Instituto Vedacit apoia aceleradora de negócios de impacto da periferia de São Paulo

As inscrições para a segunda edição estão abertas; os empreendedores selecionados podem receber até R$20 mil de capital-semente

O Instituto Vedacit está ao lado da Produtora A Banca, Artemisia e FGVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios) para realizar a segunda edição da Aceleradora de Negócios de Impacto da Periferia (NIP). O objetivo é potencializar uma nova geração de negócios de impacto social que atuam nos distritos do Jardim Ângela (M’Boi Mirim), Capela do Socorro e Campo Limpo (Capão Redondo), em São Paulo.

Serão selecionadas cinco empresas para um programa de aceleração de quatro meses. Ao final, os empreendedores com participação ativa no processo poderão receber um capital-semente de até R$ 20 mil. Os interessados podem fazer a inscrição pelo site http://www.aceleradoranip.com até 20 de junho.
Contribuir para a formação de jovens com alternativas de trabalho e empreendedorismo é uma das linhas de atuação do Instituto Vedacit, chamada de Cidades Inteligentes. “Para o desenvolvimento das cidades do futuro é necessário estimular a harmonia entre pessoas, moradias e espaços urbanos, e incentivar soluções que permitam às pessoas se conectar com suas comunidades e transformá-las num lugar melhor para se viver. Ampliar as oportunidades de emprego, levar avanços tecnológicos e estruturais, aumentar a empregabilidade e o empreendedorismo social do público jovem em suas próprias comunidades completam o cenário para o crescimento de toda a região, por isso a importância de uma iniciativa como a Aceleradora NIP”, afirma Luis Fernando Guggenberger, gerente de Sustentabilidade da Vedacit.

Segundo DJ Bola, presidente-fundador da A Banca e um dos idealizadores da Aceleradora NIP, uma nova geração de negócios de impacto social só será efetiva se a população das periferias brasileiras for protagonista na criação de empresas que solucionem os problemas sociais e ambientais da comunidade. “Acreditamos que nas diversas periferias do país há empreendedores e empreendedoras com ideias e soluções com alto potencial de impacto social e ambiental. Esses empreendedores, com o suporte adequado, podem escalar e impactar positivamente milhares de pessoas”, salienta.

Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, afirma que as organizações se uniram por um sonho em comum: potencializar o desenvolvimento de negócios de impacto social na periferia com soluções voltadas para endereçar desafios sociais e ambientais. “Além de apoiar, queremos também incentivar o surgimento de novos negócios de impacto dentro das periferias, que hoje representam uma parcela pequena dentro do ecossistema de empreendedorismo de impacto”. E acrescenta: “trabalharemos para criar pontes entre empreendedores acelerados provenientes de realidades distintas”.

Critérios de participação
Podem participar negócios de impacto social com produtos e serviços já desenvolvidos e com potencial de ganhar escala; empreendedores em estágio inicial de vendas; negócios com modelo consolidado e com ganhos na estrutura operacional e desafios de impacto social: empreendedores que desenvolvam produtos e serviços de real impacto social e ambiental positivo, com sustentabilidade financeira e que atuem em M´Boi Mirim, Capela do Socorro, Capão Redondo e Campo Limpo.

Os cinco selecionados terão acesso a encontros presenciais mensais sobre temas relacionados ao negócio, com acompanhamento quinzenal, workshops e, após o processo de aceleração, mentoria durante seis meses. Entre os temas abordados durante o processo de aceleração estão: mitos sobre a divisão entre impacto social e negócios; impacto social, indicadores e avaliação; gestão financeira; marketing digital; questões jurídicas; inovação; estruturação e refinamento do negócio; e conteúdos adaptativos de acordo com a demanda de cada negócio selecionado.

Além do Instituto Vedacit, a Aceleradora de Negócios de Impacto da Periferia conta com o patrocínio da Fundação Via Varejo, Fundação Telefônica, Mov Investimento, Fundação ARYMAX, Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), e Fundação Lemann.

Editorias: Construção e Arquitetura  Economia  Industria  Negócios  Serviços
Empresa: RelatioNOW