CTG ABINT e a IGS Brasil lançam “Ciclo da Qualidade em Geossintéticos”

Julho de 2021 – O Comitê Técnico de Geossintéticos da ABINT (CTG-ABINT) e a IGS Brasil – Associação Brasileira de Geossintéticos lançam o “Ciclo da Qualidade em Geossintéticos”, movimento no qual todos os aspectos da qualidade, desde a fabricação, passando por normas e as diversas aplicações dos geossintéticos, serão abordados.

Para abrir os trabalhos, no dia 29 de julho, será realizada uma live com a presença de fabricantes, usuários dos produtos e academia para abordarem o tema de forma abrangente.

Outro ponto importante do evento será o lançamento da cartilha “RECOMENDAÇÕES SOBRE O USO DE GEOTÊXTEIS EM OBRAS”, desenvolvida pelo CTG-ABINT e a IGS Brasil, e que faz parte de uma série de publicações que serão lançadas periodicamente para orientar o mercado.

“O CTG-ABINT tem dispensado grande parte de seus esforços na conscientização sobre a importância da qualidade técnica e normativa sobre a fabricação e aplicação de geossintéticos”, conta Fernando Lavoie, Coordenador do Comitê Técnico de Geossintéticos da ABINT (CTG-ABINT) e professor do Instituto Mauá de Tecnologia. Ele explica: “entendemos que é com essa constante atenção à qualidade que o setor de infraestrutura tem a ganhar em economia, tempo de execução, durabilidade de obra, sustentabilidade e segurança”.

Para Victor Pimentel, Presidente na IGS Brasil, a iniciativa é um passo importante para consolidar o amadurecimento do mercado brasileiro de geossintéticos. “Os Geossintéticos vêm ocupando um espaço cada vez maior nas soluções de Engenharia das grandes obras brasileiras, em diversos setores. A sua maior representatividade técnica e orçamentária nos projetos vem fazendo com que seus usuários dediquem cada vez mais atenção às suas propriedades e requisitos de qualidade. Cabe às associações que representam o setor abrir um espaço para debater estes temas de forma clara e abrangente”, completa Pimentel.

A transmissão da live do dia 29 de julho será gratuita e aberta, pelo canal do Youtube da Geotecnia Brasil (http://tiny.cc/Ciclo-Geossinteticos ).

Serviço: Live de abertura do “Ciclo da Qualidade em Geossintéticos”
Data: 29 de julho (quinta-feira)
Horário: às 18h
Transmissão aberta e gratuita: http://tiny.cc/Ciclo-Geossinteticos
Programação:
• Palestra “Especificações Técnicas, Inspeções e Ensaios de Recebimento como Instrumento de Uniformização de Fornecedores”, por Thiago Villas Bôas Zanon, Coordenador de Engenharia – Solví Participações S.A.
• Palestra: “Cartilha Técnica: Recomendações sobre o Uso de Geotêxteis em Obras”, por Fernando Lavoie, Coordenador no CTG-ABINT
• Debate - Mesa Redonda com Victor Pimentel, Presidente na IGS Brasil e Fabricio Zambotto, Diretor Técnico Comercial América Latina – Maccaferri.

Sobre o CTG-ABINT: composto por empresas fabricantes e distribuidoras de Geossintéticos no Brasil e associadas à ABINT, o CTG-ABINT tem como objetivo divulgar as aplicações dos Geossintéticos em obras dos segmentos Ambiental, Agronegócio, Construção Civil, Infraestrutura, Mineração, Transporte, entre outros, bem como difundir os conceitos de qualidade a serem observados por fabricantes e usuários, contribuindo para o desenvolvimento mercadológico de forma ética e responsável. As empresas que compõem o CTG atualmente são: Cipatex, Huesker, Fabril Scavone, Maccaferri, Ober, Roma e Sansuy. Para saber mais acesse http://www.geossinteticos.org.br

Sobre a ABINT: Fundada em 1991, a Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos tem como objetivo representar, difundir e defender os interesses da indústria brasileira de Nãotecidos e Tecidos Técnicos, promovendo e apoiando o seu desenvolvimento e o crescimento do mercado de aplicações desses produtos, que são fundamentais a diversos e importantes setores da economia do país. Para saber mais acesse http://www.abint.org.br

Sobre a IGS Brasil: Criada em 1997, como um dos Chapters da International Geosynthetic Society, a IGS Brasil reúne membros individuais e corporativos que estão envolvidos em projetos, fabricação, vendas, uso ou ensaio de geotêxteis, geomembranas, produtos correlatos e tecnologias associadas, ou que ensinam ou desenvolvem pesquisas sobre tais produtos. As empresas patrocinadoras que fazem parte da IGS Brasil atualmente são: Huesker, Maccaferri, Ober, Bidim, TDM Brasil, Roma, GeoSoluções, TechGround, Engepol, Cipatex, Goiás Impermeabilizações, Geoscom, Fabritech. Para saber mais acesse http://www.igsbrasil.org.br

Editorias: Construção e Arquitetura  Ecologia e Meio ambiente