Indústrias de biscoitos, massas alimentícias e pães & bolos alcançam faturamento de R$ 26,6 bilhões em 2018

A ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) divulga hoje as informações do desempenho das categorias as quais representa, referentes ao ano de 2018. Juntos os segmentos movimentaram R$ 26,6 bilhões, 0,5% acima do valor alcançado no ano anterior, e 2,5 milhões de toneladas em volume de vendas, 0,01% a mais que em 2017.
O levantamento realizado pela consultoria Nielsen mostra que, apesar das expectativas positivas de recuperação da economia no início do último ano – em função de uma leve recuperação do nível de emprego no primeiro trimestre, da inflação sob controle e uma tímida retomada do otimismo por parte dos consumidores –, a retomada do crescimento das categorias ABIMAPI ficou abaixo do avanço de 2,7% do PIB Nacional.
A alta do dólar, a greve dos caminhoneiros, a revisão das classificações de riscos Brasil, o atraso nas reformas e instabilidade política foram alguns dos pontos que impactaram negativamente a tão esperada recuperação da economia como um todo. “Este cenário não favoreceu uma recuperação significativa do poder de compra das famílias, refletindo no panorama específico do nosso setor, apresentado pela consultoria”, contextualiza Claudio Zanão, presidente-executivo da associação.
Ainda de acordo com a Nielsen, o Cash & Carry (também conhecido como atacarejo) foi o principal canal de abastecimento dos lares por parte dos brasileiros, superando os tradicionais hipermercados. Este indicador é atribuído pela consultoria como um dos fatores que também contrinuiu para a expansão abaixo de 1% na receita da cesta ABIMAPI.

BISCOITOS
A indústria de biscoitos atingiu R$ 14,3 bilhões e 1,15 milhão de toneladas de produtos, leves retrações de 0,5% em faturamento e 0,8 em volume de vendas na comparação com 2017.
A conjuntura econômica enfrentada pelo país desde 2015 trouxe a racionalização do consumo, movimento enraizado hoje no mercado. “Podemos notar nitidamente este hábito de compra com o crescimento do segmento rosquinhas [13,6% em volume e 10,5% em faturamento], muito em função das embalagens grandes, os pacotões, disponibilizados no varejo por menor patamar de preços. Aqui temos a famosa relação custo versus benefício”, explica Claudio Zanão.

MASSAS ALIMENTÍCIAS
O setor de massas alimentícias registrou aumento de 1,3% tanto em faturamento como em volume de vendas, quando comparados com os valores de 2017, atingindo R$ 6,2 bilhões e 916,3 mil toneladas, respectivamente.
Devido ao baixo preço unitário, o crescimento foi impulsionado principalmente pelas categorias de massas instantâneas, que faturou R$ 1,8 bilhão (7,1%) e vendeu 127,2 mil toneladas (3,7%).
Apesar disso, as massas secas ainda foram as mais consumidas, com 732,5 mil toneladas, equivalentes a R$ 3,5 bilhões. “As vendas dos tipos comuns cresceram 5,2%, enquanto as de grano duro aumentaram 5,5%. Aqui, a Nielsen nos mostrou o efeito ampulheta, referente ao aumento simultâneo de produtos mais baratos e mais caros”, pontua Zanão.
Já o mercado de massas frescas conquistou R$ 789 milhões com a produção nacional de 56,5 mil toneladas do alimento.

PÃES & BOLOS INDUSTRIALIZADOS
Em 2018, as indústrias de pães movimentaram um total de R$ 5,2 bilhões – receita 1,61% a mais que em 2017 – resultante da venda de 401,2 mil toneladas de produtos, com leve retração de 0,7%.
A surpresa deste ano foi o mercado de bolos industrializados, que atingiu R$ 876 milhões, 5,7% a mais que o ano anterior, com volume de vendas de 34 mil toneladas, crescimento de 2,2%.
“Estas categorias ganham espaço no mercado devido à praticidade e maior vida útil. Além disso, fatores como qualidade, preço e saudabilidade determinam as constantes novidades deste setor”, finaliza Claudio Zanão.

Editorias: Alimentos
Empresa: Tree Comunicação