Vai pintar seu imóvel? Saiba como não comprar “gato por lebre”

Vai pintar seu imóvel? Saiba como não comprar “gato por lebre”
A plataforma digital Tinta de Qualidade lista as marcas e empresas que seguem as especificações técnicas e as que estão em não conformidade

Antes de pensar em pintar uma parede ou até mesmo um imóvel por completo, é importante saber que existe uma ferramenta que ajuda o consumidor a não comprar “gato por lebre”. A plataforma digital http://www.tintadequalidade.com.br lista as marcas de tinta que cumprem os requisitos estabelecidos nas normas técnicas e as que estão em não conformidade.
A qualidade de uma tinta é analisada pelo Programa Setorial da Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliárias em função do que está definido nas normas técnicas em relação a fatores como: poder de rendimento, cobertura, secagem e resistência à limpeza. As tintas não conformes (ou seja, as que não atendem às exigências das normas técnicas) exigem mais demãos na hora de pintar, não têm a mesma durabilidade em relação às intempéries e resistência à limpeza que um produto qualificado da mesma categoria, levando o consumidor a obter um resultado pior e a gastar mais com aplicação e repintura.
O PSQ – Tintas Imobiliárias realiza auditorias em amostras de tintas coletadas em unidades fabris e em revendas do varejo em praticamente todo o Brasil. As tintas são avaliadas em laboratório e trimestralmente é emitida uma lista de fabricantes qualificados (empresas participantes do programa que tenham um histórico positivo de análises e mantenham constante a conformidade de todas as marcas de tintas produzidas em todas as suas unidades fabris) e uma relação de empresas e marcas que estão fora da conformidade (são aquelas que fabricam sistematicamente produtos que não atendem às especificações das normas técnicas).
“A plataforma Tinta de Qualidade reúne essas listas e permite a consulta do status de uma marca ou empresa. É uma ferramenta de defesa do consumidor, pois permite consultar se o produto que ele está pensando em levar para sua casa é testado e aprovado ou é um produto fora das especificações”, diz Antonio Carlos de Oliveira, presidente-executivo da ABRAFATI.
Quer saber mais sobre o PSQ – Tintas Imobiliárias? Confira nosso vídeo neste link.
Sobre o Programa Setorial da Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliárias
Coordenado pela ABRAFATI, o Programa Setorial da Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliárias integra o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do governo federal, que visa melhorar a qualidade e modernizar os produtos do setor da construção civil. O PBQP-H foi criado pelo governo a partir da premissa de que a não conformidade técnica de materiais e componentes da construção civil resulta em habitações e obras civis de baixa qualidade, afetando o cidadão, as empresas e o habitat urbano como um todo.
O PSQ – Tintas Imobiliárias atesta a qualidade das tintas no mercado brasileiro por meio de análise de produtos com base nas normas técnicas publicadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O programa tem como objetivo principal garantir que as tintas imobiliárias colocadas no mercado apresentem desempenho satisfatório e estejam em conformidade com as normas vigentes, oferecendo aos consumidores produtos com qualidade reconhecida.

Editorias: Industria
Empresa: Tree Comunicação