Comunicado do censa betim sobre o coronavírus (covid 19)

O CENSA - Centro Especializado Nossa Senhora D’Assumpção está acompanhando toda a evolução da pandemia do Coronavírus. Sendo assimm comunicamos nossas primeiras ações de prevenção que passam a vigorar a partir de 18 de março de 2020 com validade de 15 dias podendo ser prorrogadas de acordo com a evolução da doença no Estado de Minas Gerais:

• Visitas e licenças terapêuticas dos educandos serão temporariamente suspensas substituídas por telefonemas liberados a critério da família;

• Caso já exista uma programação de saída a partir da data mencionada e a família não queira cancelar, o educando deve retornar ao CENSA somente após o período determinado inicialmente de 15 dias;

• Caso o educando já esteja em casa, deve retornar ao CENSA até no máximo na data indicada de início das ações preventivas;

• Saídas para consultas eletivas de qualquer tipo serão canceladas e remarcadas, exceto urgência e emergência médica;

• Atividades terapêuticas acontecerão em ambientes arejados com os educandos mais afastados uns dos outros e, caso seja identificado algum sintoma gripal, o educando ficará isolado das atividades temporariamente, sob cuidados especiais;

• Pacientes com mais de 60 anos serão monitorados com mais frequência sobre o aparecimento de sintomas gripais e avaliações clínicas rotineiras;

• Visando evitar grandes aglomerações de pessoas, está suspensa a festa da família do mês de março, agendada para próximo dia 28;

• Pacientes com sintomas gripais serão isolados de seus grupos e ficarão em quartos separados. As famílias sempre serão comunicadas desses acontecimentos;

• Funcionários com sintomas gripais serão orientados a usar máscaras e trocar a cada 4 horas e, dependendo da gravidade dos sintomas, liberados para urgência médica;

• Será proibido a circulação pelas dependências internas de fornecedores e quaisquer outras pessoas que não funcionários registrados com carga horária a ser cumprida naquele momento;

• A diretoria do CENSA já tem capacitado sua equipe com medidas de prevenção, tais como aplicação de álcool 70°, limpeza das mãos dos pacientes e afastamento social.

\"Tudo o que fizermos antes de uma pandemia parecerá alarmista. Tudo o que fizermos depois dela parecerá insuficiente. \"

Natália Inês Costa
Diretora Presidente do CENSA Betim