Os cortes de preços nas distribuidoras continuaram a se refletir em queda no valor dos combustíveis nos postos de todo o País em dezembro, revela o Índice de Preços da Ticket Log (IPTL). A exceção foi o gás veicular natural (GNV), que, pelo segundo mês consecutivo, registrou alta de 1,4% na média nacional. No balanço do ano, o preço do combustível foi o que mais sofreu variação, com média de 13,86%, seguido do etanol, com média de 12,68%.
\"O último IPTL mostra que o GNV, comercializado a R$ 3,172, foi o único combustível a registrar aumento na análise dos preços médios de todo o País.
É um cenário que reflete a atualização do custo do gás anunciada pela Petrobrás\", explica o Diretor-Geral de Frotas e Soluções de Mobilidade da Edenred Brasil, Jean-Urbain Hubau (Jurb).
Em dezembro, a gasolina não apresentou alta em nenhum Estado, com o litro vendido a R$ 4,501, valor 4,7% menor que o do mês anterior. No Amazonas, a redução chegou a 14,03%, a baixa mais significativa registrada para o combustível.
O Rio de Janeiro lidera com o litro da gasolina mais caro, comercializado a R$ 4,879, ante os R$ 4,099 de Santa Catarina, o menor valor registrado para o combustível na média de dezembro. Na análise por região, os motoristas da Região Sul pagam, em média, 7% a menos que na Região Norte ao abastecer com gasolina.
O etanol também apresentou redução, com o litro vendido a R$ 3,459, ante os R$ 3,523 da média de novembro. Na Paraíba, a baixa chegou a 5,94%, e Goiás foi o Estado que registrou o maior aumento, com média de 4,66%.
A análise do IPTL revela ainda que o combustível é 23% mais barato na Região Sudeste, quando comparado com a Região Norte. Em São Paulo, por exemplo, está o valor médio mais baixo do etanol no Brasil, com o litro comercializado a R$ 2,698, ante os R$ 4,161 de Rondônia, o mais caro do País.
Já o diesel fechou o mês com preço médio de R$ 3,663, baixa de 3,93%. O maior valor comercializado foi encontrado no Acre, por R$ 4,410, e o menor, localizado no Paraná, com média de R$ 3,099 o litro.
Balanço de 2018
Em 2018, a gasolina registrou ao longo do ano uma variação de 7,39%, com o preço médio de R$ 4,538 em todo o País. O maior preço médio para o combustível foi registrado no Acre, em outubro, quando o litro chegou a ser comercializado por R$ 5,300. Já o menor valor foi registrado em Santa Catarina, em abril, com o litro vendido a R$ 3,930.
O GNV foi o combustível que apontou a maior variação nos preços, com média de 13,86%. O menor preço médio foi registrado em janeiro, em Santa Catarina, R$ 2,079, e o combustível alcançou o maior preço médio em dezembro. No mesmo mês, o combustível foi comercializado na Paraíba por R$ 3,739 o litro.
O etanol, que se apresenta como uma alternativa mais econômica para os motoristas, registrou a segunda maior variação de preço ao longo do ano, média de 12,68%. O combustível foi vendido ao preço médio de R$ 3,492 nos postos de todo o País. São Paulo é o Estado que lidera as menores médias, com destaque para maio e agosto, quando o litro foi vendido a R$ 2,400. Em junho, o Paraná registrou o maior pico para o etanol, com média de R$ 4,303.
Já o diesel e o diesel S-10 registraram variação média de 6,67% e 7,10%, respectivamente. Em outubro, o Amapá registrou a maior média para o diesel comum, R$ 4,590, e em novembro, o litro mais caro do diesel S-10, com média de R$ 4,680.
O IPTL é um índice mensal de preços de combustíveis levantados com base nos abastecimentos realizados nos 18 mil postos credenciados da Ticket Log, que traz grande índice de acerto devido a quantidade de veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com média de oito transações por segundo. A Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, conta com 25 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras a fim de simplificar os processos diários.
