E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   
Painel de notícias



Pesquisa




everis e FIAP lançam desafio para desenvolvimento de projetos de games com realidade aumentada para mercado corporativo
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site


Estudantes terão oportunidade de desenvolver projetos de games com realidade aumentada para ajudar as empresas dos setores de saúde, telecomunicações e financeiro a resolverem problemas reais e adequarem-se às expectativas dos consumidores finais. O projeto vencedor ganhará R$ 5 mil
A everis, consultoria multinacional de soluções de estratégia e de negócios, em parceria com FIAP, centro de excelência em tecnologia, inovação e empreendedorismo mais respeitado do País, realiza, pelo terceiro ano consecutivo, um desafio para os estudantes - o “Everis Augmented Reality (AR) Challenge”. Este ano, a ideia é motivar os alunos a desenvolverem protótipos de games e experiências inovadoras com uso de realidade aumentada para auxiliar na solução de problemas reais identificados no mercado corporativo.
Os projetos devem contribuir para a transformação das empresas, as auxiliando a atender melhor aos novos comportamentos e expectativas dos consumidores. “No total estão participando do desafio 80 alunos do segundo ano do curso de Games, de diferentes unidades da FIAP, distribuídos em 15 grupos – com de três a cinco alunos cada -, que analisaram as necessidades reais de empresas dos setores de varejo, saúde e finanças, que são foco da everis, e identificaram problemas que podem ser resolvidas com projetos de realidade aumentada”, explica Roberto Celestino Pereira, gerente de iniciativas de Inovação da everis Brasil.
Os grupos são motivados a pensar em soluções que utilizem todo tipo de device, contemplando técnicas de gamificação, analytics e inteligência artificial. Rafael Rossetti, professor do curso de Games e coordenador do everis AR Challenge na FIAP, que atua no mercado há 17 anos, considera a iniciativa da everis, um excelente exemplo de parceria empresa/escola, porque estimula a inovação e abre oportunidades de trabalho e empreendedorismo para alunos que estão começando suas carreiras profissionais.
“Os alunos têm a chance de conviver com profissionais do mercado – da everis, de seus parceiros e clientes –, de conhecer diferentes realidades empresariais e as respectivas jornadas de suas cadeias de valor. Tendo esta visão são instigados a escolher uma etapa, uma demanda, desta cadeia que poder ser atendida com um projeto inovador e disruptivo de realidade aumentada”, reforça Rossetti.
Durante todo o ano letivo, a everis fará um programa de mentorias (sete encontros), em sinergia com a parceira Startup One, para o Challenge anual do curso. O objetivo é orientar os alunos, que já são nativos digitais, no desenvolvimento dos projetos. Os estudantes podem contar também com um portal de comunicação com a área de XReality, da everis, para solucionar dúvidas e obter dicas técnicas e mercadológicas.
“Ajudamos os alunos na identificação do problema a ser resolvido, na definição da ideia e do propósito principal do projeto, no entendimento do contexto no qual as empresas estão inseridas, no desenvolvimento do app e na apresentação ao mercado corporativo. Enfim, em todas as fases, fim a fim”, esclarece Pereira.
Segundo o gerente da everis, a consultoria tem também o intuito de aumentar a empregabilidade dos jovens participantes, que têm a oportunidade de entender os processos de negócios de empresas de diferentes setores e são incentivados a inovar e empreender. “Ao longo do processo, os estudantes vivenciam o dia a dia das empresas e nas apresentações conhecem profissionais que podem realmente comprar e implementar seus projetos. Por vezes, esta interação resulta em estágios ou mesmo empregos formais”, explica Pereira.
O “Everis Augmented Reality (AR) Challenge” é parte do everis Digital Lab, iniciativa que visa questionar e incentivar a inovação, fortalecer o mindset do empreendedor, capturar desafios junto ao cliente e aos colaboradores, bem como manter uma forte rede de inovação. “Nosso foco é sempre atuar com tecnologias emergentes em colaboração com estudantes, profissionais, startups e parceiros de negócios, desde a idealização de um protótipo até o lançamento ao mercado”, ressalta Pereira.
A semifinal será um dia de demonstrações práticas dos projetos, que ocorrerá em outubro, em local a ser definido, e contará com a participação de empresas-clientes e executivos da everis, além dos professores da FIAP, que atuarão como juízes na avaliação dos protótipos. Os três melhores projetos participarão na final do FIAP NEXT, que ocorrerá no dia 2 de novembro, na Casa das Caldeiras, e o projeto vencedor ganhará um prêmio de R$ 5 mil para será dividido entre os participantes do grupo. Os integrantes grupo que ficar em segundo lugar ganharão R$ 600,00 cada um.
