E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Dia Nacional do Teste da Linguinha: fonoaudióloga do Anchieta orienta sobre benefícios do exame
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Campanha alerta para os cuidados com a língua presa
Campanha alerta para os cuidados com a língua presa

Em 20 de junho, é celebrado o Dia Nacional do Teste da Linguinha. A data marca o avanço no diagnóstico precoce das limitações de movimento da língua, que podem ocasionar transtornos aos recém-nascidos na amamentação e, na vida adulta, problemas de mastigação, fala e relacionamento social. A língua presa é uma das alterações mais recorrentes. A condição ocorre quando uma pequena porção de tecido, que deveria ter desaparecido durante o desenvolvimento do bebê, na gravidez, permanece na parte de baixo da língua.

O teste da linguinha, que desde 2014 passou a ser obrigatório em hospitais e maternidades, conforme a Lei 13.002/14, estabelece a aplicação do protocolo de avaliação do frênulo lingual nos recém-nascidos. A ideia é que seja realizado o mais cedo possível, de forma a evitar o desmame precoce, a introdução desnecessária da mamadeira e o comprometimento da musculatura da face. “Aqui, no hospital, atendemos os bebês na maternidade, antes da alta hospitalar, dentro do prazo das 48h de vida. Olhamos toda a estrutura da boquinha do neném, o tamanho da língua, em relação à boca, a posição do frênulo, e colocamos o bebê para mamar, para ver se a função está preservada ou não”, esclarece Júlia de Sá Bittencourt, fonoaudióloga do Hospital Anchieta.

O resultado é registrado na caderneta do paciente, no espaço de observações, e no prontuário eletrônico. Em seguida, entra-se em contato com o pediatra, que faz o encaminhamento com a família e presta orientações sobre futuros procedimentos. “No caso de encurtamento do frênulo, adequamos a pega do recém-nascido para que a mãe não tenha fissuras nas mamas e mantenha a amamentação no seio por, pelo menos, seis meses”, destaca a especialista da fala.

Histórico

O Teste da Linguinha foi desenvolvido durante o mestrado e o doutorado da fonoaudióloga Roberta Martinelli, na Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo. O protocolo é dividido em história clínica, avaliação anatomofuncional e avaliação da sucção não nutritiva e nutritiva.

Editorias: Criança  Saúde  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa:   
Contato: Imprensa Anchieta  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.