Sobre a Ticket Log
A Ticket Log atua no segmento de gestão de despesas corporativas no Brasil, por meio de gestão de abastecimento, manutenção e outras soluções integradas. Acumulando 25 anos de experiência, a Ticket Log se torna a marca mais completa do mercado nacional, entregando soluções em mobilidade para empresas de todos os tamanhos. Atualmente, conta com 27 mil empresas-clientes, administra 1 milhão de veículos em sua base de clientes e possui uma rede de mais de 36 mil comerciantes credenciados. Com o compromisso de transformar a maneira de gerir despesas e pensar a mobilidade de forma mais inteligente, a Ticket Log oferece soluções que atendem integralmente às diversas necessidades de empresas de todos os portes, oportunizando a modernização de seus negócios, a simplificação da rotina de trabalho e a sustentação dos resultados:
• Ticket Car: destinado a empresas com necessidade de pagamento de combustível de forma ágil e fácil.
• Ticket Fleet: destinado a empresas com necessidades especializadas de gestão de frotas.
A Ticket Log é parte do Grupo Edenred, líder mundial em soluções transacionais para empresas, empregados e comerciantes, que conta com mais de 2,6 milhões de cartões de abastecimento emitidos e cerca de 6 bilhões de litros de combustível administrados por suas soluções. O Grupo também integra as marcas Ticket, Repom, Accentiv\' e a Edenred Soluções Pré-Pagas, pioneiras nos segmentos de benefícios ao trabalhador, frota e soluções de mobilidade e incentivos e recompensas, que, juntas, corresponderam a mais de 2 bilhões de transações realizadas em 2016. Além disso, em 2017, foi ranqueada como uma das 500 Maiores Empresas do Sul, do Grupo Amanhã; Melhores e Maiores do Transporte em Automação e Informática, pela OTM Editora.
Mais sobre a Ticket Log:
http://www.ticketlog.com.br
http://www.facebook.com/TicketLog
http://www.linkedin.com/company-beta/10914356
Sobre a Edenred
A Edenred é líder mundial em soluções transacionais para empresas, empregados e comerciantes. Disponíveis por meio de cartões, aplicativos móveis, plataformas on-line ou vouchers de papel, todas essas soluções significam maior poder de compra para empregados, gerenciamento de despesas otimizado para as empresas e negócios adicionais para os comerciantes credenciados.
A oferta de produtos da Edenred no Brasil é baseada em três linhas de negócios:
• Benefícios ao Trabalhador (Ticket, com os produtos Ticket Restaurante, Ticket Alimentação, Ticket Transporte, Ticket Cultura, Ticket Plus, Presente Perfeito e DuoCard).
• Frota e Soluções de Mobilidade (Ticket Log, com os produtos Ticket Car, Ticket Fleet e Ticket Cargo; Repom, com soluções de gestão de pagamento e recebimento de frete e pedágio).
• Soluções complementares, incluindo pagamentos corporativos (Accentiv\', com serviços de premiação, incentivo e fidelização, rede de vantagens, tecnologia para programas de relacionamento, eventos, viagens e marketing direto; Edenred Soluções Pré-Pagas, com soluções para o varejo, corporativo, consumidor final, entre outros)
No Brasil, são mais de 130 mil empresas-clientes, mais de 7 milhões de usuários e mais de 330 mil estabelecimentos credenciados, além de contar com 1.8 milhão de estabelecimentos credenciados à rede Mastercard no segmento de frete. Em 2017, conquistou o prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI, da IT Mídia na categoria Serviços Financeiros, além do Valor Inovação, promovido pelo jornal Valor Econômico.
O Grupo Edenred reúne uma rede de relacionamentos única, com 43 milhões de empregados, 750 mil empresas e instituições públicas e 1,4 milhão de comerciantes credenciados.
Registrada na Bolsa de Valores de Paris, a Edenred está presente em 42 países e conta com cerca de 8 mil colaboradores. Em 2016, o Grupo administrou cerca de € 20 bilhões em transações, das quais 70% foram feitas via cartões, dispositivos móveis ou internet.
As logomarcas e outras marcas comerciais mencionadas e apresentadas neste texto são marcas registradas da Edenred S.A., de suas subsidiárias ou terceiras. Não podem ser usadas para fins comerciais sem autorização prévia e por escrito de seus proprietários.
Siga a Edenred no LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/22311673/
Informações Ticket Log
RP1 Comunicação
Andrea Natali
William Crispim
edenred@rp1.com.br
RP1 Comunicação
Tel.: 11 5501-4655 l 5102-4146
http://www.rp1.com.br