Cuidado: a “desinformação” é inimiga da dieta e da saúde!

Atualmente, a grande quantidade de dicas sobre alimentação, boa forma, entre outros modismos propagados na mídia pelos formadores e influenciadores de opinião, expõem a sociedade ao perigo disfarçado de informação. São comuns notícias com celebridades e depoimentos de emagrecimento rápido devido à exclusão de determinados nutrientes das refeições.
No Ganepão 2017, um dos maiores eventos de saudabilidade da América Latina, durante palestra promovida pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo (ABITRIGO) em parceira com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), o nutrólogo Mauro Fisberg foi claro ao alertar: “é importante reforçar o perigo da falta de explicação científica para embasar estes modismos e os riscos das alterações radicais na alimentação sem o devido acompanhamento nutricional. Esses comportamentos podem acarretar em problemas de saúde, como excesso de peso e o desenvolvimento de doenças crônicas”.
De acordo com Vanderli Marchiori, consultora em nutrição da ABITRIGO, independente do objetivo da dieta, é essencial procurar um médico especializado no assunto antes de mudar ou restringir qualquer alimento do cardápio. “Praticar atividade física regularmente e manter um menu equilibrado, ou seja, com todos os grupos alimentares presentes (proteína, carboidrato e gordura) além de trazer a boa forma trará também o bem estar mental”, explica.
Por isso é importante retomar o prazer de comer sem terrorismo nutricional. “As ditaduras da beleza desenvolvem nas pessoas uma relação de amor e ódio com a comida, ocasionando estresse e aumentando o risco de ganhar ainda mais peso e desenvolver algum tipo de transtorno psiquiátrico, como anorexia, bulimia e até mesmo depressão”.
Saiba mais sobre os riscos das dietas das modas e fique atento à sua saúde!

Editorias: Alimentos
Empresa: Tree Comunicação