Dezembro foi mais um mês de baixa nos preços dos combustíveis nos postos da Região Sudeste. O levantamento de dezembro do Índice de Preços Ticket Log revela uma redução média de 5% para o diesel, de 3% para o etanol e de 4,5% para a gasolina, com o litro comercializado a R$ 4,449. Ao analisar o desempenho dos preços ao longo do ano, o índice revela que a gasolina chegou a registrar variação de 28%, na comparação com o menor e o maior valor praticado nos Estados da região.
\"O levantamento de dezembro mostra que as reduções nas refinarias continuam a refletir a queda para a gasolina nos postos de todo o País. Na Região Sudeste, depois do diesel, a gasolina foi o combustível que registrou a baixa mais expressiva. Foi onde o litro caiu de R$ 4,661 para R$ 4,449\", explica o Diretor-Geral de Frotas e Soluções de Mobilidade da Edenred Brasil, Jean-Urbain Hubau (Jurb).
O Estado do Rio de Janeiro, mesmo com a gasolina mais cara do Brasil, comercializada a R$ 4,879, registrou uma redução de 2,4%. Em São Paulo, os consumidores continuam a encontrar as médias mais baixas da região, com a gasolina a R$ 4,199 e o etanol a R$ 2,698 – este, o valor mais baixo para o combustível no Brasil no período.
Em Minas Gerais, a redução no preço médio da gasolina foi de 3,5%, com o litro comercializado a R$ 4,728. O Estado destaca-se com o segundo menor preço do etanol na região, com o litro a R$ 3,085, cenário bem diferente do Espírito Santo, que liderou o ranking do litro mais caro do combustível na região, comercializado a R$ 3,699.
Capitais – São Paulo e Rio de Janeiro
O levantamento de dezembro revela que a zona sul do Rio de Janeiro concentrou os combustíveis com os preços mais elevados. A gasolina, por exemplo, alcançou o preço médio de R$ 5,059, ante R$ 4,801 da zona norte. Mesmo com o custo elevado, a gasolina é mais vantajosa que o etanol vendido na região, encontrado a R$ 3,414 o litro.
Na capital paulista, os motoristas que abastecem com gasolina nos postos da zona leste chegaram a pagar 3,6% mais barato pelo combustível, na comparação com as médias da zona oeste, onde o litro foi comercializado a R$ 4,256. A região também concentra o menor preço médio do etanol, vendido a R$ 2,655, ante os R$ 2,737 identificados na média dos postos da região central.
Balanço de 2018
Em 2018, a Região Sudeste concentrou as menores variações nos preços do diesel, diesel S-10 e gás veicular natural (GNV) em todo o País. No Rio de Janeiro, o litro do diesel e do diesel S-10 apresentaram variação média de 0,78% e 0,84%, respectivamente. Já em São Paulo foi registrada a menor variação para o GNV, média de 0,22%, com destaque para os quatro primeiros meses do ano, quando o combustível foi comercializado a R$ 2,299, valor 20% menor que a média geral do ano, de R$ 2,873.
No cenário nacional, a gasolina registrou ao longo do ano uma variação de 7,39%, com o preço médio de R$ 4,538 em todo o País. O maior preço médio para o combustível foi registrado no Acre em outubro, quando o litro chegou a ser comercializado a R$ 5,300. Já o menor valor foi registrado em Santa Catarina, em abril, com o litro vendido a R$ 3,930.
O IPTL é um índice mensal de preços de combustíveis levantados com base nos abastecimentos realizados nos 18 mil postos credenciados da Ticket Log, que traz grande índice de acerto devido a quantidade de veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com uma média de oito transações por segundo. A Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, conta com 25 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras a fim de simplificar os processos diários.