Outro benefício é que as melhores soluções poderão ser incubadas no Digital LAB da everis, por período máximo de três meses, desde que tenha contrapartida e interesse da equipe. Além disso, os talentos identificados durante o programa serão convidados para participar de processos seletivos da everis.
“Em parceria com a everis, nós podemos oferecer um TCC completo e realmente desafiador. É uma iniciativa absolutamente inovadora e disruptiva, que motiva os alunos a serem criativos e se engajarem em causas reais para tornar a jornada dos consumidores mais interessante. Com isso, entregamos ao mercado profissionais ainda mais qualificados e capazes de empreender, contribuindo para o desenvolvimento do mercado como um todo”, completa o professor Rosseti.
Depoimentos dos participantes
O estudante Arthur Rodrigues, um dos integrantes de um grupo que está criando uma plataforma de ensino prático para a área de saúde. O objetivo do app de saúde é ensinar técnicas de enfermagem cotidianas, como coleta de sangue, urina, medição de pressão, entre outras, a alunos de cursos técnicos do segundo grau. “A parceria com a everis nos permite ter um portfólio prático, trocar experiências e apresentar nosso projeto a profissionais do mercado. É uma ótima experiência que pode nos abrir oportunidades de trabalho”, comemora ele.
Já Marcela Marcondes diz que os games começaram a integrar sua vida desde a infância, mas a faculdade abriu um novo horizonte, pois mostrou a necessidade de aprender técnicas de design, marketing, programação, roteiro de jogos e 3D. “A everis está nos permitindo conciliar o conhecimento acadêmico com o prático, interagindo com empresas atuantes no mercado. Com isto, nos faz sentir literalmente atuando no mercado e ver reais possibilidades de ingresso no mercado de games”, destaca a estudante.
Outro aluno, Willian Botura, que está desenvolvendo um app amigável para ajudar crianças com autismo no aprendizado, acredita que a everis está atuando como uma facilitadora para a venda do app que seu grupo está desenvolvendo. “A everis está nos dando uma importante mentoria, que complementa os conhecimentos transmitidos pela FIAP, o que é fundamental para nossa formação, e me faz ter certeza de que a nossa universidade está efetivamente conectada com as tendências do mercado”, enfatiza Botura.
A área escolhida por Vinicius Aguiar e seu grupo foi o varejo, que está desenvolvendo um projeto para auxiliar nas promoções com cupons, substituindo os papéis por um app de realidade aumentada. “O varejo está investindo bastante em soluções disruptivas e, com o apoio da everis, estamos elaborando um app capaz de ajudar os supermercados a tornarem as promoções mais interativas, amigáveis e sustentáveis. É uma iniciativa que torna nosso aprendizado mais produtivo e interessante”, completa.
Sobre a everis
A everis é uma empresa do grupo NTT DATA que oferece soluções comerciais e estratégicas, desenvolvimento e manutenção de aplicações tecnológicas e serviços de terceirização. A empresa, que conduz suas atividades nos setores de bancos, seguros, indústria, serviços públicos, telecomunicações, administração pública e saúde, obteve um faturamento de 1,17 bilhão de euros no último exercício. Atualmente, conta com mais de 21.000 profissionais distribuídos em seus escritórios e centros de alto desempenho em 17 países.
A NTT DATA é uma prestadora de serviços de TI e parceira de inovação global líder de mercado, sediada em Tóquio, com operações comerciais em mais de 50 países. Nosso foco está no compromisso de longo prazo, combinando alcance global com intimidade local para fornecer serviços profissionais de primeira, que variam de consultoria e desenvolvimento de sistemas a terceirização. Para mais informações, visite http://www.nttdata.com.

CONTATOS PARA IMPRENSA
Market21 Comunicação & Marketing
Clezia Martins Gomes / clezia.gomes@market21.com.br/ (11) 9 9112-6942
Marco Barcellos / marco.barcellos@market21.com.br / (11) 9 8196-2273
http://www.market21.com.br


Editorias: Economia  Informática  Industria  Negócios  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: GP Comunicação  
Contato: Clezia Martins Gomes  
Telefone: 11-3129-5158-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype: clezia@hotmail.com
MSN: clezia@hotmail.com
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.