E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Evento do Sicredi conecta mulheres e propõe reflexão sobre protagonismo feminino
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

4º Summit Mulher convidou as participantes a realizarem um \"voo\" colaborativo agregando homens e mulheres para a ampliação do legado feminino

Com o tema “Mulheres que voam”, o 4º Summit Mulher conectou mais de 600 convidadas para refletirem sobre o poder da realização e o protagonismo feminino. O evento foi promovido pela Central Sicredi PR/SP/RJ, no último dia 10 de novembro, e contou com a participação de representantes dos Comitês Mulher desenvolvidos em 24 cooperativas que atuam nos três estados.

A iniciativa está conectada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para um mundo melhor, e integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo Sicredi, desde 2016, com a criação dos Comitês Mulher. “Todo esse movimento faz parte da nossa caminhada, está no nosso propósito de gerar uma sociedade mais próspera e justa. Isso só acontece com a igualdade e inclusão por meio de iniciativas como os Comitês Mulher. E, nesse movimento, o He for She também conecta os líderes que precisam abraçar a causa. Esse é um dos princípios do cooperativismo, de pessoas ajudando pessoas”, destacou o presidente nacional do Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

Com poemas e canções interpretadas pela artista Janine Mathias, o evento propôs que as convidadas realizassem um “voo” para a reflexão sobre quem são as mulheres nos dias de hoje. Logo na abertura, a atriz, escritora e embaixadora da paz Maria Paula destacou a importância da atitude positiva e da disponibilidade para a vida e para as pessoas. “Eu quero dizer para as mulheres que o mais lindo de voar é poder fazer isso juntas. Isso é sororidade. E o mais importante pra gente sair voando em bando é ter a consciência que não precisamos competir umas com as outras, mas sim dar apoio, suporte e, assim, voar mais alto”, contou a atriz.

Ao usar o tema do evento, a convidada ainda ressaltou a importância de “ter um plano de voo” e viver cada experiência evitando julgamentos prévios e as armadilhas presentes no sucesso e no fracasso de cada trajetória. Ao fim da sua participação ainda propôs a reflexão: “que tipo de influência você é na vida das pessoas?”.

Em seguida, a fotógrafa Grazi Ventura abordou as diferentes fases na vida das mulheres. Com imagens que retratam sete ciclos distintos, a convidada propôs que cada participante pensasse sobre sua fase atual, em uma jornada de autoconhecimento. As mulheres do Summit puderam interagir compartilhando fotos que representassem seu ciclo pessoal nas redes sociais. “É importante a gente ter consciência sobre que fase estamos vivendo para que a gente não pule as que estamos”, analisou a fotógrafa.

A influência de cada fase da vida e a importância da ancestralidade foi um dos destaques da fala da psicóloga e influenciadora digital Gisele Accioly. A convidada trouxe histórias de mulheres fortes da sua família e ressaltou a importância dos antepassados na construção de cada trajetória, sem esquecer dos benefícios dos dias atuais. “Temos a oportunidade de viver com mais leveza. Precisamos continuar, seguir nosso caminho, com uma rede colaborativa, com homens e mulheres se unindo para uma vida mais simples, fácil, nessa oportunidade de fazer diferente dos nossos ancestrais”, comentou.

Envolvimento de todos

A importância do envolvimento de homens e mulheres na busca pela inclusão e diversidade (He for She e She for She) também foi abordada durante o evento. Em um bate-papo com a diretora executiva da Sicredi Centro Norte SP, Du Laurini, o diretor executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Maroan Tohme, relatou a relevância das mulheres em sua trajetória pessoal e profissional. E a executiva comentou sobre os desafios na carreira, a importância da colaboração e da união de homens e mulheres. “Não desista dos seus sonhos, seja guerreira e tenha brilho nos olhos. Seja protagonista da sua vida, se admire e tenha confiança em você. Não espere aplausos de ninguém e reconheça as suas vitórias. Acredite que você tem asas para voar”, declarou a executiva em sua mensagem para as participantes do evento.

O envolvimento de todos na causa da inclusão e equidade de gênero ainda foi tratada no painel sobre o papel dos líderes no empoderamento feminino, especialmente no cooperativismo de crédito. O momento de conversa teve a participação de lideranças do setor, no Brasil e no mundo, como a diretora do Programa Global Women\'s Leadership Network (GWLN) do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU, na sigla em inglês), Eleni Giakoumopoulos, o presidente do Conselho Mundial, Steve Stapp, o CEO da Confederação Africana da Associação Cooperativa de Poupança e Crédito (ACCOSCA), George Ombado, o presidente da Sicredi Progresso PR/SP, Cirio Kunzler, e, ainda, Manfred Dasenbrock.

Com mediação da embaixadora do GWLN no Brasil, Gisele Gomes, o CEO da ACCOSCA relatou como a oportunidade de viajar por 40 países africanos foi fundamental para compreender os desafios e necessidades da inclusão feminina. “O He for She nos ajuda a pensar para além das nossas crenças pessoais e culturais. O que era normal há 50 anos não é mais aceitável hoje. Essa é uma oportunidade de encorajar as mulheres para que elas estejam onde elas quiserem, especialmente nos locais e nas reuniões onde se tomam as decisões”, afirmou.

Eleni também salientou a importância da participação conjunta no movimento. “Igualdade de gênero não é um problema só das mulheres, é uma questão de direitos humanos. E, cada vez mais, as mulheres se sentem à vontade para se manifestarem em posições de liderança. Por isso, precisamos de homens nesse movimento também”, destacou.

Legado feminino

O 4º Summit Mulher ainda propôs uma reflexão sobre o legado feminino. A co-fundadora e diretora de impacto da Think Eva & Think Olga, Nana Lima, trouxe a reflexão sobre como a síndrome de impostora impede o crescimento profissional de muitas mulheres. “Acontece quando, mesmo preparada, você não sente que está pronta para o desafio. Faz acreditar que o mérito é resultado de sorte, de estar no lugar certo, na hora certa”, analisou a convidada, que trouxe para as participantes dicas como: celebrar as vitórias, buscar mentoria e rede de apoio, além de entender que todas as pessoas estão sempre em construção.

O evento ainda trouxe um desafio para jovens mulheres mentoradas proposto por Jean Sigel, da Escola de Criatividade e também contou com a participação da jornalista Thays Beleze, que, com um relato emocionado, sugeriu que cada participante escrevesse uma carta para a jovem de 20 anos que cada uma já foi.

A importância do empreendedorismo e do legado nos negócios foram abordados na participação da empresária e investidora-anjo brasileira, Camila Farani. A “tubarão” do reality show de empreendedorismo Shark Tank Brasil falou sobre sua história de sucesso no mercado e reforçou a importância de cada etapa de uma trajetória e de não desistir perante os fracassos. “As melhores ideias podem vir de quem tem uma nova perspectiva. Comece a dar importância ao processo de aprendizagem também”, afirmou a empreendedora.

O evento terminou destacando todas as informações trazidas pelos convidados em uma interpretação da artista Roberta Akegawa Cunha, que produziu um resumo gráfico de todas as inspirações propostas no 4º Summit Mulher.



Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (http://www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube

Editorias: Economia  Feminina  Negócios  Serviços  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Central Press  
Contato: Central Press  
Telefone: 41-30262610-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.