Sobre a Ticket Log
A Ticket Log atua no segmento de gestão de despesas corporativas no Brasil, por meio de gestão de abastecimento, manutenção e outras soluções integradas. Acumulando 25 anos de experiência, a Ticket Log se torna a marca mais completa do mercado nacional, entregando soluções em mobilidade para empresas de todos os tamanhos. Atualmente, conta com 27 mil empresas-clientes, administra 1 milhão de veículos em sua base de clientes e possui uma rede de mais de 36 mil comerciantes credenciados. Com o compromisso de transformar a maneira de gerir despesas e pensar a mobilidade de forma mais inteligente, a Ticket Log oferece soluções que atendem integralmente às diversas necessidades de empresas de todos os portes, oportunizando a modernização de seus negócios, a simplificação da rotina de trabalho e a sustentação dos resultados:
• Ticket Car: destinado a empresas com necessidade de pagamento de combustível de forma ágil e fácil.
• Ticket Fleet: destinado a empresas com necessidades especializadas de gestão de frotas.
A Ticket Log é parte do Grupo Edenred, líder mundial em soluções transacionais para empresas, empregados e comerciantes, que conta com mais de 2,6 milhões de cartões de abastecimento emitidos e cerca de 6 bilhões de litros de combustível administrados por suas soluções. O Grupo também integra as marcas Ticket, Repom, Accentiv\' e a Edenred Soluções Pré-Pagas, pioneiras nos segmentos de benefícios ao trabalhador, frota e soluções de mobilidade e incentivos e recompensas, que, juntas, corresponderam a mais de 2 bilhões de transações realizadas em 2016. Além disso, em 2017, foi ranqueada como uma das 500 Maiores Empresas do Sul, do Grupo Amanhã; Melhores e Maiores do Transporte em Automação e Informática, pela OTM Editora.
Mais sobre a Ticket Log:
http://www.ticketlog.com.br
http://www.facebook.com/TicketLog
http://www.linkedin.com/company-beta/10914356
Sobre a Edenred
A Edenred é líder mundial em soluções transacionais para empresas, empregados e comerciantes. Disponíveis por meio de cartões, aplicativos móveis, plataformas on-line ou vouchers de papel, todas essas soluções significam maior poder de compra para empregados, gerenciamento de despesas otimizado para as empresas e negócios adicionais para os comerciantes credenciados.
A oferta de produtos da Edenred no Brasil é baseada em três linhas de negócios:
• Benefícios ao Trabalhador (Ticket, com os produtos Ticket Restaurante, Ticket Alimentação, Ticket Transporte, Ticket Cultura, Ticket Plus, Presente Perfeito e DuoCard).
• Frota e Soluções de Mobilidade (Ticket Log, com os produtos Ticket Car, Ticket Fleet e Ticket Cargo; Repom, com soluções de gestão de pagamento e recebimento de frete e pedágio).
• Soluções complementares, incluindo pagamentos corporativos (Accentiv\', com serviços de premiação, incentivo e fidelização, rede de vantagens, tecnologia para programas de relacionamento, eventos, viagens e marketing direto; Edenred Soluções Pré-Pagas, com soluções para o varejo, corporativo, consumidor final, entre outros)
No Brasil, são mais de 130 mil empresas-clientes, mais de 7 milhões de usuários e mais de 330 mil estabelecimentos credenciados, além de contar com 1.8 milhão de estabelecimentos credenciados à rede Mastercard no segmento de frete. Em 2017, conquistou o prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI, da IT Mídia na categoria Serviços Financeiros, além do Valor Inovação, promovido pelo jornal Valor Econômico.
O Grupo Edenred reúne uma rede de relacionamentos única, com 43 milhões de empregados, 750 mil empresas e instituições públicas e 1,4 milhão de comerciantes credenciados.
Registrada na Bolsa de Valores de Paris, a Edenred está presente em 42 países e conta com cerca de 8 mil colaboradores. Em 2016, o Grupo administrou cerca de € 20 bilhões em transações, das quais 70% foram feitas via cartões, dispositivos móveis ou internet.
As logomarcas e outras marcas comerciais mencionadas e apresentadas neste texto são marcas registradas da Edenred S.A., de suas subsidiárias ou terceiras. Não podem ser usadas para fins comerciais sem autorização prévia e por escrito de seus proprietários.
Siga a Edenred no LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/22311673/
Informações Ticket Log
RP1 Comunicação
Andrea Natali
William Crispim
edenred@rp1.com.br
RP1 Comunicação
Tel.: 11 5501-4655 l 5102-4146
http://www.rp1.com.br