação
19/05 (domingo) – 16h: palestra + oficina para crianças
25/05 (sábado) – 16h: oficina para crianças

Editorias: Cultura e Lazer  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: cristiane furtado silva   
Contato: cristiane furtado silva  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.