Casa sem goteira: vedacit ensina a reparar trincas em telhas e lajes

O telhado é uma parte da casa que pode ser deixada de lado até aparecer um problema. Quando a época das chuvas começa e as goteiras e infiltrações ficam cada vez mais frequentes, acende o alerta e a corrida pelo reparo começa. A seguir, a Vedacit, líder do mercado de impermeabilização, explica como corrigir os problemas mais comuns e quais são as principais medidas para se obter um telhado seguro.

Normalmente, o problema aparece com o tempo. É comum o telhado sofrer uma série de intervenções ao longo da vida útil, sem as devidas precauções para manter a impermeabilidade. Para resolver, primeiro é necessário analisar de onde vem o vazamento, como estão as condições das telhas e da estrutura como um todo.

As telhas trincadas são um transtorno comum que pode ser resolvido rapidamente. O primeiro passo é preparar a superfície, limpando-a, eliminando poeira e qualquer outro material, incluindo parafusos antigos ou com oxidação (ferrugem). Depois, basta aplicar uma demão do Primer Manta Vedacit, com trincha ou rolo de lã de carneiro, e aguardar até que esteja completamente seco (seis horas). A seguir, deve ser aplicada a Fita Multiuso Autoadesiva Vedacit, pressionando da extremidade para o centro. A dica aqui é deixar a fita sobrar por volta de 5mm em cada extremidade.

Ainda sobre trincas, o incidente pode ser na laje e, neste caso, a recomendação é diferente. Depois do Primer Manta Vedacit, a sugestão é aplicar com uma espátula o Carbolástico 2, pressionando o produto contra a superfície e, em seguida, colocar sobre a trinca uma tira de tecido de poliéster Vedatex. Após a secagem (oito horas) é necessária uma segunda demão. Para proteger o reparo dos raios solares a indicação é colocar argamassa, mais ou menos 1,5cm de espessura. É importante também liberar a área para circulação somente depois de sete dias.

Outros pontos que merecem atenção, pois também podem ser responsáveis pelo vazamento, são junções, telhas quebradas e calhas. Se o problema for nas calhas e rufos, pode ter ocorrido por falha na fixação, calafetação e deterioração dos materiais. As calhas e rufos podem ser impermeabilizados com a manta líquida Vedapren Fast. Vale lembrar que estas áreas devem ser limpas frequentemente para evitar o entupimento e, consequente, vazamentos e que a manutenção preventiva deve ser feita em todo o telhado.

É fundamental que o consumidor leia atentamente às instruções de uso (normalmente disponíveis atrás da embalagem e no site da empresa) e que recorra ao SAC se tiver qualquer dúvida, a fim de evitar erros de aplicação e preparo inadequado de base. Para facilitar a avaliação, todos os produtos da Vedacit têm o Aplicômetro na embalagem, um indicativo fácil para orientar se a aplicação será simples ou requer mais atenção e qual a necessidade de utilizar ferramentas.

Quando o problema for generalizado, com muitos vazamentos, a melhor opção é procurar a ajuda de um profissional habilitado, que possa elaborar um parecer técnico e relacionar todos os serviços a serem executados.

Sobre a Vedacit

http://www.vedacit.com.br - 0800-833-2248

Líder no mercado de impermeabilização e produtos de alta tecnologia para a construção civil, a Vedacit apresenta soluções inovadoras e se aproxima das famílias brasileiras com soluções que são utilizadas no dia a dia, de forma prática e eficiente. A empresa, com 83 anos de atuação, eleva a impermeabilização a um patamar de maior modernidade estando mais perto das necessidades de seus consumidores.

São mais de 100 produtos em suas linhas de impermeabilizantes, materiais para a recuperação de estruturas e aditivos para concreto, desenvolvidos em laboratório próprio, com a mais alta tecnologia para oferecer soluções apropriadas a diferentes dimensões. Seus itens podem ser encontrados em mais de 30 mil pontos de venda.

Genuinamente nacional, a Vedacit possui três unidades fabris, duas em São Paulo - capital e nova unidade em Itatiba - e uma em Salvador, abastecendo todas as regiões do Brasil. Conta ainda com cinco grandes regionais distribuídas estrategicamente pelo país.

Acompanhe a Vedacit:

Facebook.com/vedacit